Julho de 2007 - Nº 06    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Especial Internet
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Escritor Homenageado
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 
Rock Crawling chega para ficar

Daniel Vasconcellos
27 anos, jornalista
São Bernardo do Campo-SP


Muita adrenalina na mais radical modalidade do off road. Obstáculos supostamente intransponíveis superados a menos de cinco km por hora.

 

Fotos: Daniel Vasconcelos

Foi dada a largada para a segunda etapa da modalidade mais radical do off road, o Campeonato de Rock Crawling 2007, promovido pela União Nacional de Rock Crawling – UNRoC, organizado em parceria com o Jeep Clube de Ribeirão Pires.

Com veículos super preparados, pilotos e spotters são submetidos a transpor obstáculos com altíssimos níveis de dificuldade. A primeira etapa aconteceu no último dia 10 de março em Pindamonhangaba, interior de São Paulo. Oito equipes, vindas de diferentes estados participaram da prova.

A equipe paulistana Brazook, formada pelo piloto Edvaldo e pelo Spotter Rodrigo Portugal terminou a etapa em primeiro lugar, com apenas 75 pontos perdidos. O segundo lugar ficou com a equipe do ribeirãopirense Bill Johnson, que com seus spotter Seba formam a equipe Spider 4x4 / Suzucar. A equipe terminou a prova com 370 pontos perdidos.

A campeã do ano passado, a equipe Cobra, composta pelo piloto Alexandre Marques e o Spotter Edgard ficou com o terceiro lugar, perdendo 575 pontos.

A segunda etapa está marcada para o dia 5 de maio, e será realizada na Estância Turística de Ribeirão Pires, com apoio do projeto Ribeirão das Trilhas e do Jeep Clube de Ribeirão Pires. A pista está sendo montada no centro da cidade e terá toda a infra-estrutura para o público curtir toda a adrenalina da prova.

O evento de Ribeirão Pires trará uma novidade às provas, sendo realizado no período noturno. A  abertura do evento será feita a partir das 12h, com a tradicional "largada promocional", seguida do  briefing e um show musical. A prova começa a partir das 16h e segue até o final do dia com intervalo para apresentação musical. A premiação será realizada a partir das 0h, encerrando as atividades da etapa.

 

Entenda o Rock Crawling – Do inglês, Rock Crawling significa rastejando pelas pedras. Pelo nome já dá para ter uma noção do que acontece dentro da arena, os pilotos conduzem seus veículos com suspensão especial, tração nas quatro roda extremamente reduzidas, a fim de ganhar muita força para transpor os obstáculos orientados pelo spotter, que fica fora do carro e utiliza ferramentas e acessórios como guincho, macaco hi-lift, pranchas e pontos de ancoragem para auxiliarem nas manobras. O spotter também tem a função de fazer peso com o próprio corpo formando um "pêndulo" para evitar que o veículo tombe durante as seções.

Os obstáculos podem ser naturais ou artificiais, dependendo do local onde a prova será realizada. Para a construção da pista são utilizados os mais variados tipos de materiais, restos de construção como vigas e colunas de concreto, carcaça de barcos e veículos, manilhas, pedras, caçambas de lixo entre outros materiais de grandes proporções. As seções constituem o obstáculo, que é delimitado por "Gates", portais formados por cones que indicam por onde o veículo deve passar. Se o veículo encostar em um dos cones ou se a equipe utilizar-se de algum acessório ou ferramenta durante as seções, a equipe é penalizada.

As equipes têm um tempo pré-determinado para transpor o obstáculo, porém, os veículos não atingem velocidades superiores a cinco quilômetros por hora durante as seções.

Trata-se de um jogo de estratégia, cada equipe traça uma linha, que considera o caminho mais fácil para superar o desafio. Vence a equipe que transpor mais obstáculos com o mínimo de pontos perdidos.

 


 
Dê uma de técnico e opine.

Comente sobre um esporte que mexe com seu ânimo! Crítico esportivo também vale. Ou então, você pode contar histórias sobre esportes!
Clique aqui
para enviar seu texto para esta seção.
 
Conheça o portfólio