Dezembro de 2006- Nº 04    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Especial Política
Artigos e links sugeridos
Convidado da Hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Poeta Homenageado
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 
Exposição: Deuses Gregos na FAAP


Hermes, o mensageiro (com a bolsinha de moedas na mão), escultura de bronze © SPK-SMB - Foto: Johannes Laurentius

Coleção do Museu Pergamon de Berlim traz 200 peças da arte grego-romana para a FAAP em São Paulo

A Grécia sempre seduziu gerações, marcada por seus grandes pensadores, por arquitetos que criaram estilos copiados no mundo inteiro, pela criação da Democracia e do Teatro. Sua mitologia continua encantando crianças, jovens e adultos.

O público terá a chance de conferir de perto imagens de deuses, dádivas preciosas, santuários, além de aspectos do antigo ritual e da música oferecidos às divindades gregas. Esculturas dionisíacas são mostradas em um jardim de uma vila romana, onde podem ser apreciadas entre árvores reais e fontes de água.


Relógio de sol reconstruído com ponteiro (gnomon), calibrado para o tempo de Atenas, período imperial romano © SPK-SMB - Foto: Johannes Laurentius

Nunca uma exposição tão expressiva de arte greco-romana deixou o museu de Berlim. Nesta sua primeira trajetória, 15 pesquisadores trabalharam na descrição e na pesquisa das peças, orientadores por dois curadores: a arqueóloga alemã Dagmar Grassinger e o antropólogo brasileiro Tiago de Oliveira Pinto. Obras de arte como Aphrodite, Artemis, Apollo, Dionísio, Zeus, Poseidon e escultura em mármore de um Pan junto a um hermafrodita, entre outras representações de deuses, heróis e semi-deuses gregos.


Hércules enfrenta um leão . Detalhe de vaso de cerâmica. 530 a 520 a. C. © SPK-SMB - Foto: Johannes Laurentius

Muito mais do que demonstrar através das peças o esplendor do mundo da antiguidade greco-romana, a exposição pretende traduzir este universo ao visitante brasileiro. O curador Tiago de Oliveira Pinto lembra que o mergulho profundo na cultura da antiguidade greco-romana tem importância para a compreensão da civilização ocidental, da qual o Brasil também faz parte. “A familiaridade que temos com a cultura grega está, por exemplo, na ligação direta do transcendental com as coisas práticas da vida, a união de religião e ciência e a importância do corpo humano como parâmetro estético em nossas vidas”, comenta.

Tiago lembra ainda o aspecto da identificação que os brasileiros terão com as grandes famílias dos deuses gregos, que se assemelham aos mortais em seus anseios, suas relações de parentesco, amizades, brigas e ciúmes.

O Museu do Pergamon é um dos cinco grandes museus localizados sobre uma ilha do Rio Spree, é patrimônio histórico da humanidade da Unesco e faz parte da Fundação Cultural Prussiana.

Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Duração: até 26 de novembro
Horários: 3a a 6a feira, das 10h00 às 20h00. Sábados, Domingos e Feriados, das 10h00 às 17h00.
Entrada gratuita
Informações: (11) 3662-7198

RODA JOVEM
CONFIRA
ACONTECEU
LÍBANO
VISITE
 
Conheça o portfólio