A partir de 8 maio, 11°o cultura inglesa festival entra na segunda fase, com apresentação de 15 atrações em 22 cidades de 3 estados.
Três curtas-metragens abrem a segunda etapa - um deles selecionado para o Festival de Cannes - que abrangerá cidades de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Para assistir aos espetáculos o público deverá dar um livro novo ou usado. Os livros serão doados para a rede pública de ensino. Com um show fechado do cantor e compositor Lobão, a Cultura Inglesa encerrará o evento com a premiação das melhores produções com troféu especialmente criado pela artista plástica Ana Maria Tavares
Todas as atrações foram produzidas por artistas brasileiros inspirados em artistas e obras britânicas. Com um show para convidados do cantor e compositor Lobão, a Cultura Inglesa encerrará em 28 de maio o festival, quando concederá mais R$ 25 mil em prêmios para as melhores produções e troféus especialmente criados pela artista plástica Ana Maria Tavares.
No dia 22, o consultor, supervisor, editor de roteiros e tradutor de roteiros audiovisuais Miguel Machalski vai dar uma palestra gratuita e aberta ao público sobre roteiros para cinema.
CINEMA DIGITAL
Os três curtas-metragens serão exibidos juntos no dia 8 de maio em quatro sessões na Sala Cultura Inglesa do CBB – Centro Brasileiro Britânico, na rua Ferreira de Araújo 741, Pinheiros, Capital. Duração: 45 minutos. Sessões às 19h30, 20h30, 21h30 e 22h30. Ingresso: um livro novo ou usado. A troca de ingressos poderá ser feita a partir de 2 de maio de quarta-feira a sábado das 15 horas às 21 horas e aos domingos das 15 horas às 19 horas. A Sala Cultura Inglesa do CBB tem 160 lugares, ar-condicionado, acesso para deficientes físicos e estacionamento tarifado.
Informações: www.culturainglesasp.com.br e (11) 3095-4466.
Saliva
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Livremente inspirado no conto “There’s a Lot of Room”, de Eva Salzman, Esmir Filho criou “Saliva”. O curta mostra como a criativa e curiosa Marina, aos 13 anos, descobre que o primeiro beijo é muito diferente de tudo o que já havia pesquisado com suas amigas. O diretor e roteirista Esmir Filho decidiu explorar o tema, porque suas últimas obras vêm abordando as experiências angustiantes da adolescência. Ele também lança mão de metáforas visuais para ressaltar a sensação da primeira troca de fluídos de um adolescente. “Saliva” será exibido na Semana Internacional da Crítica do Festival Internacional de Cannes, a ser realizado de 16 a 27 de maio, na França. A programação do Festival de Cannes incluirá ainda “Saba”, primeiro filme de Gregório Graziosi.
“Saliva” é o quarto curta-metragem em película de Esmir, diretor do premiado “Alguma Coisa Assim” e co-diretor do vídeo “Tapa na Pantera”, que se tornou um dos vídeos mais acessados do Youtube.
Perto de Qualquer Lugar
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“Perto de Qualquer Lugar”, de Mariana Bastos, tem como ponto de partida a descoberta da sexualidade da jovem Gabi, de 18 anos. O curta foi livremente inspirado em “Just Like a Young Girl”, de Christina Koning. Diante desta novidade, a garota se envolve pela primeira vez no processo de confrontar novos sentimentos, expectativas e frustrações.
“Perto de Qualquer Lugar” mistura um panorama realista através de um olhar poético e a diretora optou por não centrar a história à experiência da primeira vez, mas também nas suas conseqüências. Nos primeiros minutos, mantém um clima alegre e agitado, quase eufórico que com o desenrolar da trama assume um tom mais intimista, que procura esquadrinhar os sentimentos e emoções da garota.
Saltos
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A partir da riqueza das imagens propostas no poema “The Spire Cranes”, de Dylan Thomas, o curta de Gregório Graziosi, “Saltos”, expõe o dilema vivido por um atleta de 17 anos, dividido entre participar de uma importante competição de saltos ornamentais e o risco de perder a audição se participar do torneio.
Privilegiar a imagem e o som em lugar das palavras é a característica principal do filme. Entusiasta de cineastas como Sokurov e Lucrecia Martel, Gregório optou por um roteiro não-literário. Em lugar das palavras, o filme explora o dilema de William por meio dos sentidos. Com enquadramentos estáticos e bem compostos, a direção insere o espectador em momentos de reflexão e contemplação.
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