Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
eunausp_dentro08.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Física na Internet?


Instituto de Física

Parece difícil ensinar física pela internet não acha? Pois é, mas o Instituto de Física da USP decidiu encarar o desafio e elaborou um portal cheio de atividades diferentes e interativas para qualquer pessoa poder aprender um pouquinho de física – mesmo pela Internet. Para isso, criaram um site recheado de atividades para os curiosos internautas.

A primeira dica do Jornal Jovem é acessar o Show de Física (http://www.fep.if.usp.br/~extensao/Inicio.html), onde você pode entrar por uma porta que esconde um mundo cheio de experimentos de física. Sabe aquilo que você geralmente aprende na escola, mas que nem sempre consegue perceber como funciona no cotidiano? São exatamente esses fenômenos que o Show de Física procura explicar. Clique em “Experimentos” e saiba o que cada um dos objetos faz, como reage, e encontre também um botão tentador de se clicar: LIGA. 

Outra função interessante que o site do Instituto de Física da USP traz para quem acessa seu site é o link “Física para Iniciantes” (http://www.dfn.if.usp.br/pagina-dfn/divulgacao/index.html). Clique nele e você poderá aprender muita coisa sobre Física Nuclear. E ele começa te explicando desde o começo: o que é um átomo, sua estrutura nuclear e o que é radioatividade. 

Mas o mais completo de todos os sites é o “E-Física” ou Ensino de Física On-Line. Já viu algo mais moderno? Esse canal é dividido pelos níveis de aprendizado: Básico, Ensino Médio, Curioso, Pesquisa Hoje, Avançado e Universitário. Um dos destaques é a página de simulações, que permite que você entenda por meio de vídeos alguns fenômenos interessantes como a refração da luz, como são definidas as estações do ano, a intervenção da velocidade em relação à massa, o que é um campo de força e muito mais.

Veja um exemplo observando este vídeo, que explica a variação de som de acordo com o tanto de líquido que cada recipiente possui: 

O vídeo abaixo explica um pouco sobre a chuva ácida, muito comum principalmente em cidades como São Paulo. 

Não perca tempo e acesse o site do Instituto de Física para ver outros vídeos (http://cepa.if.usp.br/video) interessantes sobre fenômenos do nosso cotidiano e que possuem explicações científicas muito simples!

 

Envie esta notícia para um amigo

 

POR DENTRO DA USP

SÃO PAULO

PROJETOS

Conheça alguns projetos desenvolvidos pelas unidades participantes do EU na USP Jr.

Projeto Clicar

Estação Ciência

Vivarte! Um projeto de incentivo às artes

MAC - Museu de Arte Contemporânea

Física na Internet?

Instituto de Física

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.