Agosto de 2010 - Nº 18   ISSN 1982-7733  
teatro44.php
Como participar
Fale conosco
Direitos do Consumidor
Convidados da Hora
O consumidor na escola
Lazer garantido
Telefonia móvel
O consumidor na web
O SAC
Propaganda e ética
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
Procon

"In on it", obra do autor canadense Daniel Mac Ivor, está na Livraria Cultura - Teatro Eva Hertz -SP


IN ON IT, obra do premiado autor canadense Daniel MacIvor, é uma peça teatral para dois atores. Dirigido por Enrique Diaz, trata-se de uma narrativa sobre um homem que morre, dois amantes cujo amor esta terminando e dois homens que contam esta história. Em cartaz no teatro Eva Hertz. Até 5 de setembro.

Foto: Divulgação

 

Inédito no Brasil até a estreia de In on it no Rio em 2009, MacIvor e sua a peça foram descobertos por Diaz numa viagem a Nova Iorque. “Quando vi a peça em Nova Iorque, anos atrás, achei-a interessantíssima: alguma coisa incompleta, mas que seduzia pela maestria no jogo dos níveis de interpretação e pela metalinguagem. Dois atores, atuações complexas e um universo poético muito sensível. Anos mais tarde, fui com Ensaio.Hamlet para o Under The Radar Festival, festival de artes onde o Daniel MacIvor se apresentou no ano seguinte. A partir daí comecei a costurar a possibilidade de montar a peça no Brasil”, conta o diretor.

 

Enrique Diaz se uniu a dois parceiros antigos: os atores: Emilio de Mello e Fernando Eiras. O espetáculo já ocupou o palco do teatro Oi Futuro no Rio de Janeiro. Em seguida participou dos principais festivais de teatro do País, sempre com sucesso absoluto de público e de crítica.

 

Uma sensação de mistério permeia In On It, peça teatral escrita para dois atores em uma narrativa em espiral. Um homem escreve uma peça sobre alguém que sofre um acidente, dois amantes vêem seu amor terminar, e dois homens contam esta história. Dez personagens ganham vida na pele de Emilio e Fernando. A estrutura metalingüística encaminha a trama para um final surpreendente. “É um exercício, um jogo de dois, uma trama de cenas”, explica Enrique Diaz.

 

 A concepção de cenário é desnudar o teatro, deixando-o com as paredes descobertas, e usar apenas duas cadeiras. A ambientação será indicada por uma iluminação diferente para cada “realidade”. Os únicos objetos de cena serão: duas cadeiras, um casaco esportivo cinza, um lenço e um molho de chaves.

 

O autor Daniel MacIvor nasceu em Cape Breton, Nova Scotia em 1962. Uma das principais figuras do teatro canadense, escreveu e dirigiu várias produções premiadas. Sua peça  “Never Swim Alone” ganhou o Prêmio de Excelência no New York Fringe em 1998. Em 2002, ganhou o Prêmio GLAAD e um  Obie Award por “In On It”, apresentado no prestigiado PS 122.

 

Como cineasta, escreveu e estrelou, entre outros, o vencedor do Genie Award  “The Fairy Who Didn’t Want to be a Fairy Anymore”, co-escreeu e estrelou “House” (baseado na sua peça e dirigido por Laurie Lynd) e co-escreveu e co-estrelou “Parade” (com Brad Fraser).

 

O diretor Enrique Diaz é fundador e diretor da Cia. dos Atores, e do Coletivo Improviso. Recebeu os prêmios Molière, Mambembe, Shell, Sharp, APCA, Qualidade Brasil, PRIME Bravo e APETESP. Dirigiu peças como  “Melodrama”, "As Três Irmãs", "Nada de Pânico", “O Bem Amado”, “Ensaio.Hamlet”. Como ator faz trabalhos em teatro, cinema e televisão, entre eles os longas "A Casa de Areia", de Andrucha Waddington, e "O Auto da Compadecida", de Guel Arres; as séries de TV "A Muralha", de Denise Sarraceni e, "Filhos do Carnaval", da HBO, dirigida por Cao Hamburger.

  

IN ON IT

Teatro Eva Hertz

Avenida Paulista 2073 (Conjunto Nacional)

Fone: 3170-4059

Sexta e Sábado às 21h - Domingo às 18h.

Bilheteria: de seg. a qui. das 14h às 20h. sex. a dom. a partir das 14h

Ingressos: Sexta R$ 40 - Sábado e Domingo R$ 50

Duração: 60 minutos

Recomendação: 16 anos 

Temporada: Até 5 de setembro

 

Envie esta notícia para um amigo

 

Veja também>>>

 

- Estranho Casal

Direção:Celso Nunes

- As Meninas

Direção:Yara de Novaes

 

- In on It

Direção:Enrique Diaz

 

 

teatro_col03.php
VOCÊ SABIA?

Quem foi Luigi Pirandello?

Luigi Pirandello, nasceu na Sicília, em 1867.

Poeta, romancista e dramaturgo italiano, formado em filologia pela Universidade de Bonn, na Alemanha, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1934. Nascido em Agrigento, de família bem colocada financeiramente, exploradores de minas de enxofre, muda-se para Roma para estudar em 1893, até então havia se dedicado já à poesia e começa a se dedicar a outros gêneros literários. Devido a desentendimentos acadêmicos vai estudar na Alemanha, onde se forma. Posteriormente retorna a Roma, se estabelece e sofre uma grande perda financeira quando a família perde as minas de enxofre, seu principal sustento, e é obrigado a lecionar para se sustentar. Este fato também levou sua esposa à internação com distúrbios mentais. Seis Personagens à Procura de um Autor é tida como a principal obra da dramaturgia de Pirandello, estreou em 1921 com críticas, mas logo após conquistou sucesso internacional. Entre suas obras estão também as peças Esta Noite se Improvisa e Cada Um a Seu Modo, entre várias outras, o romance O Falecido Mattia Pascal, além de poesias, contos, crônicas e ensaios como O Humorismo.

Faleceu em Roma no ano de 1936.

Letícia Lopez

estudante de Psicologia - PUC/SP e formanda no curso de teatro- Indac/SP

 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.