Dezembro de 2006- Nº 04    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Especial Política
Artigos e links sugeridos
Convidado da Hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Poeta Homenageado
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 
Inclusão social - Escola da família


Aula de capoeira E.E. Rodrigues Alves- Foto: Ivone Fiusa Magnelli

 

O Programa Escola da Família é uma parceria feita pelo Governo do Estado de São Paulo, em 2003, com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o Instituto Ayrton Senna, tendo como objetivo a abertura de escolas públicas estaduais, aos finais de semana, para a comunidade.

Todas as atividades oferecidas pelo programa contam com a colaboração de uma equipe formada por educadores profissionais, universitários, voluntários, diretores, vice-diretores de escola e coordenadores da área de voluntários que desenvolvem projetos voltados às áreas esportiva, sócio-cultural, artística, de qualificação para o trabalho e preventivas de saúde, abrindo um espaço de convivência entre a escola, pais, filhos, professores e alunos, além de despertar potencialidades nos freqüentadores.

As escolas ficam abertas a quem tiver interesse em participar, independente da idade ou região onde mora, e são coordenadas por universitários que recebem bolsas de estudos para fazerem parte do programa, compartilhando em troca suas habilidades.

Para candidatar-se a Educador Universitário é necessário ter cursado o Ensino Médio em rede pública estadual, estar matriculado em alguma faculdade conveniada ao Programa, apresentar um projeto a ser desempenhado e ter disponibilidade e interesse em desenvolver atividades aos sábados e domingos, das 09h às 17h, de acordo com a grade de atividades.

A Secretaria de Educação responsabiliza-se por 50% da mensalidade, até o limite de R$ 267, 00, enquanto a instituição parceira cobre o restante.
A programação varia de escola para escola, mas obedece a grade oficial na qual deve enquadrar-se:

Esportes: jogos de todos os tipos, que incentivem e estimulem a interação entre jovens e a convivência em sociedade.
Cultura: aulas de música, artes plásticas, pintura, dança, poesia, redação, capoeira, interpretação de textos e filmes, etc.
Saúde: ações preventivas, palestras e encontros sobre temas variados como drogas, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, primeiros socorros, planejamento familiar, animais domésticos, etc.
Qualificação Profissional: noções básicas de Internet, Windows, curso pré-vestibular, manicure, confeitaria, produtos de limpeza, etc.

O Programa Escola da Família tem como intuito a difícil tarefa de fortalecer a educação e a cultura, promovendo a cidadania na comunidade.

Para maiores informações procure a escola pública estadual mais próxima de sua casa ou entre no site:

http: //www.escoladafamilia.sp.gov.br/index.html

Roberta Fiusa Magnelli
19 anos,1°ano Farmácia Bioquímica - UNIP

São Paulo - SP

RODA JOVEM
CONFIRA
ACONTECEU
LÍBANO
VISITE
 
Conheça o portfólio