Junho de 2006- Nº 02    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Mundo afora
Convidados da hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
É o bicho!
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Exceção
Participe da enquete
Edição Anterior
Escola
Como participar
Escolas no Nº 02
II Fórum da FAAP de Discussão Estudantil

Flávio Fujita, Pedro Paulo, Carolina Flores, Carolina Martire, Arthur Pinheiro, Priscila Vilela e Priscilla Segabinaz, Amanda Azevedo, Ana Flávia Carraro, Pietro Silva e Rafael Lauro.
Alunos do E.M. Colégio Montessori Santa Terezinha
São Paulo - SP

Entre os dias 28 de abril e 1º de maio aconteceu o II Fórum da FAAP de Discussão Estudantil, no qual nós, alunos do Colégio Montessori Santa Terezinha tivemos o prazer de participar. O Colégio representou três delegações: Equador com os alunos Flávio Fujita, Pedro Paulo, Carolina Flores e Carolina Martire; Quênia com Arthur Pinheiro, Priscila Vilela e Priscilla Segabinazi e Nigéria com Amanda Azevedo, Ana Flávia Carraro, Pietro Silva e Rafael Lauro.

O Fórum tinha como objetivo principal a integração de vários colégios e a discussão e resolução de problemas atuais, tendo como base os temas da assembléia geral da ONU.

Os temas foram divididos em oito comitês: CS (Conselho de Segurança), CDH (Comitê de Direitos Humanos), CE (Comitê de Entorpecentes), PNUD (Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento), OMC (Organização Mundial do Comércio), DSI (Desarmamento e Segurança Internacional), CSD (Comitê de Desenvolvimento Sustentável – em inglês) e ECOFIN (Econômico Financeiro).

Dentre esses estivemos presentes nos comitês do CDH que abordou o tema terrorismo e direitos humanos, PNUD que discutiu sobre educação e desenvolvimento; OMC que tratou do direito propriedade intelectual e biodiversidade e CE falou do problema do narcoterrorismo. Cada comitê enviou um relatório com possíveis soluções para cada tema abordado.

“Nos fez conhecer diversas culturas e refletir de que maneira devemos respeitar os Direitos Humanos, além de estar no meio diferente da nossa realidade cotidiana convivendo com pessoas de diversos lugares”. (Delegadas Amanda Azevedo, Carolina Flores e Priscilla Segabinazzi – CDH).

“No PNUD discutimos meios de se alcançar a educação básica para todos, de acordo com a Segunda Meta do Milênio estabelecida pela ONU. Foi uma experiência muito gratificante e nos fez perceber a importância da convivência em grupo e da conscientização buscando um mundo melhor”. (Delegados Carolina Martire, Priscila Vilela e Rafael Lauro – PNUD).

“A primeira impressão que tivemos foi de que os debates seriam cansativos, mas com o passar deles percebemos que mesmo com um tema tão difícil e de pouco conhecimento pudemos aprender muito, foi uma experiência muito interessante”. (Ana Flávia, Arthur Pinheiro e Pedro Paulo – OMC).

“Ao longo da discussão, terminamos obtendo um maior nível de autonomia em relação aos atos de interpretar, debater e formular conclusões para temas que não tínhamos conhecimento sem impor nosso ponto de vista e argumentos pessoais”. (Pietro Silva e Flávio Fujita – CE).

RODA JOVEM
CONFIRA
ACONTECEU
Papo Rápido com o escritor Jonas Ribeiro

 

 

 

 

 

 

Conheça o portfólio