Agosto de 2010 - Nº 18   ISSN 1982-7733  
teatro48.php
Como participar
Fale conosco
Direitos do Consumidor
Convidados da Hora
O consumidor na escola
Lazer garantido
Telefonia móvel
O consumidor na web
O SAC
Propaganda e ética
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
Procon

"As Meninas" retoma temporada no Viga Espaço Cênico - SP


As Meninas, romance de Lygia Fagundes Telles, foi adaptado para o teatro por Maria Adelaide Amaral e conta com direção de Yara de Novaes. Em cartaz no Viga Espaço Cênico. Até 26 de setembro.

Foto: Ronaldo Aguiar

 

Maria Adelaide Amaral transformou o belo romance de Lygia Fagunges Telles em um texto teatral forte e emocionante. Ela conta que houve pouca interferência na obra original: "Teatro é a arte da síntese. É exatamente o contrário de uma narrativa literária. O que fiz foi pinçar e destacar do romance da Lygia os momentos mais reveladores e dramáticos da história e das personagens".

 

Sobre o pano de fundo serem os anos 70, Maria Adelaide diz que ele é indissociável do drama de As Meninas. “As ações das personagens são resultado do momento histórico em que a trama se passa, e não apenas os fatos políticos, mas os hábitos e comportamentos. Enfim, a cultura do período", completa.

Na São Paulo no final dos anos 60, auge da ditadura militar, três jovens universitárias convivem num pensionato de freiras relativamente liberais e progressistas - Lia, Lorena e Ana Clara. O livro narra os encontros e desencontros dessas três garotas com o conturbado mundo que as cerca. Ano da publicação do romance: 1973. Ano também do governo Médici, de censura, de silêncio.

 

Com lucidez e técnica contundente, Lygia Fagundes Telles retrata esse tempo por meio dos sonhos e da ótica dessas três meninas: a aristocrática e romântica Lorena, que transpira generosidade e aspira viver um grande amor com um homem mais velho e casado; Lia, idealista e guerrilheira, a subversiva e flamante Lião, tranca a matrícula na faculdade e vai à luta pela causa da liberdade, sonhando em reencontrar o namorado, preso político e torturado; e Ana Clara, a bela modelo que mergulha nas drogas, chamada de Ana Turva pelas outras, mas acredita que um rico casamento possa libertá-la da dependência e do pavor da miséria.

 

Somando-se e entrelaçando-se à história principal, destaque para a Mãezinha de Lorena, tão fútil quanto atormentada pelos sinais de velhice, e com eles o terror de perder seu jovem namorado. Max; o belo e frágil amante de Ana Clara, que trafica para garantir a própria droga; Guga, colega de faculdade de Lorena, que abandona o curso de Direito para se tornar um despreocupado militante do movimento Paz e Amor; e Irmã Priscila, a freira perplexa com a revolução dos costumes que atinge a todos, leigos e os religiosos.  Como pano de fundo em As Meninas, um apaixonante retrato político do Brasil e de um mundo em transformação. Nada será como antes. Nunca mais.

As Meninas

Texto de Lygia Fagundes Telles. Adaptação e dramaturgia de Maria Adelaide Amaral. Concepção e direção de Yara de Novaes. Elenco: Clarissa Rockenbach, Luciana Brites, Silvia Lourenço, Julio Machado, Clara Carvalho e Patrícia Gasppar.

Relançamento dia 29 de maio, sábado, às 21 horas, no Viga Espaço Cênico. Rua Capote Valente, n. 1323 – Sumaré, tel, 3801-1843. Temporada: 29 de maio a 25 de julho.

Dias e horários: sábados, 21h00 e aos domingos, 18h00. Valores dos ingressos: sábados e domingos, R$ 30,00 (trinta reais). Classificação etária: a partir de 14 anos. Duração: 85 minutos. Capacidade do teatro: 80 lugares.

 

Envie esta notícia para um amigo

 

Veja também>>>

 

- Estranho Casal

Direção:Celso Nunes

- As Meninas

Direção:Yara de Novaes

 

- In on It

Direção:Enrique Diaz

 

 

teatro_col03.php
VOCÊ SABIA?

Quem foi Luigi Pirandello?

Luigi Pirandello, nasceu na Sicília, em 1867.

Poeta, romancista e dramaturgo italiano, formado em filologia pela Universidade de Bonn, na Alemanha, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1934. Nascido em Agrigento, de família bem colocada financeiramente, exploradores de minas de enxofre, muda-se para Roma para estudar em 1893, até então havia se dedicado já à poesia e começa a se dedicar a outros gêneros literários. Devido a desentendimentos acadêmicos vai estudar na Alemanha, onde se forma. Posteriormente retorna a Roma, se estabelece e sofre uma grande perda financeira quando a família perde as minas de enxofre, seu principal sustento, e é obrigado a lecionar para se sustentar. Este fato também levou sua esposa à internação com distúrbios mentais. Seis Personagens à Procura de um Autor é tida como a principal obra da dramaturgia de Pirandello, estreou em 1921 com críticas, mas logo após conquistou sucesso internacional. Entre suas obras estão também as peças Esta Noite se Improvisa e Cada Um a Seu Modo, entre várias outras, o romance O Falecido Mattia Pascal, além de poesias, contos, crônicas e ensaios como O Humorismo.

Faleceu em Roma no ano de 1936.

Letícia Lopez

estudante de Psicologia - PUC/SP e formanda no curso de teatro- Indac/SP

 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.