Março de 2008 - Nº 09     ISSN 1982-7733
jovem10.php
Aqui você é o repórter
Sobre o escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Clarice Lispector
A Hora de Clarice
Uma biografia
JJ Entrevista
Clarice e Millôr
Crônica
Alguns livros
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas Livros/CDs/DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Edições anteriores
Escola
Como participar
Divulgação de eventos

"Oceano: vida escondida" na Estação Ciência - SP

Confira a programação da Estação Ciência. Horário de funcionamento: de terça a sexta das 8h às 18h e nos finais de semana e feriados das 9h às 18h.

 

Exposição inédita em São Paulo traz fotos e objetos diretamente  das profundezas do mar: imagens revelam a rara e inacessível beleza que o público desconhece. Até 11 de maio.

Filo Echinodermata. Detalhe da região oral do ouriço-do-mar Arbacia lixula. Os cinco dentes brancos raspam o alimento da rocha, enquanto as pequenas estruturas ao redor da boca ajudam na higiene e proteção bucal. Foto: Divulgação.      

 
Entra em cartaz em São Paulo , no dia 8 de março, a exposição Oceano: vida escondida, que apresenta imagens inéditas de corais, águas-vivas e outros organismos marinhos de rara beleza estética. O destaque é para seres dificilmente vistos fora do meio científico e portanto totalmente desconhecidos do grande público. Trata-se de um diferencial de outras exposições fotográficas do gênero, já que estes animais não costumam ser fotografados, seja pelas suas medidas mínimas ou então pelos hábitos de vida ocultos, desenvolvidos nas profundezas do oceano. 

Filo Cnidaria. A água-viva Olindias sambaquiensis é comum no litoral Sudeste, sobretudo nos meses de inverno e outono. É conhecida dos banhistas pelo colorido vívido e pelos tentáculos urticantes. Foto: Divulgação.

Além das imagens, a exposição conta ainda com materiais manipuláveis, que além de conferir um caráter mais interativo à mostra, ainda ajuda o público a se aproximar e conhecer melhor o universo mostrado nas imagens.  Oceano: vida escondida fica em exposição até o dia 11 de maio na Estação Ciência da USP, localizada no bairro da Lapa. 

Filo Echinodermata. Larva da bolacha-do-mar Clypeaster subdepressus durante seu desenvolvimento. Mesmo com apenas 4 braços ainda em formação a larva já é capaz de se alimentar. Foto: Divulgação.

No total, são 40 painéis de 40 cm X 50 cm com imagens fotográficas e legendas explicativas (sobre o animal e o local da fotografia), mais 6 grandes pôsteres de 1 m X 1,20 m, 3 esqueletos de bolachas-do-mar (com medidas entre 20 cm X 18 cm e 6 cm X 5 cm), 3 esqueletos de ouriço-do-mar, (com cerca de 10 cm de diâmetro), 3 placas de petri e lupas com amostras fixadas de plâncton, um espécime de coral com 15 cm de comprimento, três vídeos (plâncton, medusas e ciclo de vida da bolacha-do-mar) e quatro telas com imagens 3D. 

Fotógrafos 


A exposição foi produzida com técnicas especiais por uma equipe de biólogos do CEBIMar (Centro de Biologia Marinha da USP), localizada em São Sebastião: 


Alberto Lindner (curador) é biólogo pela Universidade de São Paulo e doutor em biologia pela Duke University. Atualmente é pós-doutorando CEBIMar, onde pesquisa a evolução de organismos marinhos. 


Álvaro E. Migotto é diretor do CEBIMar e professor associado da Universidade de São Paulo.


Bruno C. Vellutini é biólogo e mestrando do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Atualmente trabalha no CEBIMar com o desenvolvimento e ciclo reprodutivo de uma bolacha-do-mar do Canal de São Sebastião. 


Inácio D. da Silva Neto é professor associado do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorando do CEBIMar. 

Oceano: vida escondida

Data: 8 de março a 11 de maio
Local: Estação Ciência

R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo
Mais informações: (11) 3673 7022/ www.eciencia.usp.br 

Estação Ciência - Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. www.eciencia.usp.br - info@eciencia.usp.br

Local: Rua Guaicurus, 1394, Lapa. Fone: (11) 3673-7022

Horário de funcionamento: terças a sextas-feiras, das 8 às 18 h; sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 h
Obs: fechamento do portão para ingresso - às 17h30 horas
www.eciencia.usp.br - info@eciencia.usp.br

Agendamento
Para escolas e grupos com mais de 15 pessoas. Telefones: (11) 3672-5364 e (11) 3675-6889.

CONFIRA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.