Dezembro de 2006- Nº 04    ISSN 1982-7733
jovem40.php .
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Especial Política
Artigos e links sugeridos
Convidado da Hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Poeta Homenageado
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 
Exposição: Di Cavalcanti na Pinakotheke

Pinakotheke São Paulo homenageia Di Cavalcanti

Exposição inédita mostra outras facetas do artista

 

Clitemenestra. Foto: Divulgação

 

O mais brasileiro dos pintores modernistas do século XX, Di Cavalcanti (1897-1976) está sendo homenageado pela Pinakotheke Cultural de São Paulo com a exposição Emiliano Di Cavalcanti.

A mostra apresenta ao público as múltiplas facetas do artista que, além de pintor, foi designer de jóias, desenhista, ilustrador e poeta. Seus poemas podem ser ouvidos na voz de Salomão Schvartzman enquanto o público percorre a exposição, que é composta por pinturas, desenhos, gravuras e jóias das maiores coleções particulares brasileiras. Também é possível observar objetos pessoais, documentos, catálogos, fotos e livros raros ilustrados pelo artista. Nessa mesma ocasião, a Edições Pinakotheke lança um livro bilíngüe sobre a vida e a obra de Di Cavalcanti, com cronologia ilustrada, textos de Ferreira Gullar, José Mindlin e Max Perlingeiro, diretor da instituição, imagens do artista ao longo da vida artística e uma coletânea de fotografias, cartas, documentos, ilustrações e caricaturas pertencentes aos “Arquivos Implacáveis de João Conde” e da família do artista.

Amigo de políticos e operários, diplomatas e malandros, intelectuais e analfabetos, senhoras grã-finas e mulheres de gafieira, Di Cavalcanti refletiu toda essa diversidade nas suas obras.

“A obra de Di Cavalcanti é um mergulho na identidade e na realidade social brasileira. Reuni-la em uma exposição e em um livro é resgatar um dos momentos mais marcantes da nossa cultura e reviver a história de um Brasil de folclore, latinidade e miscigenação”, declara Max Perlingeiro.

Como forma de complementação didática, além de visitas guiadas para estudantes e um trabalho pedagógico direcionado a professores, está disponível para o público escolar um terminal de consulta multimídia e interativo, com animações, vídeos e uma vasta cronologia ilustrada. Além disso, acompanha o programa didático um caderno sobre arte-educação, criado pela pedagoga Nereide Schilaro Santa Rosa, com o intuito de orientar os professores para um melhor aproveitamento das visitas escolares.

 

Exposição Di Cavalcanti (1896-1976)

Pinakotheke São Paulo

Rua Ministro Nelson Hungria, 200 - Morumbi

Telefone: 11-3758-5202

De segunda-feira a sexta-feira das 10 às 20 horas, e aos sábados, das 10 às 16 horas. Até 16 de dezembro.

RODA JOVEM
CONFIRA
ACONTECEU
LÍBANO
VISITE
 
Conheça o portfólio