topo.php
Outubro de 2022 - Nº 22    ISSN 1982-7733
jovem170.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Carta ao leitor-Eleições
Fale conosco
Arquivo JJ
Todas as edições do JJ
Especial Artes
Arte - Brasil séc. XX
Galeria virtual
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Poesia
Crônica
Participe da enquete
International
Presentation
Open section
Contact us
Acompanhe
Livros e CDs
Escola
Como participar
 
 

Memória do compositor Luiz Carlos Paraná é resgatada em livro por Thiago Sogayar Bechara

Evento na cidade natal do artista dá início à série de lançamentos que entrega ao público o fruto de três anos de pesquisa.

Foto: Divulgação  

 

Após três anos dedicando-se à minuciosa reconstituição da trajetória artística e pessoal do compositor Luiz Carlos Paraná (1932--1970), o poeta e jornalista Thiago Sogayar Bechara anuncia o lançamento do seu livro biográfico “Luiz Carlos Paraná: O Boêmio do Leite”, publicação independente, para as noites dos dias 6 e 7 de julho de 2012, na cidade natal do compositor, a interiorana Ribeirão Claro-PR. O evento integra as atrações da feira agropecuária anual do município, a Fescafé, e acontecerá a partir das 19h30 no restaurante da APAE ribeirão clarense, para a qual a renda das vendas será revertida. Para agosto, está previsto também o lançamento da obra nas cidades de São Paulo e Curitiba, ainda sem data nem local definidos.

Luiz Carlos Paraná marcou a noite paulistana da década de 1960 com uma das principais casas noturnas da época, O Jogral, célebre ponto de reunião da intelectualidade brasileira e berço de alguns dos principais nomes da nossa música popular. O compositor fez parte da chamada Era dos Festivais, com a boa colocação das canções “De amor ou paz” e “Maria, carnaval e cinzas” defendidas respectivamente por Elza Soares e Roberto Carlos, em 1966 e 1967. Além disso, gravou discos e emplacou sucessos nas vozes de Hebe Camargo, Agnaldo Rayol, Cascatinha e Inhana, Inezita Barroso, Rolando Boldrin, Carlos José, Angela Maria, Adauto Santos, dentre tantos outros.

Após apresentar ao leitor uma criteriosa pesquisa escrita em tom informal, para ser lida como um romance, conforme explica o autor, o livro de Thiago surpreende com uma segunda parte inteira dedicada a um estudo analítico desenvolvido por ele em sua pós-graduação acerca da temática da Memória Cultural. O assunto não é novidade na carreira do jovem escritor, que vem se dedicando a perfis de artistas como as atrizes Imara Reis e Claudia Alencar, e a cantora Cida Moreira com a perspectiva de resgatar nomes importantes da nossa cultura. Dessa vez, se aprofunda nas razões históricas pelas quais o Brasil ficou conhecido por seus próprios habitantes como um “país sem memória”, tomando como exemplo o caso de esquecimento do compositor agora relembrado e, claro, baseando-se em todos os dados recolhidos e apresentados na primeira parte do livro por meio de leitura bibliográfica e entrevista com mais de 100 pessoas, dentre elas, Julio Medaglia, Inezita Barroso, Paulo Vanzolini, Pena Branca, Chico Anysio, Léo Vaz, Ubiratan Lustosa, Mario Edson, Ana Maria Brandão, Pedro Miguel, etc.

Thiago Sogayar Bechara tem 25 anos e este é seu 4º livro. Em 2002, estreou com seu volume de poesias intitulado “Impressões” (Independente), seguido por “Encenações” (Ed. Zouk, 2004) e “Imara Reis: Van Filosofia” (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010). Para 2012, além da biografia de Carlos Paraná, estão previstos os trabalhos que o autor desenvolveu em torno da arte circense em parceria com outros autores, e a biografia “Cida Moreira: A Dona das Canções”, também pela Imprensa Oficial, que edita a já consagrada Coleção Aplauso.

Vídeos no Youtube:

Vídeo 1 -Clique aqui

Vídeo 2 -Clique aqui

Para a aquisição de “Luiz Carlos Paraná: O Boêmio do Leite”, basta entrar em contato com o autor pelo e-mail thiagobechara@ig.com.br e fazer o pedido.

 

LUIZ CARLOS PARANÁ: O BOÊMIO DO LEITE

Thiago Sogayar Bechara

Lançamento: 6 e 7 de julho de 2012 na cantina da APAE, FESCAFÉ – Ribeirão Claro – PR, Centro de Eventos – A partir das 19h30.

Publicação independente, 2012.

ISBN: 9788587765376

377 páginas

R$ 40,00

Contato para pedidos: thiagobechara@ig.com.br

    

Envie esta notícia para um amigo

 

 

 

 

 

 

 

CONFIRA
ENTREVISTA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2021 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.