Março de 2008 - Nº 09     ISSN 1982-7733
jovem20.php
Aqui você é o repórter
Sobre o escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Clarice Lispector
A Hora de Clarice
Uma biografia
JJ Entrevista
Clarice e Millôr
Crônica
Alguns livros
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas Livros/CDs/DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Edições anteriores
Escola
Como participar
Divulgação de eventos

Estação Ciência - Programação

Confira a programação da Estação Ciência. Horário de funcionamento: de terça a sexta das 8h às 18h e nos finais de semana e feriados das 9h às 18h.

 

Sob nova direção

A Estação Ciência está ganhando em 2008 uma nova diretoria, depois de quatro anos de gestão do prof. Dr. Wilson Teixeira. O período foi marcado pela expansão da Estação, com grande aumento de público e visibilidade, estabelecimento de novas parcerias, investimentos e qualificação do espaço físico e ampliação das ações externas e itinerantes. Teixeira, professor titular do Instituto de Geociências da USP – unidade que também já dirigiu – prossegue como colaborador da Estação, coordenando projetos diversos.

A nova diretora será a profa. Dra. Roseli de Deus Lopes, que além de docente da Escola Politécnica da USP também é coordenadora da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). A profa. Roseli atuou na gestão anterior como vice-diretora da Estação Ciência, e no último ano coordenou no estado de São Paulo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Como vice-diretor, assume o prof. Dr. Mikiya Muramatsu, professor do Instituto de Física da USP e coordenador de diversos projetos de popularização da ciência, sendo o mais recente destaque o Arte & Ciência no Parque.

Confira algumas das atividades programadas.

Coral USP abre vagas na Estação Ciência e outros locais

Até 31 de março (ou até o preenchimento total das vagas), os interessados em participar dos grupos corais da USP podem fazer suas inscrições. O CoralUSP é aberto à comunidade em geral e a participação é gratuita. Além da Estação Ciência, há grupos no Campus Butantã, no Largo São Francisco e na Casa Dona Yayá, em dias e horários diferentes, de acordo com cada grupo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-3930 ou no site www.usp.br/coralusp.

Lapa ganha novo posto de coleta de pilhas usadas

O bairro da Lapa está ganhando uma opção para o descarte de pilhas e baterias: a Estação Ciência agora é ponto de coleta desses materiais, em uma parceria com os programas USP Recicla e Papa-Pilhas, do Banco Real. Os interessados em contribuir com uma destinação saudável desse lixo precisam apenas trazer as baterias e depositá-las na urna localizada na porta de entrada da Estação. Periodicamente equipes do Papa-Pilhas encaminharão o conteúdo para reciclagem e descontaminação. Saiba mais sobre a importância do descarte correto desses materiais e sobre o processo de reciclagem no site www.bancoreal.com.br/papapilhas, que traz ainda várias curiosidades sobre as pilhas.

I Semana de Licenciatura em Ciências da Natureza

Alunos e docentes da Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP estão organizando a I Semana da Licenciatura em Ciências da Natureza, que acontece de 10 a 15 de março. No evento haverá palestras, discussões, oficinas, exibição de filmes, exposição fotográfica e peça teatral, bem como exposições itinerantes da Estação Ciência, em uma programação dirigida tanto ao público universitário como ao ensino fundamental e médio. O principal objetivo é contribuir para a integração da comunidade interessada na educação científica, tanto no âmbito escolar como não escolar. Veja informações completas sobre o evento no site: http://www.uspleste.usp.br/aprender-ciencia/semana_LCN.php.

FEBRACE 2008

O Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica (Poli) da USP realiza, de 11 a 13 de março, das 14 às 19 horas, a 6ª Mostra de Projetos da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia), coordenada pela nova diretora da Estação Ciência, profa. Dra. Roseli de Deus Lopes. Serão apresentados 267 projetos realizados por estudantes de 24 estados e do Distrito Federal. Simultaneamente, acontece a 2ª Mostra Juvenil de Ciência e Tecnologia do Mercosul, com trabalhos realizados no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. As mostras são abertas ao público e a entrada é gratuita. Os eventos acontecem na própria Poli, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail febrace@lsi.usp.br.

Dica: jogos educativos

Você conhece o site Inova Unicamp? O endereço disponibiliza vários jogos educativos que podem ser baixados gratuitamente. Todos podem ser impressos para jogar fora do computador e são bem fáceis de jogar. Útil e interessante para educadores e curiosos em geral: www.inova.unicamp.br/inovanosmunicipios/jogos/jogos.php

Estação Ciência - Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. www.eciencia.usp.br - info@eciencia.usp.br

Local: Rua Guaicurus, 1394, Lapa. Fone: (11) 3673-7022

Horário de funcionamento: terças a sextas-feiras, das 8 às 18 h; sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 h
Obs: fechamento do portão para ingresso - às 17h30 horas
www.eciencia.usp.br - info@eciencia.usp.br

Agendamento
Para escolas e grupos com mais de 15 pessoas. Telefones: (11) 3672-5364 e (11) 3675-6889.

CONFIRA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.