Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
eunausp_dentro03.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Viva Arte! Um projeto de incentivo às artes na USP


MAC - Museu de Arte Contemporânea

Você já teve a oportunidade de visitar o Museu de Arte Contemporânea, que fica na Universidade de São Paulo? Além de abrigar obras de grandes artistas, o MAC possui o Programa de Inclusão Socioeducativa e Cultural Viva Arte!, que interage com a sociedade promovendo atividades voltadas para as artes. O Jornal Jovem entrevistou a educadora Andrea Amaral, coordenadora do Viva Arte! para saber mais detalhes. Acompanhe!  

 

Jornal Jovem - Há quanto tempo existe o projeto Viva Arte!?

Andrea Amaral - O Programa de Inclusão Socioeducativa e Cultural Viva Arte! existe desde 2006.  

JJ - Quais são as principais atividades desenvolvidas pelo programa?

Andréa - É um curso de Difusão Cultural oferecido em três módulos para adultos integrantes de oficinas de geração de renda ou terapia ocupacional de instituições sociais e de saúde. Visa acolher a produção artesanal dos pacientes ou assistidos, ampliando seu repertório de referências a partir de visitas a várias instituições, não só às exposições do MAC/USP, e exercícios em ateliê com o objetivo de proporcionar autonomia aos participantes. Nesse sentido, espera-se incluí-los às instituições culturais da cidade em busca de usufruto da cultura que naturalmente reverterá em repertório para as atividades de criação. Sem dúvida que as memórias são valorizadas e estimuladas nas atividades de ateliê. Cada módulo possui um tema, e esse tema motiva as visitas às exposições e as atividades em ateliê.  

 

JJ - Como funciona o Viva Arte!?

Andréa -  Bom, o projeto é dividido em módulos. O primeiro tem o tema "Registros do olhar em transformação", que é semestral, com aulas quinzenais. O módulo 2 se chama "Redescobertas", é anual e possui aulas quinzenais. O terceiro módulo 3 é o "Eu, você, eles: nós", também anual, mas com aulas semanais.

JJ - Quais são os desafios para a realização do projeto?

Andréa - Acho que conter a ansiedade ao lidar com um programa que está sempre em construção. Muito mais fácil seria estipular conteúdos e segui-los. Mas estar atenta às exposições e a como elas se relacionam com o que o grupo está tratando no momento exige muita flexibilidade e a adaptabilidade do curso à programação das instituições paulistanas. Os participantes também passam por seus desafios, pois nem sempre podem comparecer por motivos de saúde e verba para transporte.

 

JJ - Como é a receptividade dos participantes?  

Andréa - Muito grande. O interesse começa na divulgação, quando vamos às instituições apresentar a proposta. Certa vez estávamos fazendo a divulgação das inscrições e uma senhora veio conversar conosco chorando, dizendo que sempre sonhou fazer um curso de desenho, mas nunca tinha tido a oportunidade. Nos depoimentos em aula, vários participantes já disseram estar redescobrindo o mundo ao redor, o próprio cotidiano, olhando-o de modo diferente do usual. A adesão e participação, os trabalhos sensíveis refletindo as histórias de vida de cada um, a visita espontânea e até a participação em cursos em outras instituições culturais. O depoimento de uma pessoa em situação de morador de rua em busca de cursos de alfabetização são indícios positivos de receptividade e cumprimento de nosso principal objetivo: possibilitar a autonomia do participante para usufruir aquilo que uma rica cidade como São Paulo oferece gratuitamente nas áreas de educação e cultura e que muitos não participavam por não se sentirem parte desse universo.

 

Envie esta notícia para um amigo

 

POR DENTRO DA USP

SÃO PAULO

PROJETOS

Conheça alguns projetos desenvolvidos pelas unidades participantes do EU na USP Jr.

Projeto Clicar

Estação Ciência

Vivarte! Um projeto de incentivo às artes

MAC - Museu de Arte Contemporânea

Física na Internet?

Instituto de Física

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.