Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
eunausp_dentro09.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

TUSP abre as cortinas do seu palco para o EU na USP


TUSP - Teatro da USP

Monitores do TUSP contam história do teatro

O Teatro da USP abriu as cortinas de seu palco para receber a visita de jovens durante toda a semana do programa Eu na USP. E os espetáculos estavam cheios de atividades legais, levando o mundo do teatro para mais próximo da realidade dos visitantes. Você já se imaginou conhecendo mais sobre diferentes tipos de palcos, aprendendo o que é anfiteatro e identificando máscaras de teatro Kabuki?

 

 Pois é, logo de cara os presentes podiam ver um coro de pessoas cantando em um anfiteatro da Grécia, local considerado a base do teatro ocidental. “Um conjunto de atores fazendo os mesmos movimentos, fazendo as mesmas vozes se chama coro”, diz um dos monitores. Mas afinal, o que é um anfiteatro? É um teatro ao ar livre, de forma oval onde cabem milhares de pessoas. E o mais legal é que ele possui uma arquitetura que permite a propagação do som de uma maneira que até a pessoa que está na última fileira ouça com clareza os diálogos da peça.

 

Outro recurso usado pelos atores para que espectadores que estavam mais longe pudessem ver as expressões dos atores era o de usar máscaras maiores que o rosto, com feições marcantes. Para ‘alongar’ os personagens, usavam sapatos de até 30 centímetros de altura. Mas, com o passar do tempo, o teatro foi se desenvolvendo e tomando outros formatos até chegar aos dias de hoje. Recursos novos começaram a surgir, novas técnicas para dar mais realidade aos cenários, equipamentos sonoros impactantes e muitas outras ferramentas da tecnologia ajudaram o teatro a se desenvolver.  

 Foto: Jornal Jovem

Para demonstrar isso, os jovens aprenderam técnicas de iluminação, o sistema de som, as funções e o cargo de cada um em uma peça de teatro. A experiência era nova para todos: a maioria dos jovens ainda não conhecia o teatro, e por sua vez, o teatro nunca havia recebido grupos de jovens. “Estamos procurando instigá-los a se aproximar mais da cultura”, afirma o monitor Guilherme Paterno, um dos membros da equipe que acompanhou os jovens pelas atividades.

 

Um dos mais famosos teatros da cidade de São Paulo é o Teatro Municipal, localizado no centro de São Paulo e de inspiração italiana, apropriado para óperas e concertos. Ele foi construído em 1911 por Ramos de Azevedo, que dá nome à praça onde o teatro está localizado. Se você ainda não conhece o Municipal por dentro, vale a pena participar de uma das visitas monitoradas oferecidas.

 

Arielle dos Santos Brasilio, de 13 anos, está no 8º ano da Fundação Bradesco e achou muito legal o passeio pelo TUSP e a aula sobre a história do teatro. “Nunca tinha vindo no Teatro da USP, foi uma coisa nova que aprendi”, diz. Ela também deu o exemplo levando uma toalha de pano em sua bolsa para enxugar a caneca da USP ao invés de usar papel toalha para secá-la. “A caneca já é para economizarmos copos plásticos, usando a toalha eu não gasto um monte de papel para enxugá-la”, conta Arielle.

Quer conhecer um pouco mais sobre o TUSP? Acesse agora mesmo o site http://www.usp.br/tusp/.

 

 

Envie esta notícia para um amigo

 

POR DENTRO DA USP

SÃO PAULO

PROJETOS

Conheça alguns projetos desenvolvidos pelas unidades participantes do EU na USP Jr.

Projeto Clicar

Estação Ciência

Vivarte! Um projeto de incentivo às artes

MAC - Museu de Arte Contemporânea

Física na Internet?

Instituto de Física

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.