Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
eunausp_dentro05.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Exposição itinerante “Água - Uma viagem no Mundo do Conhecimento


Museu de Ciências da USP

A exposição itinerante do Museu de Ciências da USP  intitulada “Água: uma viagem no mundo do conhecimento já passou por 12 cidades e atingiu um público geral de mais de 70.000 visitantes, em sua maioria crianças em idade escolar e adultos interessados no tema. Na mostra ciência e arte se misturam de modo a proporcionar um agradável diálogo com o público. A mostra visita agora a 14ª cidade de seu trajeto, Ourinhos, no estado de São Paulo. Uma parceria do Museu de Ciências com a Duke Energy - Brasil e a Prefeitura de Ourinhos, a exposição será inaugurada no dia 19 de janeiro e estará aberta ao público a partir do dia 20, com entrada franca. A exposição ficará aberta para visitação até o dia 20 de abril de 2010, quando parte para Porecatu, também no estado de São Paulo.

A exposição Água: uma viagem no mundo do conhecimento está disposta em módulos que mostram o aparecimento e acomodação da água no planeta Terra, o aparecimento da vida na água, a água e a civilização, a água e a revolução industrial, o desenvolvimento tecnológico e água, a formação de resíduos e a poluição da água, a preservação ambiental  e o homem rumo ao desenvolvimento sustentável. A exposição mostra a participação da USP nas pesquisas sobre a água. 

 

Saiba mais sobre a exposição

A Terra é um planeta diferenciado porque tem água.
Foi a água que deu suporte à vida, foi a vida humana que deu origem à civilização, foi a civilização que deu origem à tecnologia. Só que, em grande parte dos casos, a mesma tecnologia que traz o progresso também traz poluição. A poluição contamina a água, a água contaminada prejudica a natureza e isso modifica as condições do Planeta, atingindo suas formas de vida.


A exposição mostra como tudo isso acontece, e que é possível usar o nosso conhecimento e tecnologia para recuperar o que já está deteriorado, e continuar gerando desenvolvimento sem modificar o curso da natureza e sem colocar em risco a qualidade da vida em nosso planeta.

A mostra está dividida em 5 blocos. Confira.

Bloco1

Terra. Um Planeta especial porque tem água.

Existe água na Terra desde a sua origem. Ela surgiu no proto-planeta em forma de vapor, depois se condensou e produziu as grandes chuvas que formaram os oceanos.
O ciclo da água ajudou a regular a temperatura do planeta e participou no estabelecimento da sua geomorfologia.

 

Bloco 2

Terra. Um Planeta especial porque tem água e vida.

Foi dentro da água que os átomos começaram a se agrupar, e esses grupos foram evoluindo até o surgimento das moléculas de DNA, que deram origem à vida.
Todos os sistemas vivos são hidratados, e apresentam adaptações que permitem
seu desenvolvimento em ambientes com diferentes graus de umidade e tipos de água.

Bloco 3

O ser humano sempre se concentrou em regiões onde pudesse dispor de água.


Assim, além de suprir necessidades físicas, ela transformou-se em meio de sociabilização. No passado, o Homem também usava a água para explicar sua origem e muitas coisas que, para ele, ainda eram inexplicáveis. É por isso que a água tem uma simbologia tão rica e inspirou tantos ritos, mitos, crenças e lendas no decorrer dos tempos.

Bloco 4

Terra. Um planeta diferenciado porque tem água,
vida, civilização e tecnologia.

Inteligente e criativo, o Homem sempre inventou objetos e mecanismos capazes de tornar sua vida mais fácil. Quando, em 1712, conseguiu fazer uma máquina funcionar a partir do vapor de água, estava dado o primeiro passo para a Revolução Industrial, que trouxe uma nova forma de produzir e uma nova organização social. Se por um lado o progresso trouxe grandes vantagens, por outro vem provocando enormes prejuízos ambientais.

Bloco 5

Terra. Um planeta diferenciado que precisa de cuidados e preservação.

A questão ambiental só começou a ser encarada mais seriamente a partir da metade do Século XX.
Mas, apesar dos mecanismos de controle, a poluição e o desmatamento continuam a acontecer, o que altera os fatores que condicionam o ciclo da água, reduz a reposição natural e cria outros problemas. Chegou o momento de usarmos nosso conhecimento e tecnologia para ajudar a natureza a manter o seu curso normal. Isso é possível, e você é nosso convidado para participar!

http://www.museudeciencias.usp.br/

Envie esta notícia para um amigo

 

POR DENTRO DA USP

SÃO PAULO

PROJETOS

Conheça alguns projetos desenvolvidos pelas unidades participantes do EU na USP Jr.

Projeto Clicar

Estação Ciência

Vivarte! Um projeto de incentivo às artes

MAC - Museu de Arte Contemporânea

Física na Internet?

Instituto de Física

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.