Agosto de 2006- Nº 03    ISSN 1982-7733
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Convidados da hora
Especial da Copa
Comentaristas do JJ
Seção livre
Palavra aberta
Humor
HQ e charge
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Férias
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escolas no Nº 03
Dinamarca

Nome: Jens Eddy
Cidade: Copenhagen - Denmark
Idade: 29 anos
Ocupação: Analista de Sistemas

Jens é dinamarquês e respondeu as perguntas do Jornal Jovem, sobre a política na Dinamarca.

Jornal Jovem - Qual o grau de envolvimento e de conhecimento dos cidadãos deste país com relação à política? Há participação efetiva?

Jens Eddy - Em geral, não gastam muitas horas lendo e entendendo política. Muitos têm uma concepção clara em quem irão votar, mas minha opinião subjetiva é que não sabem o programa completo do partido que irão votar. A posição política dos jovens é influenciada por seus pais.

Jornal Jovem - Como você percebe a política na mídia do país? É algo tendencioso ou imparcial? Em que sentido e proporção?

Jens - A mídia dinamarquesa tem diferentes ângulos em relação à política. Televisão/radio são objetivos, enquanto alguns jornais tendem a serem influenciados por algumas percepções políticas.


Jornal Jovem - O jovem é participativo e entende da política do país? Há manifestações estudantis?

Jens - Na minha opinião apenas poucos jovens investem seu tempo lendo sobre política , normalmente o que eles sabem sobre esse assunto, ficaram sabendo através da televisão.

Jornal Jovem - Como são vistos os políticos pela sociedade? Quais os comentários mais comuns sobre política e políticos no país?

Jens – Os políticos têm uma posição importante para muitas pessoas, entretanto alguns pensam que eles não são confiáveis, enquanto outros acham que eles são pessoas muito confiáveis; o que claramente depende do entendimento de cada um. É de grande importância que as declarações dos políticos sejam verdadeiras. Se declararem algo falso ou irreal a população tem o poder de suspender ou trocar o parlamento dinamarquês.

Jornal Jovem - Como funciona a propaganda eleitoral no país?

Jens – É predominante nas semanas que antecedem as eleições – posters serão publicados. Políticos sairão nas ruas para conseguir votos extras, muito material será publicado e distribuído. Os cidadãos podem, sempre que quiserem, ter esse material e receberão por correio de vários partidos.

Jornal Jovem - Como é tratada a questão da corrupção na política? De que forma a maioria da população encara isso?

Jens – A corrupção é totalmente inaceitável na Dinamarca e é quase inexistente. A pessoa que praticar a corrupção será duramente punida. A pessoa será suspensa e prejudicará o partido também. Uma vez que o primeiro ministro dinamarquês foi pego distribuindo informações não verdadeiras ele perdeu seu título. As pessoas nunca aceitarão corrupção na Dinamarca.

PAÍSES
 
 
Conheça o portfólio