Junho de 2006- Nº 02    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Mundo afora
Convidados da hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
É o bicho!
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Exceção
Participe da enquete
Edição Anterior
Escola
Como participar
Escolas no Nº 02
Roda Jovem - 2° Bloco - Encantos e Desencantos do Jovem na Política Atual

Meire Melo
27 anos, Jornalista

São Paulo - capital

Jovens querem mudanças, mas estão decepcionados com os políticos


Foto: Dpto Audio-visual Colégio São Luís

Falta de perspectiva do jovem na política foi uns dos pontos levantados no debate. Foi discutido a respeito sobre a irresponsabilidade dos partidos para com o povo, o total descomprometimento deles com a população.

Mesmo diante dessa descrença, surge a vontade do jovem de lutar e mudar a situação do seu país. Ver a juventude questionando, querendo mostrar alternativas, dizer que ainda há tempo para consertar o que está errado, foi o ponto alto, mais significativo do debate.

Essa vontade de mudança foi vista na euforia dos participantes: todos querendo falar e dar suas opiniões e até soluções diante dos problemas apresentados.

Não esqueceram da fragilidade da política, questionaram o voto, o valor de votar e se lembraram, também, da importância de participar, fazer a diferença; afinal, fazemos política em todas as ações da nossa vida!

Em uma platéia de aproximadamente 200 jovens, em idade entre 16 e 25 anos, o que foi visto: vontade e desejo de ter um país melhor.

Mudanças na atual política têm que ser feitas, mas o voto não é a única maneira de fazer democracia no país e dela participar, uma vez que as verdadeiras mudanças começam a surgir a partir dos pequenos gestos do dia-a-dia da população; evitar o conformismo, ir às ruas, lutar, gritar deixar bem claro que esses gestos podem ser pequenos diante de todo o cenário. Isso é maneira de participar e que no futuro será o diferencial.

Ter consciência do voto, analisar, informar-se, não só pelos candidatos, mas também pelos partidos é o grande passo na hora de votar. Afinal, essa é a primeira grande arma do povo.

Ao mesmo tempo em que se fala de frustrações, fala-se também em esperança, em fazer um país novo, querer dar sua opinião, dizer o que se pensa e o que pode ser feito para melhorar. Isso é um sinal claro de que existe força de vontade por parte da juventude.


REALIZAÇÃO
www.jornaljovem.com.br

APOIO
Colégio e Faculdade São Luís
 

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São PauloSieeesp

RODA JOVEM
CONFIRA
ACONTECEU
Papo Rápido com o escritor Jonas Ribeiro

 

 

 

 

 

 

Conheça o portfólio