Julho de 2007 - Nº 06    ISSN 1982-7733
jovem72.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Especial Internet
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Escritor Homenageado
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

Estação Ciência - Programação para as férias de Julho

Confira a programação da Estação Ciência. A Estação abre de terça a sexta das 8h às 18h e nos finais de semana e feriados das 9h às 18h. Mas atenção: no dia 9 de julho, segunda-feira, a Estação estará fechada para manutenção.

 

Física para Todos de volta

Após uma pausa no mês de julho, o ciclo gratuito Física para Todos volta no segundo semestre com eventos mensais sobre variados temas do nosso mundo analisados pela ótica da Física. A idéia é mostrar que Física não é um bicho de sete cabeças, e, de forma simples e acessível, fazer com que qualquer pessoa entenda os assuntos propostos. E o sucesso alcançado nos últimos três anos de evento só mostra como isso é realmente possível. Conheça a programação completa clicando aqui. No mês de agosto, a profa. Dra. Márcia de Abreu Fantini, do Instituto de Física da USP, vai abordar os Raios X. As inscrições são feitas com envio de nome, RG e telefone para eventos@eciencia.usp.br.

 

Aqüífero Guarani

A cidade de Bauru (SP) abriga, entre os dias 22 e 24 de agosto, a II Jornada Aqüífero Guarani, evento que tem por objetivos ampliar a informação sobre a importância desta fonte e apresentar os resultados parciais do Projeto Aqüífero Guarani. O público alvo são representantes do poder público, usuários de recursos hídricos, entidades da sociedade civil e interessados em geral. Os participantes terão a oportunidade de trocar idéias e experiências e juntar-se aos que se dedicam ao conhecimento e à melhor utilização deste notável manancial de água subterrânea. Durante os três dias do evento estará aberta à visitação pública a exposição Água Brasilis, da Estação Ciência. Para saber mais, visite o site http://www.daebauru.com.br/telaguarani.htm.

 

Usando a voz corretamente

Monitores e profissionais da Estação Ciência vão participar, no mês de julho, por uma capacitação exclusiva visando ao treinamento pelo uso correto da voz. O evento interno, que será conduzido pela fonoaudióloga Ana Leia Berenstein, está sendo implantado para melhorar as condições de atuação da equipe, que lida diariamente com visitantes e com o agendamento telefônico das nossas atividades. Dessa forma, haverá melhoria tanto no ambiente de trabalho como também crescimento na qualidade de atendimento ao público.

 

Encontro dos museus da USP

A Estação Ciência sediou, no dia 25 de junho, a reunião mensal dos educadores de museus da USP. O evento congrega profissionais com atribuição educativa e que atuam nos diversos museus, centros culturais e de difusão científica da USP, tendo o objetivo de propiciar a troca de experiências e idéias, gerando um aumento da efetividade das ações educativas desenvolvidas nesses lugares. Participaram desta edição do encontro representantes do Museu de Arte Contemporânea, Parque Cientec, Casa da Dona Yayá, Ruínas do Engenho de São Jorge dos Erasmos, IEB - Instituto de Estudos Brasileiros e Museu Oceanográfico.

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Acontece na primeira semana de outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um grande evento que congrega milhares de pessoas e instituições de todo o país em torno de várias exposições e atividades de divulgação científica. No final do mês de junho o evento começou a tomar forma em São Paulo, com a reunião de lançamento da Semana em São Paulo, coordenada pela Estação Ciência e que contou com a presença do diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia, Dr. Ildeu de Castro Moreira. Para acompanhar os preparativos da Semana visite o site http://semanact.mct.gov.br, e se você gostaria de participar, entre em contato pelo e-mail semanact-sp@eciencia.usp.br.

 

Pensando o ensino brasileiro

Um grupo formado por Ernst Hamburger, Fernando Galembeck, João Lucas Marques, Paulo Sergio Beirão, Simon Schwartzmann e Kéti Tenemblat, todos da Academia Brasileira de Ciências (ABC), elaborou um documento que será apresentado ao Congresso Nacional, com a indicação de que a formação científica deve ser um componente central da educação desde os anos iniciais, ao lado da formação no uso das línguas, das humanidades e das ciências sociais. Ao analisar a problemática da falta de conhecimento dos estudantes em Ciências e Matemática, a ABC considerou as recomendações que envolvem o sistema educacional como um todo, insistindo também que o Brasil deve aumentar seus investimentos em educação, hoje de menos de 4% do Produto Interno Bruto. “Ao mesmo tempo, é importante ter em mente que o aumento dos gastos deve estar associado a políticas educacionais corretas”, ressalta Ernst Hamburger, ex-diretor e atual colaborador da Estação Ciência, coordenando o programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa. O documento aborda ainda a questão da remuneração dos professores, o ciclo de permanência da criança na escola, o investimento na melhoria da infra-estrutura das escolas, o fortalecimento do papel dos diretores de escola e a reorganização dos cursos de formação de professores. Para saber mais, acesse o site http://www.abc.org.br/.

 

Atrações Parque CienTec

O parque CienTec da USP preparou uma programação especial para o dia 7 de julho, que inclui, a partir das 13h, uma visita monitorada aos brinquedos ludo-científicos, uma palestra sobre a história do petróleo, show musical e sorteio de brindes. Para saber mais, entre em contato pelos telefones (11)5077-6313 ou (11) 5077-6314 ou visite o site www.parquecientec.usp.br.

 

                               

Estação Ciência – Rua Guaicurus, 1394, Lapa. Fone: (11) 3673-7022

Estação Ciência - Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. www.eciencia.usp.br - info@eciencia.usp.br

CONFIRA
ACONTECEU
ENTREVISTA
PROSA
ARTIGOS
VISITE
 
Conheça o portfólio