Março de 2008 - Nº 09     ISSN 1982-7733
jovem25.php
Aqui você é o repórter
Sobre o escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Clarice Lispector
A Hora de Clarice
Uma biografia
JJ Entrevista
Clarice e Millôr
Crônica
Alguns livros
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas Livros/CDs/DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Edições anteriores
Escola
Como participar
Divulgação de eventos

FEBRACE 2008 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia acontece na USP

A feira de jovens cientistas acontece de 11 a 13 de março, no Campus da USP; este ano em conjunto com a FEBRACE, será realizada a ll Mostra Juvenil de Ciência e Tecnologia do Mercosul. As mostras serão abertas ao público e com entrada gratuita.

FEBRACE 2007. Foto: Patrícia Cardoso.

FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) é uma das maiores feiras de ciência jovem no Brasil. Participam da Feira estudantes do último ano do ensino fundamental, do ensino médio e técnico, nas categorias de Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas e Engenharia e suas aplicações.


Foram selecionados 262 projetos para participar da 6ª mostra de projetos da FEBRACE, que será realizada de 11 a 13 de março de 2008. Os trabalhos foram realizados por estudantes de 24 Estados e do Distrito Federal ao longo de 2007.


A FEBRACE é uma ação contínua, voltada ao estímulo de estudantes de escolas públicas e privadas da Educação Fundamental, Média e Técnica a desenvolverem projetos científicos e tecnológicos. A FEBRACE estimula a realização de projetos investigativos, envolvendo a cada ano mais estudantes, professores e escolas de todo o país.


A FEBRACE tem apoio institucional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), do MEC (Ministério da Educação), do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) e da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Desde sua primeira edição, a FEBRACE conta com o patrocínio oficial da Intel do Brasil, e todos os anos a FEBRACE indica 9 projetos para participarem da Intel ISEF (International Science Engineering Fair), que acontecerá de 11 a 17 de maio em Atlanta, Georgia, EUA. A FEBRACE também conta com o patrocínio do Instituto Votorantim e do Sebrae Nacional.


Especialmente em 2008, será realizada, em um espaço anexo à tenda da FEBRACE, a II Mostra Juvenil de Ciência e Tecnologia do MERCOSUL. Essa mostra é uma atividade organizada pelo Comitê Gestor de Popularização da Ciência do Mercosul, cujo representante do Brasil é o Departamento de Popularização e Difusão da C&T da Secretaria de C&T para Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia. A Mostra Mercosul é realizada a cada dois anos. A I Mostra Juvenil de Ciência e Tecnologia ocorreu de 1 a 7 de novembro de 2006, na cidade de Salta, Argentina, junto com a realização da Mostra Nacional de C&T Juvenil da Argentina.


O objetivo da Mostra Mercosul é promover a integração regional de pesquisa em ciência e tecnologia entre estudantes do ensino médio, mais especificamente entre os estudantes dos países membros e associados do Mercosul. E em 2008, essa mostra será realizada em parceria com a FEBRACE.


Para participar da segunda edição da Mostra Mercosul, foram convidados 30 projetos, sendo 4 projetos de cada país membro (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela) e dois projetos de cada pais associado (Chile, Bolívia, Colômbia, Equador e Perú).

Sobre a organização da FEBRACE


A FEBRACE é organizada pelo LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O laboratório é conhecido por ser um dos mais inovadores no Brasil. Na década de 80, desenvolveu o primeiro micro-super-computador brasileiro de 32 bits, um minisuper-computador paralelo com arquitetura NUMA, aplicações específicas de microprocessadores e uma família de terminais e estações gráficas. Atualmente no laboratório são desenvolvidos projetos nas áreas de TV Digital, Telessaúde, Tecnologia na educação (com destaque para os testes do projeto Um Computador por Aluno), Realidade Virtual, Certificação Digital e Nanoeletrônica.

Veja alguns projetos que serão apresentados na FEBRACE 2008

Cadeira Monitorada para Correção de Postura
Uma cadeira que possui sensores de pressão que detectam quando a pessoa não está sentada adequadamente. A pessoa é avisada quando a sua postura está correta - ou não - através de sinais luminosos.

LAV 2.0 – Limpador automático de vidros
Um robô operado por controle remoto sem fio que emprega a técnica de hidrojateamento para limpar a fachada de edifícios. A pessoa que normalmente deveria estar suspensa pode então operar o robô de uma posicão segura.

Robô agrícola
Máquina que é capaz de realizar tarefas no plantio de diversos produtos com uma interface programável. Depois de programado, o robô se movimenta de forma autônoma, com auxílio de sensores. O robô pode arar e plantar sementes de acordo com a necessidade.

Tomada Econômica
Dispositivo que pode desligar aparelhos elétricos de acordo com uma programacão prévia. A Tomada Econômica também possui sensores para “perceber” quando não há nenhuma pessoa no recinto, e pode, portanto, desligar esses aparelhos automaticamente.


6a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia & II Mostra de Ciência e Tecnologia do MERCOSUL


Quando:
de 11 a 13 de Março de 2008, das 14h às 19h
Onde: Av. Prof. Luciano Gualberto, trav.3, Estacionamento da Escola Politécnica, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, SP


Linhas de ônibus que atendem a Cidade Universitária

107-T - Cidade Universitária/Jaçanã

177-P - Butantã-USP/Pedra Branca

177-H - Butantã-USP/Horto Florestal

701-U - Butantã-USP/Jaçana

7725 - Rio Pequeno/Metrô Vila Madalena

702-U - Butantã-USP/Terminal Pq. Dom Pedro

7181 - Cidade Universitária/ Terminal Princesa Isabel

7411 - Cidade Universitária/ Praça da Sé

7702 - USP/ Terminal Lapa

7742 - Cidade Universitária / Aclimação

280-BI - Cidade Universitária/São Bernardo do Campo

Há também ônibus fretados para as cidades de Campinas, Jundiaí, Santos, Carapicuíba Bragança Paulista.

Envie esta notícia para um amigo

CONFIRA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.