Março de 2008 - Nº 09     ISSN 1982-7733
cinema07.php
Aqui você é o repórter
Sobre o escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Clarice Lispector
A Hora de Clarice
Uma biografia
JJ Entrevista
Clarice e Millôr
Crônica
Alguns livros
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas Livros/CDs/DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Edições anteriores
Escola
Como participar
Divulgação de eventos

Programação gratuita no Centro Cultural SESI Vila Leopoldina-SP

A partir da próxima terça-feira (4/03), 21 sucessos do cinema mundial serão exibidos gratuitamente no SESI Vila Leopoldina. As trilogias Piratas do Caribe, Indiana Jones, De Volta para o Futuro, O Poderoso Chefão, Star Wars, X-Men e Shrek integram o calendário de exibição. São três sessões diárias de cinema gratuitas, de terça-feira a sábado, sempre às 13h30, 16h e 18h30. Entre 4 e 15 de março.
 


Piratas do Caribe – A Maldição da Pérola Negra (2003 / Aventura / 143 minutos / 14 anos)
  Estrelado por Johnny Depp e dirigido por Gore Verbinski, o filme que recebeu 5 indicações ao Oscar, é o primeiro de uma trilogia.
Sinopse – No XVII, o pirata Jack Sparrow (Johnny Depp) tem seu navio saqueado e roubado pelo capitão Barbossa (Geoffrey Rush) e sua tripulação. Com o navio, os ladrões invadem e saqueiam a cidade de Port Royal, levando consigo Elizabeth Swann (Keira Knightley), a filha do governador. Sparrow e um amigo da raptada partem para tentar recuperar a embarcação mas não sabem que o navio foi atingido por uma maldição.


Piratas do Caribe – o Baú da Morte (2006 / Aventura / 145 minutos / 12 anos)
Sinopse - Ameaçado pelo capitão de um navio assombrado, o capitão Jack Sparrow precisa encontrar o misterioso baú da morte para se livrar de uma maldição pós-morte. A filha do governador (Keira Knightley), está prestes a se casar com o ferreiro Will Turner (Orlando Bloom)., porém o casal é atrapalhado pela ameaça do capitão do assombrado navio Flying Dutchman, que tem uma dívida de sangue com o capitão Jack Sparrow (Johnny Depp), amigo dos noivos. Temendo ser amaldiçoado a uma vida após a morte como escravo de Jones, Sparrow precisa encontrar o misterioso baú da morte para escapar da ameaça.

 
Piratas do caribe – No Fim do Mundo (2007 / Aventura / 168 minutos / 12 anos)
Sinopse - Sinopse - Um lorde da Companhia das Índias Orientais detém o comando do navio-fantasma Flying Dutchman que está sob comando de um almirante que vaga pelos sete mares em busca de piratas para matá-los sem piedade. Para detê-lo é necessário reunir os Nove Lordes da Corte da Irmandade. Will Turner, Elizabeth e Barbossa partem para Cingapura, na intenção de conseguir o mapa que os conduzirá ao fim do mundo, o que possibilitará que o Lorde seja resgatado. Para conseguir o mapa eles precisarão enfrentar um pirata chinês, o capitão Sao Feng (Chow Yun-Fat).

 
Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981 / Aventura / 115 minutos / Livre)
  Vencedor de cinco Oscar, o filme de Steven Spilberg foi o primeiro da trilogia estrelada por Harrison Ford.
Sinopse - O arqueólogo aventureiro Indiana Jones é contratado para encontrar uma arca sagrada que encerra poderes fantásticos. A lenda diz que o portador se tornará imbatível, o que atrai a atenção de um inimigo poderoso: o nazismo. O herói terá que atravessar desertos e desafiar os inimigos nazistas que cruzam seu caminho.

 
Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984 / Aventura / 118 minutos / Livre)
Sinopse - O arqueólogo Indiana Jones tem agora que resgatar as pedras roubadas por um feiticeiro, para libertar crianças escravizadas. Para tanto, enfrenta os poderes mágicos e o fanatismo de um culto que sacrifica seres humanos.

 
Indiana Jones e a Última Cruzada (1989 / Aventura / 26 minutos / Livre)
Sinopse – Mais uma vez o herói Indiana Jones enfrenta o exército nazista. Desta vez está em busca do Santo Graal, o cálice sagrado e luta para salvar seu pai.


De Volta para o Futuro (1985 / Ficção Científica / 116 minutos / Livre)
  Vencedor do Oscar de melhores efeitos sonoros, o filme de Robert Zemeckis iniciou a trilogia encenada por Michael J. Fox.
Sinopse - Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.

 
De Volta para o Futuro II (1989 / Ficção Científica / 107 minutos / Livre)
Sinopse - O cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) leva Marty (Michael J. Fox) e sua namorada (Elisabeth Shue) para o ano 2015, com a finalidade de resolver uma questão familiar no futuro deles. Mas Biff (Thomas F. Wilson), velho inimigo da família, obriga-os a correrem contra o tempo para não alterarem os acontecimentos.
 
- De Volta para o Futuro III (1990 / Ficção Científica / 117 minutos / Livre)
Sinopse - Após de receber uma carta de Doc (Christopher Lloyd) datada de 1885, Marty (Michael J. Fox) viaja ao Velho Oeste, no dia 2 de setembro do mesmo ano, tendo apenas cinco dias para salvar a si e aos seus amigos e voltar para o futuro .
 
- O Poderoso Chefão (1972 / Drama / 171 minutos / 14 anos)
Dirigido por Francis Ford Coppola, este é o primeiro de uma série de três filmes que contam a história da família Corleone. Venceu três Oscar: melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor ator.
Sinopse Sinopse - Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar as pessoas, realizando importantes favores, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. É nessa complicada época que Michael (Al Pacino), um herói de guerra nunca envolvido nos negócios da família, vê a necessidade de proteger o seu pai e tudo o que ele construiu ao longo dos anos.
 
O Poderoso Chefão II (1974 / Drama / 200 minutos / 14 anos)
Sinopse - Durante os anos 50, Michael Corleone (Al Pacino) está agora à frente da família e tenta expandir seus negócios por Las Vegas, Hollywood e Cuba. Paralelamente, é contada a envolvente história de Vito Corleone (Robert De Niro), ainda jovem na Sicília, em 1910, e como ele se mudou para Nova York e iniciou a construção de seu império.

 
O Poderoso Chefão III (1990 / Drama / 172 minutos / 14 anos)
Sinopse - Já em 1979, Don Michael Corleone luta para finalmente legalizar seus negócios. Visando sua sucessão, as famílias começam uma nova guerra pelo poder, enquanto Michael faz milionárias doações à Igreja na tentativa de limpar o nome e a honra de seus descendentes. No entanto, algumas áreas do clero desconfiam da origem do dinheiro. O destino reserva uma armadilha e o sangue volta a jorrar na família.

 
Shrek (2001 / Animação / 93 minutos / Livre)
  Vencedor do Oscar de melhor animação, o filme conta o início da saga do ogro Shrek com vozes de Eddie Murphy, Cameron Diaz, Mike Myers e John Lithgow.
Sinopse – Habitante de um pântano distante, o ogro solitário Shrek vê sua vida ser invadida por uma série de personagens de contos de fadas que foram expulsos de seus lares - ratos cegos, um grande e malvado lobo e três porcos que não têm onde morar. Para recuperar sua tranqüilidade, Shrek resolve encontrar o lorde maligno responsável pelo despejo, Farquaad, quando fazem um acordo: os personagens poderão retornar aos seus lares se ele e seu amigo Burro resgatarem uma bela princesa prisioneira de um dragão. Porém, é quando conseguem salvar a princesa que seus problemas começam.

 
Shrek II (2004 / Animação / 105 minutos / Livre)
Sinopse - Depois de se casar com a Princesa Fiona, Shrek vive feliz em seu pântano, até que, ao retornar da lua-de-mel, ela recebe uma carta dos pais, convidando-a para um jantar a fim de conhecer seu marido. O problema é que eles ainda não sabem que ela agora é um ogro. Fiona convence Shrek a ir e os problemas começam quando os seus pais descobrem que ela não se casou com o príncipe a quem havia sido prometida. Assim, enviam o Gato de Botas para separá-los.

 
Shrek Terceiro (2007 / Animação / 93 minutos / Livre)
Sinopse – O rei Harold, pai de Fiona, morre repentinamente obrigando Shrek a ser coroado rei, o que jamais imaginou. Juntamente com o Burro e o Gato de Botas, o ogro precisa encontrar alguém para substituí-lo no cargo de soberano do Reino de Tão, Tão Distante. O principal candidato é Artie, um jovem desprezado por todos em sua escola, que é primo de Fiona.

 
Star Wars IV - Uma Nova Esperança (1977 / Ficção Científica / 121 minutos / Livre)
Sinopse - A história gira em torno do jovem fazendeiro Luke Skywalker (Mark Hamill), que descobriu num robô adquirido pela família uma mensagem da princesa Léia (Carrie Fisher), implorando pela ajuda de Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness). Luke encontra-se com Ben, amigo de seu pai, e lhe conta o ocorrido, mas descobre que ele e Obi-Wan são a mesma pessoa. Kenobi deixa Luke a par da batalha que os rebeldes estão travando contra o Império e conta-lhe sobre a existência de uma energia espiritual chamada A Força e os cavaleiros Jedi. Eles se unem ao mercenário Han Solo (Harrison Ford) e seu co-piloto Chewbacca (Peter Mayhew), para resgatar a princesa Léia da Estrela da Morte - uma nave de guerra controlada por Darth Vader (David Prowse).

 
Star Wars V – O Império Contra-ataca (1980 / Ficção Científica / 124 minutos / Livre)
Sinopse - Após um ataque devastador à base no planeta gelado de Hoth, os rebeldes se dispersam para fugir da perseguição imperial. Enquanto isso, Luke Skywalker (Mark Hamill) viaja ao planeta Dagobah para encontrar o lendário mestre Yoda (voz de Frank Oz) e ser treinado como um cavaleiro Jedi. Han Solo (Harrison Ford), Chewbacca (Peter Mayhew) e a princesa Leia (Carrie Fisher) tentam sabotar os planos de Darth Vader (David Prowse), mas acabam prisioneiros. O mercenário é congelado e enviado para seu maior inimigo, Jabba, The Hutt, enquanto Luke luta contra o tempo para salvar Léia. Seu encontro com Darth Vader, no entanto, revela a angustiante verdade sobre seu pai.


Star Wars VI – O Retorno de Jedi (1983 / Ficção Científica / 136 minutos / Livre)
Sinopse - O imperador (Ian McDiarmid) está supervisionando a construção de uma nova Estrela da Morte. Enquanto isso Luke Skywalker (Mark Hamill) liberta Hans Solo (Harrison Ford) e a Princesa Leia (Carrie Fisher) das mãos de Jaba, o pior bandido das galáxias. Luke só se tornará um cavaleiro jedi quando destruir Darth Vader, que ainda pretende atraí-lo para o lado negro da Força. No entanto a luta entre os dois vai revelar um inesperado segredo.

 
X-Men, o Filme (2000 / Aventura / 105 min / 12 anos)
 Dirigido por Bryan Singer , esse é o primeiro filme de uma trilogia baseada na saga dos mutantes dos quadrinhos de Stan Lee, criada em 1963.
Sinopse - Em um futuro próximo, os mutantes serão o degrau seguinte da escada evolutiva humana. Dotados de um fator X em sua carga genética, cada um desenvolve um tipo diferente de poder que precisa aprender a controlar. Os X-Men, liderados pelo telepata Professor Xavier, pretendem vencer o preconceito por meios pacíficos, mas são barrados pelas idéias do temível Magneto, a Irmandade dos Mutantes, que declarou guerra aos humanos. Dois mutantes são envolvidos nesta luta: Wolverine e Vampira.

 
X-Men United (2003 / Aventura / 134 min / 12 anos)

  A segunda produção da série ganhou prêmio de melhor revelação masculina (Shawn Ashmore) no MTV Movie Awards , além de ter sido indicado nas seguintes categorias: melhor filme, melhor beijo (Shawn Ashmore e Anna Paquin) e melhor luta (Hugh Jackman e Kelly Hu).
Sinopse - Um mutante provoca um ataque ao presidente dos Estados Unidos e, por isso, a sociedade se revolta e faz com que ganhe força o projeto do registro de mutantes. William Stryker, militar que tem ligação com o passado de Wolverine, torna-se responsável por um plano de erradicação dos mutantes e inicia uma grande ofensiva. Ele invade a mansão do Professor Charles Xavier forçando Magneto, recém fugido da prisão, a se unir aos X-Men para, juntos, combaterem a sociedade.

 
X-Men – O Confronto Final (2006 / Aventura / 103 min / 12 anos)
  O longa que, diferentemente dos anteriores, foi dirigido por Brett Ratner, encerra a trilogia cinematográfica com o dilema da escolha pela humanização ou não dos mutantes.
Sinopse - É descoberta a “cura” para os seres mutantes, que agora podem optar por manter seus poderes ou se tornarem seres humanos comuns. Essa opção põe em confronto, novamente, Magneto - que acredita que isto se tornará uma arma contra os mutantes - e os X-Men, liderados pelo professor Charles Xavier.

Programação de março:  
 

Datas

Horários

Filmes

4/03 (3ª feira)

13h30

Piratas do Caribe – A Maldição da Pérola Negra

 

16h

Piratas do Caribe – O Baú da Morte

 

18h30

Piratas do Caribe – No Fim do Mundo

5/03 (4ª feira)

13h30

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

 

16h

Indiana Jones e o Templo da Perdição

 

18h30

Indiana Jones e a Última Cruzada

6/03 (5ª feira)

13h30

De Volta para o Futuro

 

16h

De Volta para o Futuro II  

 

18h30

De Volta para o Futuro III

7/03 (6ª feira)

13h30

O Poderoso Chefão

 

16h

O Poderoso Chefão II

 

18h30

O Poderoso Chefão III

8/03 (sábado)

13h30

Shrek

 

16h

Shrek II  

 

18h30

Shrek Terceiro

11/03 (3ª feira)

13h30

Star Wars IV – Uma Nova Esperança

 

16h

Star Wars V – O Império Contra-ataca

 

18h30

Star Wars VI – O Retorno de Jedi

12/03 (4ª feira)

13h30

Piratas do Caribe – A Maldição da Pérola Negra

 

16h

Piratas do Caribe – O Baú da Morte

 

18h30

Piratas do Caribe – No Fim do Mundo

13/03 (5ª feira)

13h30

Shrek

 

16h

Shrek II

 

18h30

Shrek Terceiro

14/03 (6ª feira)

13h30

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

 

16h

Indiana Jones e o Templo da Perdição

 

18h30

Indiana Jones e a Última Cruzada

15/03 (sábado)

13h30

X Men – O Filme

 

16h

X Men 2  

 

18h30

X Men – O Confronto Final

 

Cineclube Centro Cultural SESI Vila Leopoldina
Local: sala de Cineclube do SESI Vila Leopoldina Rua Carlos Weber, 835 – Vila Leopoldina
Datas e horários: de 4 a 15 de março – de terça-feira a sábado, às 13h30, 16h e 18h30.
Capacidade : 30 lugares
Entrada: Franca
 
SESI-SP e SENAI-SP / FIESP

 www.sesisp.org.br e www.sp.senai.br

Veja também >>>

- Mostra gratuita de cinema no Centro Cultural SESI Vila Leopoldina

- Programação Reserva Cultural

- Leões e Cordeiros

- "O ano em que meus pais saíram de férias" de Cao Hamburguer

 

 

 

 

 

 

 

VOCÊ SABIA?

CURIOSIDADES SOBRE O OSCAR

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi fundada em 11 de janeiro de 1927, quando 36 pessoas se reuniram no Ambassador Hotel, em Los Angeles, para formar a primeira organização do mundo dedicada exclusivamente a filmes.

Diz a lenda que o prêmio foi batizado de Oscar quando uma funcionária da Academia viu a estatueta e disse que ele se parecia muito com um tio dela, chamado Oscar. O apelido foi oficialmente usado a partir de 1939.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as estatuetas do Oscar foram feitas em gesso, devido à escassez de metal na época. Após o fim do conflito, os ganhadores puderam trocá-las pela versão mais nobre, em ouro.

Vale observar que o troféu representa um cavaleiro apoiado numa espada. A figura está de pé sobre um rolo de filme, que apresenta cinco degraus – cada um deles simboliza uma das cinco categorias originais da Academia (atores, diretores, produtores, técnicos e escritores).

A primeira transmissão da festa de entrega dos prêmios da Academia pela TV ocorreu em 1953.

O Brasil concorreu ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira 4 vezes: em 1962, com O Pagador de Promessas, em 1996, com O Quatrilho, em 1997, com O Que É Isso, Companheiro?, em 1998, com Central do Brasil, Cidade de Deus, muito premiado, não chegou a concorrer.

Os recordistas de Oscar: Ben-Hur, Titanic, SDA: O Retorno do Rei (11), Amor, Sublime Amor,..., E o Vento Levou (2 especiais) (10), Gigi, O último Imperador e O Paciente Inglês (9).

Walt Disney foi o homem mais premiado na história da festa: recebeu 26 estatuetas.

Titanic foi o único filme a levar os quatro oscar de “som" (trilha, canção, som e edição de som).

Os Beatles foram a primeira banda pop famosa a ganhar o Oscar de canção original. Eles receberam a estatueta em 1971 pela música Let it be do filme Deixe Estar, documentário sobre o quarteto de Liverpool.

A mais jovem atriz a receber o prêmio, no caso honorário, foi a então criança Shirley Temple. Tinha 6 anos.

O comediante Bob Hope foi o mais constante anfitrião de cerimônias Oscar. Ele apresentou a festa nada menos que 18 vezes.

As atrizes mais indicadas são Katharine Hepburn e Meryl Streep: 12 vezes. O diretor William Wyler também concorreu por uma dúzia de filmes.

A Itália é o país que mais recebeu prêmios na categoria de filme estrangeiro: foram dez, contra nove da segunda colocada ( França).

Edivânia Silva, 26 anos, jornalista

 

 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.