Março de 2008 - Nº 09     ISSN 1982-7733
exposicao14.php
exposicoes.col03.php
Aqui você é o repórter
Sobre o escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Clarice Lispector
A Hora de Clarice
Uma biografia
JJ Entrevista
Clarice e Millôr
Crônica
Alguns livros
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas Livros/CDs/DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Edições anteriores
Escola
Como participar
Divulgação de eventos

Mulheres Artistas: relatos culturais no MAC/Ibirapuera - SP

 

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) apresenta, a partir de 8 de março de 2008, Dia Internacional da Mulher, às 11h, a exposição “Mulheres artistas: relatos culturais”, acompanhada de conferências e de atividades educativas. Até 25 de maio.

Domingo, Bruna Truffa. Foto:Divulgação

A mostra coletiva faz parte do ciclo “Mulheres artistas e a contemporaneidade”, iniciado em 2007. A exibição, no MAC USP Ibirapuera, conta com obras das artistas latino-americanas Lacy Duarte, do Uruguai; Bruna Truffa, do Chile; Ana Miguel, do Brasil e Paola Parcerisa, do Paraguai.

Os três segmentos do evento — exposição, conferências e ações educativas — têm por objetivo promover o debate sobre arte contemporânea e ampliar o contato do público com poéticas visuais de mulheres artistas. A exposição, com curadoria de Lisbeth Rebollo Gonçalves e de Cláudia Fazzolari reúne, em 950 metros quadrados,  pinturas, objetos, vídeos e instalações. Todos os trabalhos são inéditos em São Paulo.

Traperas, Lacy Duarte. Foto:Divulgação

 

A reflexão sobre o entorno cultural, no qual a arte latino-americana está materializada por quatro mulheres artistas, pode ser percebido como eixo central da mostra. Outro elemento a considerar é a abordagem relacionada ao corpo, muito evidente nas obras que compõem a exposição. Segundo as curadoras, o espectador terá condições de verificar as circunstâncias e os desdobramentos de vivências particulares das artistas, em distintas percepções.  

 

O Programa Interar-te, ligado ao setor educativo do museu, organizará algumas atividades paralelas.

A programação de conferências conta com a participação da curadora e crítica de arte uruguaia Alicia Haber, que realizará em março uma série de conferências no auditório do MAC-USP/Cidade Universitária.

 

As artistas

 

 Lacy Duarte nasceu em Salto, Uruguai, em 1937 e vive em Montevideo. Sua obra atual revela o feminino e aspectos da trajetória de trabalho da mulher camponesa (trapera, em espanhol). Na exposição para o MAC-USP apresenta instalação na qual utiliza papéis, costuras e aquarelas. Parte da série representou o Uruguai, em 2005 na 51ª Bienal de Veneza.

 

Bruna Truffa nasceu em Arica, no Chile, em 1963. Licenciada pelo Instituto de Arte Contemporaneo de Santiago, a artista complementou estudos na Universidad Autônoma de Madri, em 1992. No MAC-USP, exibe 30 obras de uma série denominada “Território doméstico, de 2005. As obras remetem a um calendário ou uma peregrinação em que os dias das semanas se repetem, sem alívio para a mulher retratada.

  Ana Miguel. Foto:Divulgação

Ana Miguel nasceu no Rio de Janeiro, em 1962. Além de sua formação na Oficina de Gravura de Ingá, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, realizou estudos de Antropologia e de Filosofia na Universidade Federal Fluminense e na Universidade Federal de Brasília. Especializou-se em Barcelona. Há obras suas nas Coleções Gilberto Chateaubriand e Cândido Mendes, em acervos dos Museus de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de Salvador. Seus trabalhos também podem ser vistos em Madri, Buenos Aires, Brasília e Reus, na Catalunha. “Ela”, sua obra para a exposição no MAC-USP, conta com um vídeo, com uma instalação mecânica e com um texto de Samuel Beckett.

 

Paola Parcerisa nasceu em Asunción, no Paraguai, em 1968 e vive em Santiago do Chile. Estudou Artes Visuales na Universidad Nacional de Asunción e concluiu pós graduação na Universidad de Chile. Sua poética trata da condição da mulher  latino-americana. Foi a representante do Paraguay na 52ª Bienal de Veneza, em 2007. Para a exposição em São Paulo , a artista exibe obra original criada para o conceito da mostra. O trabalho em processo utiliza cerca de 2500 potes de produtos cosméticos descartados para  compor um espaço de reflexão sobre o cotidiano contemporâneo.

Exposição `Mulheres Artistas: relatos culturais`

Curadoria/coordenação: Lisbeth Rebollo Gonçalves e Cláudia Fazzolari

Abertura: 08 de março (domingo), às 11h

Visitação: 08 de março a 25 de maio

MAC USP Ibirapuera

Terça a domingo das 10 às 19 horas

Tel.:11. 5573-9932

Entrada franca

Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso (Prédio da Bienal, entrada pela rampa lateral)

Parque Ibirapuera - Portão 3

Estacionamento no parque com zona azul

Envie esta notícia para um amigo

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.