Julho de 2007 - Nº 06    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Especial Internet
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Escritor Homenageado
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

Confira todas as reportagens!

- 11° Cultura Inglesa Festival

- Miss Potter

- Cartola - Música para os olhos

- Cinebiografia de Maria Antonieta chega às telas brasileiras

- O ano em que meus pais saíram de férias de Cao Hamburguer

 

 

 

 

 

VOCÊ SABIA?

Marilyn Monroe - por trás do mito

Marilyn Monroe – nome artístico de Norma Jean Baker (1926-1962)- foi, sem dúvida, o único mito que Hollywood conseguiu produzir em toda a história do cinema. Esse epíteto já lhe era dado enquanto vivia, mas depois da sua morte foi reforçado tanto pelas circunstâncias trágicas em que acontecera quanto pelas especulações que se seguiram.

Marilyn morreu aos 36 anos, em 5 de agosto de 1962. O suicídio foi a explicação dada na época, já que a atriz foi encontrada morta em seu quarto rodeada por barbitúricos. Muitas teorias foram divulgadas a fim de elucidar o episódio e todas elas estavam ligadas ao clã dos Kennedy, já que Marilyn foi amante tanto do presidente John Kennedy, quanto do seu irmão, Bob.

A atriz, que foi ícone de beleza e sensualidade, teve uma infância conturbada. Aos 16 anos, a jovem Norman Jean se casa com Jimmy Dougherty, com quem vive até 1946, mesmo ano em que assina seu primeiro contrato com a FOX, tinge os cabelos de loiro e adota o nome de Marilyn Monroe.

Aos poucos, a atriz consegue papéis pequenos em filmes como O Segredo das Jóias e A Malvada. Mas o sucesso chega em 1953, com o filme Torrente de Paixão. Com a repercussão desse trabalho, conquista os papéis principais em Os Homens Preferem as Loiras e Como Agarrar um Milionário.

Em 1956, casa-se com o dramaturgo Arthur Miller. Em 59, vence o prêmio Globo de Ouro de melhor atriz por Quanto Mais Quente Melhor. Os críticos a consideravam uma atriz medíocre, mas o público a via com simpatia e prestigiava o seu trabalho. Prova disso é que Marilyn era responsável pelas maiores bilheterias da FOX.

Em 1961, chega ao fim o seu segundo casamento. Três meses antes de morrer, em 19 de maio de 1962, a atriz protagonizou um dos episódios mais marcantes de todos os tempos. Sensualíssima, usando um vestido diáfano colado ao corpo, Marilyn cantou com voz provocante Happy Birthday to you, mr. President, no aniversário de 45 anos de John Kennedy. A 5 de agosto do mesmo ano, porém, encontraram-na morta em sua casa em Los Angeles.

Recentemente, o jornal britânico The Independent publicou um relatório do FBI, escrito em 1964, insinuando que Marilyn poderia ter sido vítima de um complô para induzi-la a um falso suicídio, com consentimento de Bob Kennedy. Os documentos dizem que a estrela foi vítima de uma armação que contou com a ajuda de pessoas próximas como: Ralph Greenson, seu psiquiatra; sua governanta, Eunice Murray; Pat Newcomb, assessora de imprensa; e o ator Peter Lawford. Eles a teriam convencido de simular uma tentativa de suicídio. Assim, ela teria o apoio dos fãs ao revelar seu romance com Bob Kennedy. O Independent afirma que a real intenção era eliminá-la para que o envolvimento com o irmão do presidente não se tornasse público.

Talvez esta seja mais uma teoria que se juntará às demais histórias conspiratórias atribuídas à família Kennedy. O que fica claro, contudo, é que a vida de Marilyn Monroe, mesmo depois de 45 anos da sua morte, ainda renderia bons roteiros de cinema.

Cremilda Aguiar, 19 anos, jornalismo Mackenzie/SP

 
Conheça o portfólio