topo.php
Outubro de 2022 - Nº 22    ISSN 1982-7733
jovem175.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Carta ao leitor-Eleições
Fale conosco
Arquivo JJ
Todas as edições do JJ
Especial Artes
Arte - Brasil séc. XX
Galeria virtual
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Poesia
Crônica
Participe da enquete
International
Presentation
Open section
Contact us
Acompanhe
Livros e CDs
Escola
Como participar
 
 

Parceria entre UNESCO e Centro Paula Souza desenvolve projetos para o Ensino Médio

Pâmela Leite

16 anos, 2º ano Médio – Etec de Vila Formosa

São Paulo – Capital

Quarta- feira dia, dia 06/02/2013, a Etec de Vila Formosa recebeu uma grande apresentação, integrando pais e alunos numa parceria do Centro Paula Souza com a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Com ilustres visitas, de professores de outras Etecs, como a professora Sonia, diretora da Etec de Suzano, que apresentou uma bela palestra, sobre o respeito na sociedade de hoje em dia e convidou pais, alunos e professores a participarem de uma divertida Dança Circular, que foi feita no pátio da escola.

A Etec de Vila Formosa, recebeu também, a visita de uma equipe do Centro Paula Souza, e do professor Luís Carlos de Menezes que é professor do Instituto de Física da USP e membro do Conselho Técnico Científico da CAPES para Educação Básica, e membro da equipe da UNESCO.

Essa parceria vem propor, aos alunos do Ensino médio, o desenvolvimento de projetos, do mesmo modo que fazem os cursos técnicos, com turmas do primeiro ano.

Essa ideia dos projetos, esta sendo visualizada há um ano, com membros da UNESCO e do Centro Paula Souza, para integrar os alunos em atividades novas na própria sala de aula, noções de aprendizado entre aluno e professor, e professor e aluno.

 De acordo com o projeto, 25% da carga horária do curso será ocupada com a criação de atividades que levem o aluno a se tornar também o educador, pondo suas próprias questões, argumentos e propondo soluções.

Esse projeto desenvolvido em apenas duas outras Etecs, a de Santa Isabel e a Etec de Paraisópolis. Como disse o Professor Menezes. - “São bem distintas, uma de cidade calma do interior, outra de classe media na capital e a outra cercada por uma comunidade, que se colocaram interessadas.”.

Como o projeto teve inicio nesse primeiro semestre de 2013, os alunos da Etec de Vila Formosa, que participarão do projeto, apresentaram para os visitantes as quatro dimensões: Cultura, Tecnologia, trabalho e Ciências, os temas que serão desenvolvidos nos projetos. 

“E se der certo, mais Etecs e outra escolas poderão participar. Os alunos que participarão do projeto podem integrar os outros alunos dos outros anos de um modo indireto, e continuara com o primeiro ano do, ano seguinte. Se nós tivermos sucesso nesse projeto, nós melhoraremos as escolas no Brasil”- Concluiu o Professor Menezes.

Essa interação de aluno, escola, família e comunidade é bem ambiciosa, faz os alunos “serem os atores”, como foi dito na apresentação. Esses projetos farão cada professor criar ainda mais atividades sociais, É muito importante para os alunos esse incentivo, para a pratica desses projetos, pois os fazem se interessarem ainda mais em ir à escola e estudar, para criar soluções que irão beneficiar não apenas eles, mas toda a comunidade.

   

Envie esta notícia para um amigo

 

 

 

 

 

 

 

CONFIRA
ENTREVISTA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2021 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.