Agosto de 2006- Nº 03    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Convidados da hora
Especial da Copa
Comentaristas do JJ
Seção livre
Palavra aberta
Humor
HQ e charge
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Férias
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escolas no Nº 03

JJ entrevista Fernando Capez

Algumas medidas tomadas por Fernando Capez no Ministério Público:

- Fernando Capez obteve a dissolução, em ações judiciais independentes e momentos distintos, das associações Torcida Independente, do São Paulo, e Mancha Verde, do Palmeiras.
- Com a dissolução, houve o cancelamento do registro de seus respectivos atos constitutivos e posteriores alterações nos Cartórios de Títulos e Documentos.
- Com a primeira decisão judicial, logrou-se o fechamento das sedes das torcidas e o confisco de seus bens, o que desestabilizou a estrutura das torcidas organizadas.
- Obteve-se também o cadastro dos sócios, o que possibilitou a identificação dos criminosos.
- Embora outras torcidas tenham surgido, como a “Alviverde”, as mesmas passaram a se submeter a um rígido controle por parte do Ministério Público, na figura do Promotor Fernando Capez, já que, o cadastro dos associados ficou registrado na polícia.
- Tais medidas reduziram sobremaneira a violência nos estádios.
- O Ministério Público, na figura de Fernando Capez, no ano de 2005, decidiu atuar em conjunto com as torcidas para tentar encontrar uma solução no combate à violência. É que, embora não se veja mais briga dentro dos estádios e nas imediações, ainda nos deparamos com verdadeiros criminosos que se utilizam da estampa de torcedor para brigar, praticar atos violentos.
O promotor chegou a se reunir com diretores de quatro torcidas organizadas de São Paulo, tendo definido que, antes de cada partida, elas teriam que apresentar sua logística de transporte à polícia e ao próprio MP.

Jornal Jovem - Há como relacionarmos as atitudes violentas entre torcedores a determinadas características de nossa sociedade atual? Como?

A violência recebida e presenciada no dia-a-dia tende a ser eliminada mediante atos exteriores. A sensação de impotência em lidar com o superego, faz com que o indivíduo procure experimentar uma sensação de poder que lhe compense as frustrações do cotidiano. O desejo de integrar um grupo temido satisfaz as exigências de auto-afirmação, ao mesmo tempo em que envaidece tornar-se o centro das atenções da mídia, chamando para si o foco principal do espetáculo. Sempre que possível, a prática da violência acaba sendo um meio de o indivíduo "roubar a cena do artista" e chamar para si a atenção que não lhe emprestavam.

Jornal Jovem - A violência de torcedores é uma manifestação isolada, de grupos específicos ou algo que acontece isoladamente e que contagia a multidão?

Sozinho, o indivíduo nem sempre consegue se desinibir para manifestar certos sentimentos reprimidos que o dia-a-dia lhe impõe: mas no meio da massa, tais sentimentos podem ser mais facilmente liberados, uma vez que, nestas condições, certas limitações impostas pela sociedade são mais fáceis de serem superadas.

Jornal Jovem - A Semiótica da Cultura estuda o conceito de JOGO como uma das bases da cultura humana. Como associar, portanto, a esse conceito, a manifestação de agressividade dos torcedores, uma vez que nos parece próprio do jogo incitar a competitividade e não a violência gratuita? E nesse sentido, como o jovem pode se precaver contra tais reações em massa?

O esporte assume na mente humana, um caráter cada vez maior de idealização. Pessoas de todas as idades e camadas sociais, fortemente influenciadas pelos meios de divulgação, almejam alcançar a realização plena no mundo esportivo, visando sobretudo projeção social e realização profissional.
No Brasil, no esporte coletivo, mas precisamente no futebol, atua como canalizador de emoções, no qual o indivíduo projeta seus anseios reprimidos. Opera-se uma transferência emocional e psíquica, de modo que o indivíduo participa do acontecimento esportivo como se fosse seu real protagonista. A derrota da equipe simpatizada provoca no torcedor uma sensação de desânimo e contrariedade, como se estivesse experimentando pessoalmente o insucesso. A faixa etária dos integrantes das torcidas: a maioria absoluta (cerca de 80%) dos membros das torcidas uniformizadas situam-se na faixa entre 14 e 25 anos, o que significa tratarem-se de pessoas em busca de afirmação social e pessoal, fortemente impulsivas e desejosas de deixar suas marcas na sociedade que poucas oportunidades lhes oferece.

Jornal Jovem - Qual a melhor solução pra se tentar ao menos minimizar as atitudes desses torcedores?

Para o equacionamento definitivo do problema da violência no futebol, torna-se imprescindível, a colaboração efetiva de todos os setores da sociedade, e a compreensão de que se trata de um fenômeno macroscópico, que nada mais representa, senão uma extensão dos problemas sociais.

Jornal Jovem - O que impulsiona o torcedor ao fanatismo, e conseqüentemente a atitudes como essas de violência?

O recrudescimento dos problemas sociais e econômicos, o considerável aumento da distância entre os segmentos sociais, o alastramento generalizado da miséria, a falta de emprego e de acesso a um sistema de educação e saúde minimamente adequados, entre tantos outros problemas, acabaram criando perigosos focos de tensão social. Sentindo-se massacrados pela estrutura altamente seletiva da sociedade, as pessoas passaram a procurar os agrupamentos com novas motivações.

CONVIDADOS

Heródoto Barbeiro

Entrevista

Fernando Capez

Entrevista

 
Conheça o portfólio