Agosto de 2009 - Nº 15   ISSN 1982-7733  
convidado07.php
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Espelho, espelho meu
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
PUC / SP
JJ Entrevista: Dr. Ruben Penteado

Dr. Ruben Penteado
Cirurgião plástico; membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; médico cirurgião pela Real Academia de Medicina da Espanha e diretor do Centro de Medicina Integrada.

 

JJ - Qual é a sua concepção de beleza?

Ruben - Tudo o que vemos, observamos, sentimos e admiramos é belo. E isso está desde as formas de uma miss universo até no sorriso de uma criança ou na sabedoria de um ancião.

JJ - Existe a beleza ideal?

Ruben - Considero como beleza ideal um conjunto formado pela aparência e estado de espírito, em harmonia, e não necessariamente na mesma ordem. Mas esta beleza ideal vai depender muito mais de quem a observa e como a observa. Por exemplo, toda mãe acha seu filho perfeito, lindo, porque o vê sob a ótica de um amor despretensioso e incondicional.

JJ - Como vê a relação entre beleza, harmonia e sensualidade?

Ruben -  Como disse, este conjunto formado pela aparência física e estado de espírito, quando em boa harmonia, vai refletir na maneira como somos vistos e observados. Quando ambos estão em boa sintonia e repito, não necessariamente na mesma ordem de importância, transmitimos alegria, auto confiança e sensualidade.

JJ - O que o jovem mais busca quando procura por uma cirurgia plástica?

Ruben - Ele busca justamente esta harmonia. Através da melhora em sua forma física ele busca melhorar sua auto confiança, sentir-se mais alegre, mais atraente e sensual.

JJ - O desejo de se amoldar aos padrões de beleza idealizados pela sociedade, ou por si próprio, pode levar a uma busca desenfreada pela “perfeição”? Como isso se manifesta no consultório?

Ruben - Hoje vemos cada vez mais jovens, muitas vezes, lindos, em sua aparência, insatisfeitos com sua imagem ou com seu desempenho dentro do seu grupo. A competitividade do mundo moderno em todos os setores, profissional, sentimental, social, sexual provoca um questionamento constante sobre suas potencialidades e capacidades. Algumas modificações e melhorias podem ser saudáveis e benéficas, trazendo mais autoconfiança e melhorando a auto-estima, porém, muitas vezes, cabe a nós convencê-los de que os exageros e a busca frenética por imagens estereotipadas e massificadas devem ser evitadas.

JJ - O que não se "conserta" com a cirurgia plástica?

Ruben - Não consertamos a essência do indivíduo, apenas o ajudamos em sua caminhada.

Veja também outros textos do Dr. Ruben Penteado:

 

Clique abaixo e envie sua pergunta para o nosso convidado. Participe você também!

Envie esta notícia para um amigo

EDITORIAL

Espelho, espelho meu: quem eu vejo sou eu?

CONVIDADOS

Andrey Ivanov

Marcela Kotait

Dr. Ruben Penteado

Luciana K. Thalenberg

Denise M. Molino

Dra. Olinda Mara Daniel de Moura

 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.