Agosto de 2010 - Nº 18   ISSN 1982-7733  
exposicao57.php
exposicoes.col03.php
Como participar
Fale conosco
Direitos do Consumidor
Convidados da Hora
O consumidor na escola
Lazer garantido
Telefonia móvel
O consumidor na web
O SAC
Propaganda e ética
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
Procon

"Umbraculum - Jan Fabre" no Instituto Tomie Ohtake-SP

Umbraculum* – um lugar na sombra para pensar e trabalhar, a primeira individual de Jan Fabre (Bélgica, 1958) no Brasil, traz uma seleção de seus últimos 30 anos de trabalho, de 1977 a 2007, em mostra que percorre a América Latina. Algumas das obras expostas fizeram parte da grande exposição do artista no Museu do Louvre, em 2008 (The Angel of Metamorphosis). De 12 de agosto até 10 de outubro de 2010.     

The artist who tries to drive his brain forward, 2007. Foto: Divulgação

 

São 19 trabalhos, entre enormes instalações, desenhos e fotografias. São figuras em escalas e composições que  impactam pela construção e narrativa insólitas. Com curadoria de Beatriz Bustos Oyanedel, a exposição destaca, portanto, esta fulgurante representação escultórica e o forte simbolismo na produção do artista múltiplo, atuante também no teatro e na literatura.

Me Dreaming, 1978. Foto: Divulgação

 

“Ao apresentar Umbraculum no Brasil, Jan Fabre oferece a possibilidade de estabelecer uma reflexão crítica do conceito memória, uma oportunidade para refletir e procurar novas significações que, sem desconhecer nossa herança histórico/cultural, ofereça novos campos de possibilidades, permitindo-nos compartilhar olhares que respirem a coexistência dos sentidos”, explica a curadora.

 

Em sua produção, Jan Fabre trabalha de maneira metafórica e escolhe um inseto para materializar a memória: o besouro. Este é utilizado por Fabre como matéria-prima para a construção de várias de suas obras e é motivo de estudos rigorosos em seus trabalhos gráficos. O inseto aparece e desaparece ao longo de sua produção artística.

Exposição: Umbraculum – Jan Fabre

Abertura: 12 de agosto, às 20h (convidados)

Até 10 de outubro de 2010, de terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) - Pinheiros SP  Fone: 11.2245-1900

* O Umbraculum (do latim umbra "sombra" no sol, guarda-sol) é um insígnia e peça histórica dos Papas,[1] outrora usado para fornecer sombra para o papa. É utilizada na Igreja contemporânea em todas as basílicas de todo o mundo. É uma espécie de guarda-sol que alterna listas em ouro e vermelho, as tradicionais cores do pontificado. Não se trata de peça decorativa, mas de uso nas procissões. Fonte: Wikipédia.

 

   

Envie esta notícia para um amigo

 

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.