Março de 2008 - Nº 09     ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Sobre o escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Clarice Lispector
A Hora de Clarice
Uma biografia
JJ Entrevista
Clarice e Millôr
Crônica
Alguns livros
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas Livros/CDs/DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Edições anteriores
Escola
Como participar
Divulgação de eventos

Confira as dicas de teatro!



-Bate papo (Chatroom)
Direção:Tuna Serzedello

-Nos campos de Piratininga - Histórias do futebol na cidade de São Paulo
Direção:Imara Reis

-Gota d'Água - Breviário
Direção:Heron Coelho e Georgette Fadel

-Aldeotas
Direção:Cristiane Paoli Quito

- Terça Insana
Direção:Grace Gianoukas

 

 

 

 

teatro_col03.php
VOCÊ SABIA?

Quem foi Gil Vicente?

 

Muito do que se sabe a respeito de Gil Vicente é suposição, devido à falta de registro histórico confiável. Ele nasceu em Portugal, não se sabe exatamente em que cidade, entre os anos de 1465 e 1470 e morreu entre 1536 e 1540. O mais certo é que ele tenha sido ourives e essa função lhe permitiu acesso à Corte.

Em 1502 por ocasião do nascimento do rei D. João III Gil Vicente apresentou na Câmara Real uma peça de sua autoria chamada “O Auto da Visitação” ou “Monólogo do Vaqueiro”. A rainha D. Leonor ficou tão satisfeita com sua performance que o convidou a escrever outras peças em ocasiões festivas. Tem-se essa data como início do Teatro Português, embora vale lembrar que o teatro popular (farsas, momos, pantomimas) e o teatro medieval de caráter religioso (moralidades, mistérios) nunca deixaram de existir apesar da ausência de documentação escrita.

  Gil Vicente foi um observador dessa sociedade da época, criticando-a em suas peças. Seus personagens representam tipos (o velho, a alcoviteira, o fidalgo, o pastor) ou alegorias (a virtude, a morte, o bem, o mal). Ele classificava suas peças em comédias, farsas e moralidades, embora muitas classificações posteriores sejam diferentes, incluindo uma feita pelo seu filho Luis Vicente. Após a morte de Gil Vicente, ele publicou todas as obras do pai numa edição chamada “Compilaçaum de todalas obras de Gil Vicente”, que já teria alterado muito do original das obras.

 

  É provável que Gil Vicente tenha escrito mais de 44 peças, das quais muitas se perderam. As mais conhecidas são o Auto da Índia, O velho da Horta, o Auto da Barca do Inferno, a Farsa de Inês Pereira e o Auto da Lusitânia, na ordem cronológica em que foram escritas.

  Por esse pioneirismo na arte dramática, maestria com que escrevia seus textos e pela análise crítica que fez da sociedade da época, Gil Vicente é considerado “o Pai do Teatro Português” e suas obras são tão atuais que são montadas até hoje.

 

Adriana Lobo, aluna do Teatro - Escola Célia Helena,. São Paulo -  capital

 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.