Junho de 2006- Nº 02    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Mundo afora
Convidados da hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
É o bicho!
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Exceção
Participe da enquete
Edição Anterior
Escola
Como participar
Escolas no Nº 02

O Lado B de Bono Vox do U2

Responsabilidade Social


Bono Vox - Foto Divulgação

 

Nasceu no dia 10 de maio de 1960, em Dublin na Irlanda, tem 45 anos e seu nome de registro é Paul David Hewson, mais conhecido como Bono Vox.

Seu pseudônimo Bono Vox é uma adaptação de Bona Vox, uma marca de aparelho auditivo que em latim traduz-se como "boa voz", mas o significado literal é "A voz do homem bom", esta é a tradução mais próxima da realidade que Bono representa para o mundo, com relação aos seus trabalhos sociais.


O LADO B - O Social

O vocalista da banda U2, atualmente vem sido reconhecido por seu trabalho como ativista das causas sociais e políticas, assunto que é tratado freqüentemente nos discursos de Bono, até mesmo em shows da banda.
Em 2005, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, por suas atitudes humanistas. O líder do U2, é uma das personalidades da música mais engajada nos movimentos sociais.

Defende o perdão da dívida externa de países mais pobres e faz campanhas de combate à pobreza e à fome. Entre seus projetos sociais, faz parte do time de artistas convidados a gravar o CD Contra os Muros da Fome e participa de uma campanha contra a AIDS na África.

Chegou a se reunir com Bill Clinton e até com o falecido Papa João Paulo II, para tratar assuntos de vínculo social.

O cantor esteve no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, e deu início a uma campanha de ajuda mútua, onde inúmeras empresas globais doarão parte de seus lucros a diversas organizações, que lutam no combate a AIDS, tuberculose e Malária, como o Fundo Global. Foi em Davos, durante o fórum no ano passado, que o cantor conheceu Lula.


BONO NO BRASIL

O U2 fez sua primeira apresentação no Brasil em 1998, em 2000, voltou ao país para fazer um clip da música walk on, no Rio de Janeiro. Agora em 2006, foram apresentados dois shows em São Paulo, nos dias 20 e 21 de fevereiro, para um público de mais de setenta mil pessoas no Estádio do Morumbi.

Mas a visita ao Brasil foi além de sua agenda de shows e deu espaço à preocupação com o social. O cantor irlandês Bono Vox foi à residência oficial da Granja do Torto, para um almoço com o presidente Lula. Bono ainda comenta: “É um grande sonho estar aqui, sempre quis conhecer Brasília”.

Sempre que pode, Bono Vox encaixa suas causas sociais no roteiro de suas visitas a outros países e tornou-se um ícone da música e agora um ícone também da luta a favor de causas sociais.

Edivânia Silva

RODA JOVEM
CONFIRA
ACONTECEU
Papo Rápido com o escritor Jonas Ribeiro

 

 

 

 

 

 

Conheça o portfólio