Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
eunausp_dentro07.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Aprendendo com o filme A Era do Gelo


Instituto de Geociências

Fotos: Divulgação

Uma preguiça maluca chamada Sid, um mamute meio mal humorado e um tigre dentes de sabre desconfiado, Diego. É em torno destes três personagens que gira a história do filme A Era do Gelo, que agora chega aos cinemas com a terceira parte da história. Mas você já parou para pensar no nome do filme? O que é afinal a Era do Gelo? 

Conversamos com o integrante da Chefia Técnica do Museu de Geociências da USP, Ideval Souza Costa, expert nesse assunto e pesquisador do fator educativo que o filme da Fox possui. Ele nos contou muita coisa interessante sobre o filme, que além de divertir e arrancar gargalhadas também conta um dos acontecimentos que foram marcantes para o Planeta Terra. Muita gente ainda não tinha parado para pensar por que toda aquela história da fuga dos Humanos, por que os animais começaram a fazer uma jornada para terras mais quentes e a causa de uma tempestade de frio tão forte que ficou marcada como a Era do Gelo. Calma, o Jornal Jovem te dá uma ajudinha. 

Segundo Ideval, a Era do Gelo aconteceu na Era Cenozóica, no Período Quaternário, época que animais como mamutes, tigre dentes de sabre, alces gigantes e rinocerontes habitavam a terra – quase todos eles representados no filme–, algo entre 1.8 milhões de anos atrás.

 

Mas afinal, o que causou essa mudança de temperatura tão brusca? “A terra está em constante mutação desde sua formação, há 4.5 milhões de anos. Os pólos magnéticos já se situaram em diversos lugares e continuam mudando de posição. Este é o motivo pelo qual de tempos em tempos podem ocorrer mudanças climáticas na Terra. Esta Era do Gelo não foi a primeira e nem será a última a ocorrer na história climática da Terra”, diz Ideval. 

 

Por causa dessa mudança, muitos animais passaram por mutações para se adaptarem às novas condições. “Os mamutes são os melhores exemplos. Os mamíferos dominaram, pois tinham o sangue quente, pêlos espessos e consideradas camadas de gorduras que os protegiam do frio”, acrescenta Ideval. Dá para perceber bem isso ao ver Manny caminhando pelo frio no primeiro filme da série. A busca dos humanos por pele para se esquentarem também é um dos detalhes que reproduzem a realidade. 

Você lembra daquela cena em que a preguiça Sid encontra desenhos nas cavernas? As pinturas rupestres também são uma das passagens interessantes, que mostra a expressão por meio de desenhos do cotidiano, das crenças e costumes dos homens daquela época. Enfim, vale muito a pena assistir novamente o filme prestando atenção nesses detalhes que contam com fidelidade o que foi a Era do Gelo. 

Agora, se você já assistiu o I e o II, está em cartaz nos cinemas A Era do Gelo III. O Jornal Jovem deixou o trailer do filme para aguçar a sua curiosidade.

http://www.youtube.com/watch?v=Lx6avpGCKVw&feature=PlayList&p= E436A2226855BC7C&playnext=1&playnext_from=PL&index=7

 

Envie esta notícia para um amigo

 

POR DENTRO DA USP

SÃO PAULO

PROJETOS

Conheça alguns projetos desenvolvidos pelas unidades participantes do EU na USP Jr.

Projeto Clicar

Estação Ciência

Vivarte! Um projeto de incentivo às artes

MAC - Museu de Arte Contemporânea

Física na Internet?

Instituto de Física

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.