Rene Ribeiro Moreira
24 anos, formado em Relações Internacionais e Escola de Governo
São Paulo- capital
Você sabe onde solicitar o reparo de um buraco em sua rua? Ou solicitar fiscalização de estabelecimentos varejistas? Ou ainda, denunciar uma moradia irregular ou em área de proteção ambiental?
Pois existe um serviço oferecido pela Prefeitura Municipal de São Paulo, chamado SAC (Sistema de Atendimento ao Cidadão), que atende a todas essas ocorrências dentre muitas outras através da internet. As solicitações e denúncias são as mais diversas possíveis como, por exemplo, uma lâmpada queimada em sua rua, denúncia de merenda estragada na escola de seu filho, solicitação de construção de creche em seu bairro, notificação em relação ao tempo de espera superior ao tempo máximo previsto para os bancos, limpeza de córregos, bueiros ou ruas ou informações sobre transporte, saúde e programas sociais entre outros mais.
Esta forma de comunicação, direta e eficiente, com o cidadão, torna-se muito importante nos dias de hoje, já que ela trata das questões de forma regional, ou seja, cada sub-prefeitura irá receber a solicitação do munícipe de sua região, tornando assim o sistema muito eficaz e ausente de praticamente toda a burocracia existente no poder público, agilizando ao máximo o serviço solicitado.
O cidadão que deseja solicitar algum serviço ou fazer alguma denúncia, deve entrar no site da prefeitura (www.prefeitura.sp.gov.br) e em seu lado esquerdo escolher a opção SAC. Pronto! A partir daí basta escolher o assunto a ser relatado e preencher os campos necessários.
Uma informação muito importante é que você não precisa se identificar para fazer alguma ocorrência. Basta selecionar a opção “Anônimo” e você terá total privacidade das informações descritas, sendo que ninguém poderá lhe reconhecer. Ao término da solicitação receberá um número com o qual você poderá acessar o site mais tarde para ter certeza que o serviço foi efetuado.
Mais importante do que efetuar a solicitação é manter um acompanhamento para ter certeza que sua reivindicação foi atendida. Caso esteja demorando muito, sugiro entrar em contato direto com a sub-prefeitura de sua região com o número do protocolo em mãos, para saber o motivo de não ter sido realizado ainda.
Atualmente, as sub-prefeituras recebem centenas e até milhares de solicitações via internet por mês, conforme mostra a tabela abaixo:
Estatísticas
RANKING DAS SUBPREFEITURAS - SOLICITAÇÕES RECEBIDAS
de 13/7/2008 até 12/8/2008
Subprefeitura |
Recebidas |
Subprefeitura Sé |
1663 |
Subprefeitura Butantä |
1579 |
Subprefeitura Campo Limpo |
1433 |
Subprefeitura Vila Mariana |
1352 |
Subprefeitura Ipiranga |
1256 |
Subprefeitura Santana/Tucuruvi |
1251 |
Subprefeitura Pirituba |
1221 |
Subprefeitura Pinheiros |
1202 |
Subprefeitura Mooca |
1125 |
Subprefeitura Lapa |
1118 |
Subprefeitura Santo Amaro |
1111 |
Subprefeitura Penha |
1085 |
Subprefeitura Vila Prudente/Sapopemba |
996 |
Subprefeitura Capela do Socorro |
982 |
Subprefeitura Itaquera |
981 |
Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha |
960 |
Subprefeitura MBoi Mirim |
869 |
Subprefeitura Cidade Ademar |
800 |
Subprefeitura Freguesia/Brasilândia |
790 |
Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme |
751 |
Subprefeitura Aricanduva |
668 |
Subprefeitura Tremembé/Jaçanä |
641 |
Subprefeitura São Miguel |
596 |
Subprefeitura Ermelino Matarazzo |
532 |
Subprefeitura São Mateus |
516 |
Subprefeitura Jabaquara |
506 |
Subprefeitura Itaim Paulista |
496 |
Subprefeitura Guaianases |
340 |
Subprefeitura Perus |
278 |
Subprefeitura Cidade Tiradentes |
174 |
Subprefeitura Parelheiros |
156 |
Total de Solicitações |
27428 |
Total de Solicitações .......................... 27428
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de São Paulo
Para aquelas pessoas que não dispõe de acesso fácil pela internet, podem utilizar ainda, via telefone, o programa Atende São Paulo (156) para fazerem suas solicitações, que conta com atendimento 24 horas e recebem até 700 mil ligações por mês ou solicitarem pessoalmente nas sub-prefeituras os serviços desejados.
Com isso tudo, a prefeitura disponibiliza importantes ferramentas que podem e devem ser acionadas por todos os moradores da cidade de São Paulo com o intuito de melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, tornando o poder público menos burocrático e mais próximo da população. Ao tomarem a iniciativa de denúnciar ou até mesmo solicitar algum serviço, o cidadão esta tendo uma atitude pró-ativa de requerer e usufruir seus direitos e isto com certeza refletirá em sua pessoa e na sociedade como um todo, trazendo benefícios e melhorias para sua região.
Entre no site, ligue ou compareça a sub-prefeitura de sua região para conhecer todos os serviços disponibilizados. * Artigo revisado. Publicado na edição n°4 do Jornal Jovem
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