Julho de 2007 - Nº 06    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Especial Internet
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Escritor Homenageado
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 
Uma experiência no Colorado

Relato enviado por André Soares Jardim
21 anos, universitário na Unicamp
São Paulo - capital

Vail - Colorado/EUA

Tenho algumas coisas para contar para quem está a fim de fazer um programa de educação internacional. Gostaria de dividir alguns pensamentos com quem está pensando em fazer uma viagem para o exterior.

Não posso dizer que sou um ex intercambista, porque uma vez intercambista, sempre  intercambista. Minha experiência começou quando meus pais e eu começamos o processo de escolha do país para eu cursar um tempo do ensino médio no exterior. Fui para a Nova Zelândia. Também fiz um curso de férias em uma universidade americana. Em outra oportunidade conto para vocês.

Neste momento quero contar a minha mais recente experiência. Há 15 dias atrás voltei dos EUA, onde fiz um programa de trabalho para universitários. Quando entrei na faculdade, esta outra possibilidade de intercâmbio apareceu, desta vez para trabalhar nos EUA. Muito legal!!!!

Trabalhei como housekeeper no Hotel Marriott, na cidade de Vail, Colorado.

O programa começou aqui em São Paulo, numa Feira de Empregos (Job Fair), onde fui contratado por representantes do hotel. Depois disso foi tratar de todos os documentos e visto americano. No início de dezembro, quando terminei minhas aulas, arrumei as malas e voei para uma experiência totalmente diferente.

Troquei muitos lençóis, limpei muitos banheiros e dobrei muitos cobertores. Mas foi muito legal, porque aprendi a ver muita coisa que eu nunca tinha percebido antes e hoje valorizo cada dobra do lençol. Morei em uma acomodação providenciada pelo meu empregador.

          Housekeepers

Foi uma experiência incrível começando pela cidade. Vail é uma pequena cidade no meio das Montanhas Rochosas, ao sul de Aspen. É um lugar totalmente diferente da minha realidade. Lá, nos meu dias de folga, conheci melhor e pratiquei muito snowboarding, que é um esporte de muita adrenalina. Tive também a oportunidade de ver jogos de basquete da NBA e assisti o nosso pivô brasileiro Nenê jogar em Denver. Convivi com gente de diversos lugares e fiz grandes amigos, entre eles o Nikola da Croácia e o David do País de Gales. Além deles tinha ainda o Rogério e o Marcelo, dois brothers daqui que viajaram comigo.

No trabalho, tive supervisores exigentes mas ao mesmo tempo engraçados. Pratiquei meu inglês e ainda aprendi muita coisa do espanhol em um bom ambiente de trabalho.

Pude perceber durante o meu programa o que é ser responsável por mim mesmo, não só financeiramente falando. Consegui recuperar quase todo o dinheiro do meu investimento.

Para quem pensa em ir, minha sugestão: planeje, viaje e aproveite ao máximo. Experiência e divertimento para sempre na memória.

 
Pois é: intercâmbio!

Você já pensou nisso ou já participou de um intercâmbio?

Se já participou, que tal contar um pouco da sua experiência? Se não, vai ver como é legal ouvir as histórias de quem já fez!

Você pode ter dicas ótimas e assim contribur com quem está querendo programar um intercâmbio.
Clique aqui
para enviar seu texto para esta seção. Aguarde nosso contato.
 
Conheça o portfólio