Agosto de 2006- Nº 03    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Convidados da hora
Especial da Copa
Comentaristas do JJ
Seção livre
Palavra aberta
Humor
HQ e charge
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Férias
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escolas no Nº 03

A Copa na História

Fabiana Bastos
2º ano E.M. Colégio Bandeirantes
São Paulo - capital

 

A copa do mundo 2006, acontece este ano na Alemanha em sua 18ª edição.

Realizada desde 1930, a competição é considerada o 2º maior evento esportivo do Planeta, perdendo somente para os Jogos Olímpicos, disputa que se dá desde o período da Antiga civilização Grega.

Sediada no Uruguai, a 1ª Copa do Mundo contava com apenas 13 seleções participantes, e teve como campeã e vice-campeã, a seleção Uruguaia e a Argentina. Nas duas edições seguintes, os países escolhidos para receber o evento foram Itália e França, no entanto para a tristeza do povo brasileiro em nenhuma dessas edições a seleção Brasileira foi consagrada campeã.

Em 1950, com o retorno do maior campeonato de futebol, que fora interrompido no período da GUERRA FRIA (1945- 1949) por questões políticas, o Brasil foi o país eleito para hospedar o evento. O povo Brasileiro entretanto, teve que se contentar com a alegria de sediar o evento, já que novamente não fora à vez do Brasil, de sair com a taça na mão.

Com o grito de vitória entalado na garganta, o time brasileiro fez por merecer a vitória tão desejada, em 1958 na Suécia. Apaixonados pelo “gostinho da vitória”, na Copa seguinte, o Brasil manteve sua posição de campeão.


Esta ilustração faz parte do acervo da família Ladeira e foi desenhada por
Lucy de Cerqueira Leite Ladeira na década de 70.

Para ainda maior felicidade do torcedor Brasileiro o Tri-campeonato veio pouco tempo depois, em 1970, com uma seleção que contava com a presença de grandes jogadores, tais como o craque Pelé. O tetra-campeonato todavia, só chegou ao Brasil, após 24 anos de espera, na copa de 1994. Na última copa, em 2002, o Brasil apesar de desacreditado por todos, mostrou o que sabe fazer de bom, e deu uma goleada de 2x0 na final contra a seleção Alemã, trazendo a taça para os braços do povo Brasileiro.

Sendo o Brasil o país com maior número de vitórias e o único a ter participado de todas as edições da copa do mundo, a torcida brasileira aguarda com entusiasmo e esperança que sua seleção retorne mais uma vez com a vitória nas mãos, concedendo o título de hexacampeão para o país.

COPA
Clique aqui
para enviar um e-mail para essa seção.
Conheça o portfólio