Outubro de 2007 - Nº 07    ISSN 1982-7733
exposicao11.php
exposicoes.col03.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Esporte e Cidadania
Convidados da Hora
Histórias do PAN
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

"Arte em questão - Anos 70" no Instituto Tomie Ohtake - SP

Arte como Questão – Anos 70, fecha o projeto do Instituto Tomie Ohtake que buscou em quatro exposições retratar meio século da arte brasileira, período primordialmente trabalhado pelo Instituto. A exposição reúne cerca de cem artistas de várias regiões brasileiras em torno de 200 obras, 40 vídeos, além de registros e documentos, de 1967 a 1981, caracterando as expressões artísticas da década. De 5 de setembro a 28 de outubro de 2007.

 

Inserções em circuitos ideológicos, Cildo Meireles, 1978.Foto:Divulgação

 

Reunindo, talvez, pela primeira vez obras de artistas de vários Estados, extrapola o eixo Rio/São Paulo, para conferir uma dimensão nacional a esta produção que inscreve no próprio trabalho uma nova maneira de pensar, ver e apresentar arte.

 

No Brasil, o período de forte repressão provocou um solo comum de contestação política nas expressões culturais, embora os termos da compreensão política não fossem os mesmos dos partidos e movimentos políticos. “Na arte a investida na dimensão política se dá nos próprios termos da obra”, destaca a curadora Glória Ferreira.

Segundo ela, esta produção, ao negar categorias artísticas, permitiu, ao mesmo tempo, o trabalho com os mais diferentes meios e investidas nas novas mídias. “A fotografia, o cinema, o vídeo e outros meios de reprodução mecânica como xerox, carimbos, mimeógrafo etc, são instrumentos privilegiados para estes artistas”.

 

Carimbo sobre papel, Carmela Gross, 1978.Foto:Divulgação

Uma outra característica marcante nestes pouco mais de 10 anos, destaca a curadora, é que se trata do momento de afirmação da arte contemporânea no Brasil. Surgem novos circuitos, como publicações, espaços para exposições, e os artistas começam a produzir textos inscrevendo-se no terreno da crítica, assumindo, novos papéis, como curadorias, edição de revistas etc. “Sobretudo no final dos anos 60 e início dos anos 70, os salões são palco de investimento crítico do artista e é uma época na qual se elaboram conteúdos de reflexão teórica e histórica da produção contemporânea”, explica a curadora.

 

Exposição: Arte como Questão – anos 70

Abertura: 5 de setembro, às 20h – até 28 de outubro de 2007

De terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) - Pinheiros SP

Fone: 11.2245-1900

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.