Outubro de 2008 - Nº 12     ISSN 1982-7733
tema08.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
Tema da Hora
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Som na caixa
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme: Politic
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Debate sobre mobilidade urbana reúne candidatos à prefeitura de São Paulo no SESC Consolação-SP

Rafael Neves Biazão

18 anos, 3º ano do EM E.E.Profº Inah de Mello/Santo André

São Paulo – capital

Foto: Sônia Makaron

Nossa São Paulo, por uma cidade justa e sustentável

Após o Fórum Nossa São Paulo (movimento que visa levantamento de propostas para melhoria da cidade) realizado em maio de 2008, as plenárias e os eventos do movimento continuam. No dia 22 de setembro, no SESC Consolação, o tema em pauta foi mobilidade urbana e meio ambiente.

Estiveram presentes Ivan Valente (PSOL), Edmilson Costa (PCB) Geraldo Alckmin (PSDB), Gilberto Kassab (DEM), Marta Suplicy (PT), Renato Reichmann (PMN), Soninha Francine (PPS). A proposta era discutir a qualidade de vida na capital paulista.

Os candidatos apresentaram suas propostas em relação à mobilidade urbana em São Paulo. Veja alguns dos pontos levantados:

Ivan Valente (PSOL) referiu-se às estatísticas apresentadas pelo IBOPE dizendo que se houver transporte público de qualidade o quadro se reverte e que para isso é preciso acabar com o desvio do dinheiro público. Edmilson Costa (PCB) apresentou como proposta o resgate de espaço público que por sua vez faz parte dos Direitos Humanos. Também propôs a implementação de frota de veículos leves sobre trilhos nas grandes avenidas. Geraldo Alckmin (PSDB) referiu-se à Lei de Ocupação do Solo e reforçou a importância da proximidade casa-trabalho e do investimento em transporte público. Gilberto Kassab (DEM) relembrou  que a Lei de Inspeção Veicular já está implantada na cidade São Paulo. Reforçou a importância do transporte público –metrô e corredores de ônibus– de qualidade. Marta Suplicy (PT) falou do bilhete único e disse que a cidade precisa de investimentos de curto, médio e longo prazo. Renato Reichmann (PMN) propôs tarifa reduzida para os ônibus fora do período comercial (das 8h às 17h). Soninha Francine (PPS) referiu-se ao fato de movimento de carros concentrar-se mais na região central e que seria muito importante reduzir as distâncias entre casa-trabalho-escola.

Foto: Sônia Makaron

O que também chamou atenção no evento foram os vários grupos que fizeram manifestações: palhaços, pessoas com cartazes pedindo o fim da sociedade do automóvel, jovens com máscaras antipoluição, um eco-táxi, além de ativistas do Dia Mundial sem Carro, reforçando o pensamento otimista de muita gente que realmente acredita em melhorias. Mas o que nos deixou muito tristes foi que a poucos dias atrás, 09 de setembro, o tema discutido havia sido educação, e não houve protestos nem manifestações, porém o número de jovens foi maior.

O coordenador do laboratório de poluição atmosférica da USP e pesquisador da escola de saúde pública de Harvard, Dr. Paulo Saldiva, ao término do debate entre os candidatos a prefeitura de São Paulo, foi o representante do Nossa São Paulo em um protesto pela redução imediata do enxofre no diesel, um dos principais poluentes do ar paulistano. O Dr. Paulo enfatizou que a cada 1 real investido no controle da poluição, economizamos 8 reais na saúde pública, ele também ressaltou que o Brasil já fabrica para exportação carros com tecnologia bem menos poluente do que os que são vendidos aqui. Também frisou que, se temos o mesmo pulmão de americanos e europeus, merecemos o mesmo respeito.

 

Envie esta notícia para um amigo

   

VOTE NESSA IDÉIA: SUA CIDADE E AS ELEIÇÕES
SUBPREFEITURA: SAIBA COMO FUNCIONA
Jovens participantes

Câmara Municipal de São Paulo - Atribuições e Competências

Araceli Beliato e Fernando Canutto

Direito/Mackenzie -SP

O Processo Legislativo Municipal

Araceli Beliato e Fernando Canutto

Direito/Mackenzie -SP

Ficha Limpa neles!

Susan Togashi

Jornalismo/FIAM -SP

Debate sobre mobilidade urbana reúne candidatos à prefeitura de São Paulo

Rafael Bizião

3° ano EM E.E. Prof. Inah de Mello/ Sto André -SP

Deve-se mudar, pois os que estão no poder não fazem nada

Gustavo Machado da Costa

Jornalismo/Mackenzie -SP

Micro-política: o cidadão e sua cidade

Rene Ribeiro Moreira Relações Internacionais e Escola de Governo -SP

Jovem am Ação

Tatiane Santos Alves

Projeto Agente Jovem/ ACM, São Paulo -SP

O Jabaquara tem Maracatu

Deise Santos André

Grupo Maracatu/ACM - SP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.