Outubro de 2008 - Nº 12     ISSN 1982-7733
tema07.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
Tema da Hora
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Som na caixa
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme: Politic
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Debate propõe discussão sobre soluções para o ensino municipal

Gabriel Nisenbaum

23 anos, jornalismo FIAM

São Paulo - SP

Educação foi o assunto escolhido para ser debatido entre os candidatos a prefeitura de São Paulo no SESC Consolação, dia 9 de setembro. Porém, esse debate tem um diferencial, ele foi organizado pelo Movimento Nossa São Paulo, que tem como iniciativa recuperar na sociedade os valores do desenvolvimento, da ética e da democracia participativa.

De todos os candidatos convocados, somente aqueles que estão em baixa nas pesquisas estiveram de corpo presente: Soninha (PPS), Ivan Valente (PSOL), Edmilson Costa (PCB) e Renato Reichman (PMN). Os badalados Geraldo Alckimin (PSDB), Marta Suplicy (PT) e Gilberto Kassab (DEM) mandaram representantes. Paulo Renato, ex-ministro  do ministério da educação representou os tucanos, o Secretário Alexandre Schneider estava no lugar de Gilberto Kassab e Maria Aparecida Peres no de Marta Suplicy.

O mediador foi o jornalista Florestan Fernandes Junior que iniciou o debate  com o tema: Continuidade do plano municipal de educação e a garantia da cobertura de vagas.

O primeiro a ter a palavra foi o candidato da coligação alternativa de esquerda para São Paulo (PSOL-PSTU), Ivan Valente.  O discurso foi focado em explicar que o plano nacional de educação deveria investir 10% sobre o PIB, mas, pelos vetos dos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula, o plano não saiu do papel, nem sequer os 7% que foi consenso na Câmara na época.  "O Plano Nacional de Educação, hoje, sem os recursos, é um não-plano, não se viabiliza por mais que o diagnóstico seja correto" enfatizou o candidato.

A próxima a debater o tema foi a candidata Soninha. Desta vez, os pontos abordados foram: o dilema de vagas na escola; aumentar o tempo em sala de aula por classe aumentando o número de alunos, ou diminuir o tempo com uma classe reduzida. Segundo a opinião da candidata, mesmo que o número de aulas fosse reduzido, com uma classe menor a eficiência das atividades seria melhor. Outro ponto abordado por Soninha foi que, apesar de ser obrigação do município dar a estrutura básica a cada escola, é importante também analisar os problemas de cada uma especificamente. "As condições de uma escola na Vila Brasilândia são completamente diferentes do que uma no Butantã", enfatiza ela.

O terceiro a participar foi Edmilson Costa, o candidato do Partido Comunista Brasileiro. No ponto de vista dele, o salário indigno e o pouco tempo que o professor tem para se atualizar são dois pontos chaves que culminam na má qualidade de ensino. "O professor teria que ganhar um salário decente e não precisar trabalhar em quatro lugares diferentes, assim, ele teria uma vida digna e poderia ter tempo para ler um livro e se atualizar", afirma.

 

Maria Aparecida Peres, representando a candidata do PT, Marta Suplicy, explicou que, mais importante que ter um plano de educação municipal é também que a evolução feita por uma gestão não termine quando começar a outra.

O candidato do Partido da Mobilização Nacional, Renato Reichman, demonstrou uma visão totalmente diferente dos outros presentes, quando diz: "Para mim a educação começa nove meses antes, com o pré-natal; com a criança nascendo saudável já temos um ponto de partida excelente".

 

Envie esta notícia para um amigo

   

VOTE NESSA IDÉIA: SUA CIDADE E AS ELEIÇÕES
SUBPREFEITURA: SAIBA COMO FUNCIONA
Jovens participantes

Câmara Municipal de São Paulo - Atribuições e Competências

Araceli Beliato e Fernando Canutto

Direito/Mackenzie -SP

O Processo Legislativo Municipal

Araceli Beliato e Fernando Canutto

Direito/Mackenzie -SP

Ficha Limpa neles!

Susan Togashi

Jornalismo/FIAM -SP

Debate sobre mobilidade urbana reúne candidatos à prefeitura de São Paulo

Rafael Bizião

3° ano EM E.E. Prof. Inah de Mello/ Sto André -SP

Deve-se mudar, pois os que estão no poder não fazem nada

Gustavo Machado da Costa

Jornalismo/Mackenzie -SP

Micro-política: o cidadão e sua cidade

Rene Ribeiro Moreira Relações Internacionais e Escola de Governo -SP

Jovem am Ação

Tatiane Santos Alves

Projeto Agente Jovem/ ACM, São Paulo -SP

O Jabaquara tem Maracatu

Deise Santos André

Grupo Maracatu/ACM - SP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.