A partir de 8 maio, 11°o cultura inglesa festival entra na segunda fase, com apresentação de 15 atrações em 22 cidades de 3 estados.
Três curtas-metragens abrem a segunda etapa - um deles selecionado para o Festival de Cannes - que abrangerá cidades de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Para assistir aos espetáculos o público deverá dar um livro novo ou usado. Os livros serão doados para a rede pública de ensino. Com um show fechado do cantor e compositor Lobão, a Cultura Inglesa encerrará o evento com a premiação das melhores produções com troféu especialmente criado pela artista plástica Ana Maria Tavares
Todas as atrações foram produzidas por artistas brasileiros inspirados em artistas e obras britânicas. Com um show para convidados do cantor e compositor Lobão, a Cultura Inglesa encerrará em 28 de maio o festival, quando concederá mais R$ 25 mil em prêmios para as melhores produções e troféus especialmente criados pela artista plástica Ana Maria Tavares.
No dia 22, o consultor, supervisor, editor de roteiros e tradutor de roteiros audiovisuais Miguel Machalski vai dar uma palestra gratuita e aberta ao público sobre roteiros para cinema.
CINEMA DIGITAL
Os três curtas-metragens serão exibidos juntos no dia 8 de maio em quatro sessões na Sala Cultura Inglesa do CBB – Centro Brasileiro Britânico, na rua Ferreira de Araújo 741, Pinheiros, Capital. Duração: 45 minutos. Sessões às 19h30, 20h30, 21h30 e 22h30. Ingresso: um livro novo ou usado. A troca de ingressos poderá ser feita a partir de 2 de maio de quarta-feira a sábado das 15 horas às 21 horas e aos domingos das 15 horas às 19 horas. A Sala Cultura Inglesa do CBB tem 160 lugares, ar-condicionado, acesso para deficientes físicos e estacionamento tarifado.
Informações: www.culturainglesasp.com.br e (11) 3095-4466.
Saliva
Livremente inspirado no conto “There’s a Lot of Room”, de Eva Salzman, Esmir Filho criou “Saliva”. O curta mostra como a criativa e curiosa Marina, aos 13 anos, descobre que o primeiro beijo é muito diferente de tudo o que já havia pesquisado com suas amigas. O diretor e roteirista Esmir Filho decidiu explorar o tema, porque suas últimas obras vêm abordando as experiências angustiantes da adolescência. Ele também lança mão de metáforas visuais para ressaltar a sensação da primeira troca de fluídos de um adolescente. “Saliva” será exibido na Semana Internacional da Crítica do Festival Internacional de Cannes, a ser realizado de 16 a 27 de maio, na França. A programação do Festival de Cannes incluirá ainda “Saba”, primeiro filme de Gregório Graziosi.
“Saliva” é o quarto curta-metragem em película de Esmir, diretor do premiado “Alguma Coisa Assim” e co-diretor do vídeo “Tapa na Pantera”, que se tornou um dos vídeos mais acessados do Youtube.
Perto de Qualquer Lugar
“Perto de Qualquer Lugar”, de Mariana Bastos, tem como ponto de partida a descoberta da sexualidade da jovem Gabi, de 18 anos. O curta foi livremente inspirado em “Just Like a Young Girl”, de Christina Koning. Diante desta novidade, a garota se envolve pela primeira vez no processo de confrontar novos sentimentos, expectativas e frustrações.
“Perto de Qualquer Lugar” mistura um panorama realista através de um olhar poético e a diretora optou por não centrar a história à experiência da primeira vez, mas também nas suas conseqüências. Nos primeiros minutos, mantém um clima alegre e agitado, quase eufórico que com o desenrolar da trama assume um tom mais intimista, que procura esquadrinhar os sentimentos e emoções da garota.
Saltos
A partir da riqueza das imagens propostas no poema “The Spire Cranes”, de Dylan Thomas, o curta de Gregório Graziosi, “Saltos”, expõe o dilema vivido por um atleta de 17 anos, dividido entre participar de uma importante competição de saltos ornamentais e o risco de perder a audição se participar do torneio.
Privilegiar a imagem e o som em lugar das palavras é a característica principal do filme. Entusiasta de cineastas como Sokurov e Lucrecia Martel, Gregório optou por um roteiro não-literário. Em lugar das palavras, o filme explora o dilema de William por meio dos sentidos. Com enquadramentos estáticos e bem compostos, a direção insere o espectador em momentos de reflexão e contemplação.
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