Março de 2007 - Nº 05    ISSN 1982-7733
jovem45.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Especial Artes
Arte - Brasil séc. XX
Galeria virtual
Exposições
Seção livre
Palavra aberta
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros e CDs
Acompanhe
Dicas de viagens
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 
"Decifrando o cabelo" de Paris para o SESC Pompéia/SP

Desenvolvida pelo Cité des Sciences et de l’ Industrie do La Villete - Paris (o maior pólo de cultura científica da Europa) em parceria com a L´Oréal, a exposição itinerante internacional Decifrando o Cabelo (Decoding the Hair) está no Galpão do SESC POMPÉIA, após ser apresentada em oito países. Além da exposição, o SESC Pompéia preparou uma programação com atrações culturais gratuitas que complementam a mostra.

Completamente interativa e lúdica, a mostra é composta por documentários, painéis e interative hands on (equipamentos multimídia que permitem a manipulação em uma ação física sobre a exibição). Durante o percurso, os visitantes poderão ver um fio de seu cabelo aumentado 1.000 vezes, surpreender-se com quantos quilos um rabo de  cavalo pode suportar, mudar seu corte e cor de cabelo numa tela de computador, analisar como diversos povos e tribos se expressam através da cabeleira, ouvir músicas e poemas inspirados em cabelos, entre outras atrações. 

 

O público que passar pelo local irá aprender tudo sobre o cabelo em uma mostra que une, de forma lúdica e interativa, história, ciência, tecnologia, cultura e moda. Até o desenho da disposição da mostra lembra o movimento de um fio de cabelo ondulado.

 

 A exposição fica em cartaz até 1º de maio. Escolas e grupos interessados podem agendar visitas monitoradas à mostra. Quem acompanha são monitores especialmente contratados pela exposição e treinados pelo Museu La Villete, de Paris.

 

Dados curiosos sobre o cabelo

 

·  Em média, o cabelo cresce 0,3 mm por dia e 1,5 cm por mês.

· 1,3 km é a quantidade média de cabelo que uma pessoa produz mensalmente. Em um ano, esse número sobe para 16 km.

· 4 mm abaixo da pele é a profundidade onde a raiz se instala. Essa área é chamada de folículo capilar.

·  Anualmente, 20 km de fios de cabelo são produzidos por todos os nossos folículos capilares.

·  O diâmetro de um fio de cabelo equivale a 45 mícrons (unidade de medida que equivale à milionésima parte do metro).

·  Diariamente, você perde entre 50 a 100 fios de cabelo.

·  Em 1 cm² de couro cabeludo, estão presentes 200 fios de cabelo.

·  O couro cabeludo de uma pessoa ocupa, em média, 600 cm².

·  Cada pessoa tem, em média, 120 mil fios de cabelo.

· Uma cabeleira com 120 mil fios pode suportar até 12 toneladas.

 

Você sabia?

A melanina e as cores

Loira, ruiva ou morena, seja qual for a cor do seu cabelo, a melanina é a grande responsável pela sua opção. Somente alguns grãos de melanina bastam para dar cor. Os grãos de melanina são produzidos pelos melanócitos, que também são responsáveis pela melanina que dá pigmentação à pele. Porém, existe uma diferença entre os melanócitos da pele e do cabelo: enquanto a melanina da pele é estimulada pelos raios de sol, com o cabelo isso não acontece. Além disso, os dois produzem melanina em tempo e variedade diferentes.

 

Cabelo grisalho não existe

Não existe cabelo cinza ou grisalho. Na verdade, o que acontece é uma mistura da cor original com os fios brancos que começam aparecer.

Os diferentes tipos de cabelos e os povos

Existem cabelos dos mais diversos tipos e com as mais diferentes texturas dependendo do grupo biológico ao qual o indivíduo pertence.  

Mongol ou Oriental (Chinês, Japonês, Indonésio, Tibetanos etc) – cabelo grosso e duro com três variantes: duro e grosso, reto e fino, e ligeiramente ondulado. Cresce mais rápido que os cabelos dos outros grupos.

Europeus e caucasianos – cabelo fino e ondulado com três variantes: ondulado, muito ondulado e cacheado.

Africanos – cabelo crespo com cinco variantes: ligeiramente crespo, crespo, muito crespo, extremamente crespo e enrolado (peppercorn) e enrolado. O folículo de um cabelo africano é mais achatado que o folículo dos outros grupos.

 

Além de continuar a crescer depois da morte, o cabelo também pode ser conservado. Ele resiste ao processo de putrefação por 10 anos. Mas, ele pode se manter por mais tempo se colocado em boas condições de armazenamento, como acontecia com as múmias.

 

Queda de cabelo, calvície e seborréia

Nas três situações, você pode brigar com os seus genes e hormônios. Explicando: o folículo do pilosebaceous (que produz o óleo da pele e dos cabelos) é, de certa forma, controlado pela testosterona, hormônio masculino. Sua atuação está ligada a dihidrotestosterona, substância também conhecida como DHT, que causa seborréia e a atrofia progressiva do bulbo capilar. Cada pessoa tem um grau de receptividade à atuação dos hormônios masculinos, e esse fator é determinado geneticamente. As mesmas causas também se aplicam à acne.

 

Cabelo como produto

Além de perucas, os cabelos podem ser usados como produtos em outros casos. Na China, ele é usado para remover poluentes industriais da água, porque os metais se prendem ao cabelo. Na França, o cabelo é utilizado para filtrar o vinho.

 

Quando o cabelo nasce

Já no útero da mãe, o bebê começa a ter os seus primeiros fios de cabelo, que aparecem no 5º mês de gestação. O escalpo, também conhecido como couro cabeludo, é formado no 7º mês de gravidez.

 

De pista para um crime à reconstituição histórica

Uma simples mecha de cabelo pode resolver um crime e solucionar mistérios históricos. Diferentemente da urina e do sangue, o cabelo pode revelar o que uma pessoa ingeriu há um mês atrás ou mais. Para isso, é necessário mais de um fio, já que a concentração das substâncias é baixa. Pesquisadores descobriram resquícios de cocaína em uma múmia peruana de 4 mil anos.

 

Um único fio de cabelo pode ajudar a solucionar um crime por meio de análise do DNA. Uns dos mais recentes mistérios resolvidos foi o caso da criança que morreu de tuberculose na Prison du Temple, em 1795, em Paris. Através de análise genética, ficou comprovado que o corpo encontrado pertencia a Luis XVII, filho de Luis XVI e Maria Antonieta. 

 

Foi por meio de algumas mechas de cabelos atribuídos a Napoleão que três pesquisadores franceses contestaram a tese oficial de que o imperador tenha morrido de câncer no estômago. Segundo o estudo, o imperador estava debilitado porque ingeria pequenas porções de arsênio (encontrado em fumo e outras fontes), e a gota d'água foi uma injeção massiva de um purgante, cloreto de mercúrio, que teria baixado drasticamente os níveis de potássio. Alguns entusiastas de Napoleão afirmam que o arsênio indica que o imperador teria morrido envenenado. Já outros, dizem que o arsênio é fruto do pesado tratamento contra o câncer.

 

Sobre a Cité des Sciences et de l’ Industrie – Parc de La Villette 

O Parc de La Villette (www.villette.com), o maior parque urbano de Paris, cujas instalações estendem-se por 55 hectares, é um pólo cultural e educativo onde arte e ciência estão conjugadas. O parque é constituído pela Cité des Sciences et de l’ Industrie (cidade da Ciência e da Indústria), pela Grande Halle, pelo Zénith e pela Cité de la Musique (cidade da Música).


A Cité des Sciences et de l’ Industrie, uma das áreas do parque, é o maior centro de cultura científica da Europa. A cidade das Ciências e da Indústria é um local de descobertas, exposições, documentações e animações, com a proposta de debater e refletir sobre as realizações e possibilidades das ciências no mundo atual. Seus múltiplos espaços permitem a exploração de todos os campos do saber cientifico levando a um mesmo objetivo inicial: tornar o conhecimento científico acessível a todos.

 

DECIFRANDO O CABELO

Local - Galpão do SESC POMPÉIA. Entrada Franca.

Até 1º de maio. De terça a sábado, das 9h30 às 20h30 e domingos e feriados, das 9h30 às 19h30.

SESC POMPÉIA – Rua Clélia, 93. Telefone – 3871-7700. Acesso para deficientes físicos. Não possui estacionamento. Informações sobre outras programações – 0800-118220 ou www.sescsp.org.br

CONFIRA
ENTREVISTA
ARTIGOS
RODA JOVEM
VISITE
 
Conheça o portfólio