Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
eunausp_dentro06.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Debate sobre o meio ambiente


Museu de Zoologia

O JJ acompanhou o debate promovido no Museu de Zoologia da USP durante a semana do Eu na USP Jr.

Jovens que participaram do debate no Museu de Zoologia. Fotos: Jornal Jovem.

Debater é sempre a melhor maneira para se encontrar soluções democráticas para problemas de um grupo. Agora, imagine uma roda de adolescentes discutindo a questão da preservação ambiental juntamente com os monitores do Museu de Zoologia da USP e os integrantes do Jornal Jovem? A experiência realizada graças à semana EU na USP Jr foi pra lá de proveitosa. Os melhores momentos dessa rodada de opiniões estão registrados aqui: 

Reciclagem

Durante toda a semana o Museu de Zoologia recebeu crianças de diferentes localidades e idades. No dia da participação do Jornal Jovem, das 9 crianças presentes no debate, 7 delas disseram reciclar o lixo que produzem em casa – um bom número comparado à outras turmas que participaram do debate. Nesse caso, a maioria delas morava em prédio, onde geralmente cooperativas firmam acordos para recolher o lixo reciclável separado pelos moradores – uma excelente sugestão para aqueles que ainda não têm esse recurso onde moram. Outras crianças aproveitavam postos de recolhimento de lixo reciclável disponível em supermercados e estabelecimentos que apóiam o reaproveitamento de papel, plástico e vidro. 

A regrinha dos três Rs também foi lembrada pela garotada, que tinha na ponta da língua o que significava cada um: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Apesar disso, Larissa, uma das participantes declarou que é difícil colocar isso em prática. “Devo confessar que como McLanche Feliz”, conta a garota ao falar da quantidade de lixo que esse tipo de alimento traz consigo. Depois de comer, o que resta são caixinhas, papéis e embalagens de plástico vazios. 

Água

A questão da economia de água também foi um ponto discutido durante o debate promovido no Museu de Zoologia da USP. Quando questionados quanto tempo cada um fica debaixo do chuveiro quando vão tomar banho, muita gente caiu na risada. “O meu banho dura o tempo de um CD”, afirma Camila, anunciando que o tempo no banho seria um dos pontos mais discutidos nessa parte do debate. Claro que tem muita gente que gosta de tomar um banho demorado e relaxar embaixo d’água, mas banhos rápidos economizam água limpa, que pode ser usada para milhares de outras coisas como lavar louça, fazer comida, dar água para as plantas e para beber, além de ajudar a conter a poluição em rios e mares, já que o esgoto não tratado é um dos vilões da contaminação da água. 

As crianças foram incentivadas a fiscalizar as torneiras. Quando elas estão pingando podem desperdiçar milhares de litros de água limpa, e junto com os monitores, as crianças aprenderam a escolher modelos de torneira mais adequados para não desperdiçar água. A conclusão foi que as torneiras automáticas bem reguladas, aquelas que funcionam após pressioná-las, são as mais econômicas, pois são programadas para abrirem e fecharem em um pequeno período de tempo. No dia-a-dia, a missão dada foi a de verificar sempre se a torneira foi bem fechada e consertar com urgência aquelas que estiverem com vazamento.  

 Florestas

O desmatamento foi muito bem exemplificado pelos pequenos quando debateram sobre a utilização de lápis na escola. “Quando chega o começo do ano a mãe de vocês vai à loja e compra uma caixa de lápis de cor nova, mesmo que os seus do ano passado ainda estejam bons para usar?”, perguntou um dos monitores, fazendo os participantes pensarem duas vezes. Além deste exemplo, também foi citada a compra de móveis de madeira que utilizam madeiras certificadas e da fiscalização para não levar para casa itens que são feitos com madeira ilegal (aquela que é retirada da natureza sem autorização). 

Conclusão

Nada melhor que um debate de opiniões e pontos de vista para fazer com que um grupo de pessoas chegue a conclusões importantes sobre o papel de cada um na luta contra a degradação do meio ambiente. Aquelas crianças que no começo se sentiam um pouco desanimadas e desesperançosas quanto ao futuro do mundo e quanto à preservação da natureza puderam mudar sua maneira de ver a situação e começar a fazer mais para a preservação das águas, rios, florestas e ar. 

O projeto EU na USP ainda levou as crianças para fazerem uma visita monitorada por todo o Museu de Zoologia, que possui um acervo rico em coleções zoológicas, biblioteca especializada, exposições públicas e atendimento ao público. O Museu de Zoologia fica aberto de terça a domingo das 10h às 17h e custa R$4. Idosos e estudantes pagam meia entrada.

 

Envie esta notícia para um amigo

 

POR DENTRO DA USP

SÃO PAULO

PROJETOS

Conheça alguns projetos desenvolvidos pelas unidades participantes do EU na USP Jr.

Projeto Clicar

Estação Ciência

Vivarte! Um projeto de incentivo às artes

MAC - Museu de Arte Contemporânea

Física na Internet?

Instituto de Física

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.