Março de 2006- Nº 01    ISSN 1982-7733
Editorial
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Tema da Hora
Entrevistado da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Decibel
HQ e Charge
Fui!
Pra lá e pra cá
Amigos no exterior
É o bicho!
Poesia
Crônica
Prof. Pardal
Participe da enquete
Em Destaque
Repórter Jovem
  Comenta
Livros, CDs e DVDs
Agenda
Cinema
Teatro
Escola
Como participar
Escolas no Nº 01
Fale conosco
Todas as edições do JJ
PAPO RÁPIDO
Nelson Motta - Escritor e crítico musical

A jornalista Patrícia Biasi entrevistou Nelson Motta para falar sobre a produção do seu livro Bandidos e Mocinhas.

Adolescentes costumam gostar muito de histórias de mistério. Era o seu caso? Lia muita aventura policial quando era adolescente?

Quando eu era adolescente adorava ler as crônicas diárias do Nelson Rodrigues no jornal Última Hora, A Vida Como Ela É (que sempre tinham paixão, crime, sexo e surpresas) e também os livrinhos de detetive que vendiam em bancas de jornal. O meu favorito era um tal de Shell Scott, de Richard Prather, bem vagabundos, deliciosos, com um detetive nova-iorquino durão e sedutor. Um pulp fiction brasileiro, é o que ambicionei com Bandidos e Mocinhas.

Também li eletrizado os mestres do gênero, Raymond Chandler, James Ellroy, Dashiell Hammett e recentemente Denis Lehane (Sobre Meninos e Lobos) que é o que mais gosto dos novos, é sensacional. Entre os brasileiros, Marçal Aquino, que é um grande escritor, acima de gêneros, um mestre.

O que mais o atrai neste tipo de ficção?

Ah, certamente é o mistério. O ser humano tem fascínio por mistérios, tem sempre a ambição e o desafio de resolvê-los, mas os grandes mistérios mesmo (Deus, quem somos, de onde viemos, para onde vamos, por que? ) acredito que existam para ser mistério, que aceita-se simplesmente. Mas inventar mistérios para excitar a imaginação das pessoas é delicioso, distrai, diverte e às vezes até emociona.

O que o público jovem pode esperar de Bandidos e Mocinhas ?

Tudo que eu gosto nos livros de mistério e romances policiais eu tentei colocar em Bandidos e Mocinhas, sexo, suspense, mistérios, viradas imprevistas, surpresas, um final surpreendente e inesperado, personagens sanguíneos e humanos como uma delegada bonita, gostosa, inteligente e competente, que se encontra com um bandido educado, malvado e sedutor enquanto - cada um do seu jeito - investigam o assassinato de uma atriz decadente.

Foto: Fonte - site da revista Criativa

Conheça o portfólio