Outubro de 2007 - Nº 07    ISSN 1982-7733
exposicao17.php
exposicoes.col03.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Esporte e Cidadania
Convidados da Hora
Histórias do PAN
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

Coleção Nemirovsky mostra a arte moderna no Brasil - Pinacoteca/SP

A Fundação José e Paulina Nemirovsky e a Pinacoteca do Estado apresentam a exposição: Acervo da Fundação Nemirovsky: O Olhar do Colecionador. A exposição tem como foco principal a arte moderna no Brasil.

A Coleção Nemirovsky, agora disponível ao público, torna-se um dos mais importantes acervos em exposição de longa duração na cidade de São Paulo. A mostra, instalada numa área de cerca de 700m², apresenta mais de uma centena de obras do acervo da Fundação Nemirovsky, agora abrigado na Estação Pinacoteca. Fundada na antológica seleção de obras do modernismo realizada pelo colecionador.

 

A curadoria, porém, fiel ao “olhar do colecionador”, abre espaço também para as relações do modernismo com o passado colonial, com os mestres europeus que revolucionaram a arte ocidental nas primeiras décadas do século XX e com o popular, de maneira a criar múltiplas leituras, sem subordinação cronológica.

Entre os modernistas figuram grandes nomes como Di Cavalcanti, Brecheret, Tarsila do Amaral, Ismael Nery, Rego Monteiro, Guignard, Goeldi, os pioneiros dos anos de 1920 e 30, seguidos pelo modernismo maduro de Portinari, Pancetti, Volpi, Bonadei, Dacosta e outros que atuaram nas décadas de 30, 40.

Da segunda metade do século XX provêem exemplares das produções de Lygia Clark, Mira Schendel, Manabu Mabe, Tomie Ohtake, Rubens Gerchmann e Wesley Duke Lee.

Finalmente, como referências pontuais do modernismo brasileiro, haverá um núcleo dedicado à arte colonial com exemplares da arte religiosa brasileira e latino americana dos séculos XVII e XVIII e ainda alguns desenhos e gravuras de mestres europeus como Chagall, Picasso, Braque, Léger, Gross, Lipchitz e outros.

Curadoria de Maria Alice Milliet.

Expografia de Pedro Mendes da Rocha – Arte3.

Pinacoteca do Estado

Pça da Luz, 2 – fone 11 3229.9844

Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h

Entrada: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia). Grátis aos sábados

Até março de 2008.

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.