Fevereiro de 2011 - Nº 20   ISSN 1982-7733  
exposicao67.php
exposicoes.col03.php
Como participar
Fale conosco/cadastro
 Arquivo JJ
Todas as edições do JJ
 Tema da Hora
Memórias e História
Dicas de livros
 Perfis e Canções
Clara Nunes
Cida Moreira
 Gonzagão e Gonzaguinha
 Jayme Ovalle
 Luiz Carlos Paraná
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Desenho
Poesia
Crônica
Exceção
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Escola
Como participar

“Realidades - Desenho Contemporâneo Brasileiro" - SESC Pinheiros/SP

“Realidades – Desenho Contemporâneo Brasileiro” expõe obras de 17 artistas, que criam seus trabalhos utilizando o desenho em suas várias possibilidades. Nos espaços expositivos do Térreo e 3º andar do SESC Pinheiros, de 03 de fevereiro a 27 de março.

O objetivo da exposição é mostrar a pluralidade desta expressão artística e como ela pode ter diferentes manifestações. Os artistas participantes da mostra foram escolhidos pelas distintas abordagens de seus trabalhos, com seus olhares particulares sobre o mundo, gerando múltiplas realidades.

NAZARENO RODRIGUES | (São Paulo - SP, 1967) 

O artista aborda em suas obras aspectos relativos à memória, infância, contos de fadas, medos e deslumbramentos, bem como a fragilidade do sujeito contemporâneo frente à impossibilidade de transcendência. Nessa série de desenhos intitulada “Valentes” diversos desenhos de antigos uniformes militares se mostram vigilantes, como a emitir um aviso a ser lido em silêncio. 

"Valentes", desenho nankim sobre papel (2009).


O Brasil é um país continental, possui modos de vida e culturas bastante diferentes, conseqüentemente suas artes não são iguais, já que os próprios artistas vivem caminhos tão distintos. Entender essas diferenças em um contexto estético e respeitar a expressão de cada criador é um exercício constante para o observador, seja ele artista ou público. Considerando essa situação, o projeto quer mostrar isso empiricamente utilizando apenas uma única linguagem, o desenho. 

FELIPE COHEN | (São Paulo - SP, 1976)

 

A articulação de distintos elementos e procedimentos confere ao trabalho de Felipe Cohen um caráter híbrido onde o desenho no caso se conforma a partir de uma elaborada junção de diferentes matérias que ao estabelecerem uma convivência criarão assim uma nova realidade carregada de (re)significados. A colagem, método utilizado pelo artista como junção das matérias, praticamente desaparece dando lugar ao assunto em sua potência máxima como se fosse possível ouvir o silencioso murmúrio das formas criadas. “Série janelas”, colagem (2010).

O desenho é um meio expressivo pleno de possibilidades, desdobramentos e acima de tudo liberdade. Ele é onde boa parte das obras começa, seja como esboço de uma escultura ou pintura, a forma de uma roupa, a construção de uma cena de teatro e cinema e até mesmo as notas da melodia de uma música. É uma prática livre porque é o momento em que o artista pode errar, testar, imaginar ou torná-lo na própria obra, a linguagem de sua manifestação.

 

A linguagem, tão aplicada neste trabalho, é a existência de um vocabulário formado pela coleta de elementos naturais da vida, estudos, interesses variados, sensações, entre outras inúmeras coisas que vão sendo recolhidas ou descartadas pelos artistas ao longo de suas trajetórias. Ou seja, o que constrói a linguagem de cada artista são os próprios fragmentos de suas realidades.

 

REALIDADES – DESENHO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO

Período: 03 de fevereiro de 2011 a 27 de março de 2011

Dias e horários: Terças a sextas, das 13 às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h horas.

Espaços expositivos: térreo e 3º andar

Grátis 

SESC Pinheiros

Endereço: Rua Paes Leme, 195.

Horário de funcionamento da Unidade: Terças a sextas, das 13 às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h horas.

Horário de funcionamento da Bilheteria: Terça a sexta das 10h às 21h30. Sábados das 10h às 21h30, domingos e feriados das 10h às 18h30.

Tel.: 11 3095.9400

ESTACIONAMENTO COM MANOBRISTA (VAGAS LIMITADAS): Veículos, motos e bicicletas.

Terça a sexta, das 7h às 22h; Sábado, domingo, feriado, das 10h às 19h

        

Envie esta notícia para um amigo

 

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.