Agosto de 2006- Nº 03    ISSN 1982-7733
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Convidados da hora
Especial da Copa
Comentaristas do JJ
Seção livre
Palavra aberta
Humor
HQ e charge
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Férias
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escolas no Nº 03

Soldado Anônimo

Direção: Sam Mendes

Soldado Anônimo, de Sam Mendes; Universal Pictures do Brasil.Com Jake Gyllenhall, Jamie Foxx, Peter Sarsgaard e Cris Cooper.


Em Soldado Anônimo, o diretor Sam Mendes (Beleza Americana) faz mais uma crítica à sociedade norte-americana, dessa vez, apontando a Guerra do Golfo.

Swofford (Jake Gyllenhaal) é um jovem, cuja família mantém uma longa tradição em lutar em guerras pelo seu país. Ele escolhe o treinamento militar à faculdade e abandona sua namorada para estacionar no Golfo Pérsico junto ao exército em 1990. Porém, a guerra demora a ocorrer e boa parte do filme se concentra em toda a espera dos soldados para lutar com um inimigo que não sabem exatamente quem é.

E quando chega a hora do combate, ele ocorre em minutos e os fuzileiros não tem nem a chance de disparar uma arma, pois com todas as armas de destruição em massa dos EUA, estes soldados não chegam nem perto do inimigo.

Todo o treinamento e horas de espera serviram a um propósito que eles desconhecem, e assim eles retornam a um país não modificado, tendo suas vidas prejudicas pelas coisas de que eles abriram mão.

Soldado Anônimo questiona a legitimidade da Guerra do Golfo, assim como a cultura pró-guerras norte-americana, cutucando as causas políticas que de fato teriam os levado ao conflito. É um filme engraçado, em função de toda ironia a que o diretor recorre ao explicitar essa situação, mas não deixa de fazer pensar.

Carlos Messias, 24 anos, São Paulo - capital

DICAS DE LIVROS

Manual do Jornalismo Esportivo
Heródoto Barbeiro e Patrícia Rangel

DICAS DE CDs

Ballad of the Broken Seas
Mark Lenegan & Isobel Campbell
Carioca
Chico Buarque de Hollanda

Ana Carolina & Seu Jorge
Ana Carolina

Só de Sacanagem
Elisa Lucinda

DICAS DE DVDs

Soldado Anônimo
Direção: Sam Mendes
 
Conheça o portfólio