Julho de 2007 - Nº 06    ISSN 1982-7733
especial_internet.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Especial Internet
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Escritor Homenageado
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

Internet: usos e abusos

 

Nesta sexta edição, o Jornal Jovem se propõe abordar um tema polêmico e extremamente atual. O foco do TEMA DA HORA - Internet: usos e abusos - encontra-se justamente na contradição que esse novo meio de comunicação tem proporcionado às novas gerações. De um lado, o advento de uma tecnologia que facilita e acelera inúmeros processos de relacionamentos sociais. De outro, a abertura de um espaço em que situações como roubo de idéias, plágios ou veiculações indevidas de fatos e imagens acontecem de maneira livre, sem que possam ser severamente controladas ou submetidas à legislação eficaz de leis.

Na primeira parte do Especial Internet a questão do direito autoral será pormenorizada de modo, não só a contextualizá-la numa cronologia histórica do tema, mas também buscando esclarecer conceitos, elucidar possíveis dúvidas e debater formas de evitar o transtorno nas mais diversas áreas, tais como, literatura e música, copiadas por meio de arquivos MP3, por exemplo, ou por sites.

O Especial contará também, durante toda a edição, com entrevistas e artigos de especialistas  no assunto. Confira alguns nomes na página Convidados da Hora. Aqui você poderá ainda enviar suas dúvidas e perguntas para que sejam esclarecidas com eles. Acompanhe novos artigos ao longo de toda a edição, além de um glossário que vai “desvendar” termos técnicos e jurídicos.

O que chama a sua atenção dentro da internet? Já passou por alguma situação bizarra ou ameaçadora em que se sentiu onerado(a) de alguma maneira? Já viu sua privacidade ameaçada?

Você também pode participar dO TEMA DA HORA enviando seu texto para a seção Reportagens. Escreva um texto sobre o assunto e envie para o JJ pelo e-mail: temadahora@jornaljovem.com.br Mais detalhes aqui.

Gostaríamos de agradecer a preciosa colaboração dos nossos convidados para a edição do Especial Internet: Dra. Juliana Abrusio, Dra. Carolina Teixeira, Dr. Newton Silveira, Prof. Olgária Matos, Prof. Francisco Madureira, Prof. Maria Helena Villas Boas Cocane, Prof. Rosa Farah, Dr. Aislan Vargas Basílio.

Acompanhe mais novidades durante esta edição.

Equipe do Jornal Jovem

 

INTERNET: USOS E ABUSOS
ENTREVISTA
ARTIGOS

ANTROPOLOGIA E INTERNET

Prof. Maria Helena Villas Boas Concone

DIREITO AUTORAL ELETRÔNICO

Dra.Juliana Abrusio

  A PROPRIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET

Dr. Newton Silveira

CONVENÇÕES
VOCÊ SABIA?
GLOSSÁRIO
 
 
Conheça o portfólio