Março de 2006- Nº 01    ISSN 1982-7733
Editorial
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Tema da Hora
Entrevistado da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Decibel
HQ e Charge
Fui!
Pra lá e pra cá
Amigos no exterior
É o bicho!
Poesia
Crônica
Prof. Pardal
Participe da enquete
Em Destaque
Repórter Jovem
  Comenta
Livros, CDs e DVDs
Agenda
Cinema
Teatro
Escola
Como participar
Escolas no Nº 01
Fale conosco
Todas as edições do JJ
Presidentes da América Latina no Memorial


FHC no Memorial - Foto: Edivânia Silva

 

O Memorial da América Latina deu início ao Projeto Presidentes da América Latina com a coordenação do Prof. Dr. Celso Lafer, ex-Ministro das Relações Exteriores.

O projeto promove uma série de seminários com ex-presidentes de países latino-americanos, com o intuito de ampliar o debate sobre a Evolução do Processo Democrático na América Latina, como também o relato da experiência pessoal no exercício da presidência. Após as exposições dos presidentes sempre haverá um debate entre o convidado e especialistas como sociólogos, jornalistas, economistas e cientistas políticos.

O primeiro convidado foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que esteve presente no último dia 07 de fevereiro, acompanhado dos seus companheiros de partido, o governador de São Paulo Geraldo Alckimin e Pedro Malan.

Em seu discurso FHC comentou sobre o processo de democratização do Brasil e um pouco de sua experiência na presidência e diz não ser pessimista com relação ao país.

Comenta que a forma de cobrança da comunidade era face a face e que agora há outras formas de "socializar" a comunicação e que a população exige respostas mais rápidas e pressiona porque tem ansiedade de participar do processo, exige educação, moradia, transparência e informação.

FHC relembra que na sociedade do conhecimento devemos ir mais fundo na educação ou nunca vamos competir com o resto do mundo.

Após o discurso, participaram do debate junto ao ex-presidente FHC o professor e historiador Boris Fausto, o cientista político Bolívar Lamounier, o ex-ministro Pedro Malan, o professor e cientista político Fernando Luiz Abrucio, o jornalista Paulo Moreira e Carlos Vogt, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S.P.

A tônica do debate girou em torno da implementação do processo democrático no Brasil. Bolívar Lamounier pontua as dificuldades de instalar a democracia no país após um longo período de ditadura militar e momentos de grande censura . E ainda afirma que falta realismo e que há uma grande distância entre a sociedade e o sistema político.

Além do ex-presidente do Brasil, participou no dia 14 de fevereiro Eduardo Duhalde, ex-presidente da Argentina. Participarão ainda do projeto os ex-presidentes Ernesto Zedillo (México), Valentín Paniagua (Peru), Oscar Rafael Arias Sanches (Costa Rica) e o atual presidente do Chile Ricardo Lagos. O ciclo de palestras se encerra em abril e a entrada é franca, mas é necessário fazer a inscrição. Para isso acesse o site www.memorial.sp.gov.br.

Edivânia Silva

Conheça o portfólio