Julho de 2007 - Nº 06    ISSN 1982-7733
exposicao27.php
exposicoes.col03.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Especial Internet
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Escritor Homenageado
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

Dois em Um – José do Patrocínio e Bordalo Pinheiro no Museu Afrobrasil/SP

 

 Dois em Um, exposição com curadoria de Emanoel Araujo, comemora o centenário da morte de dois importantes personagens da história do século XIX: o brasileiro José do Patrocínio, considerado o Tigre da Abolição, e o caricaturista português Bordalo Pinheiro. Até 22 de julho de 2007 no Museu Afrobrasil, dentro do Parque Ibirapuera.

 

Zé Povinho e sobre suas costas todos os reis e santos de Portugal. Bordalo.

Dois em Um, exposição com curadoria de Emanoel Araujo, comemora o centenário da morte de dois importantes personagens da história do século XIX: o brasileiro José do Patrocínio, considerado o Tigre da Abolição, e o caricaturista português Bordalo Pinheiro. Partindo deste encontro vivenciado na Revista O Besouro, (fundada em 1877 por Bordalo durante sua estada no Brasil), a exposição estabelece uma linha do tempo na qual deixa reverberar a relação de intensa produção e amizade destas figuras no exercício de delinear um panorama histórico do período, incluindo referências ao final do Império e à vida cultural do Rio de Janeiro do século XIX.

 

 “Dois em Um é uma metáfora para traçar a trajetória política e sócio-cultural desse Brasileiro e desse Português que se encontraram na capital do Império e morreram no mesmo ano (1905), um em Lisboa e o outro no Rio de Janeiro”, explica o curador. Patrocínio, aliás, morreu escrevendo sobre a morte de Bordalo, deixando o texto incompleto, como narra Patrocínio Junior no poema: Rafael Bordalo Pinheiro

 

Além de obras originais, tais como móveis, gravuras, pinturas, caricaturas e os textos dos dois personagens, a mostra vislumbra a vida cultural e política do Rio de Janeiro do século XIX, trazendo personalidades, eventos e trabalhos artísticos. Entre as personalidades estão figuras importantes da campanha abolicionista, como Antonio Bento, Luiz Gama, Joaquim Nabuco, André e Antonio Pinto Rebouças, Princesa Isabel e a Família Imperial Brasileira.

 

Das muitas facetas de Bordalo – desenhista, ceramista, pintor e jornalista –, enfatiza-se a atividade da caricatura que o tornou uma figura eminente não só em seu país de origem, mas também no cenário brasileiro, participando com sagacidade e humor da campanha abolicionista e da formação do partido republicano, em uma ampla crítica ao conservadorismo nas duas pátrias. Da longa trajetória de José do Patrocínio, desde sua infância em fazenda escravista na cidade de Campos, sua formação em enfermagem, casamento e atividade jornalística, percebe-se as influências sinuosas que o impulsionaram na luta contra a escravidão, formalmente iniciada 1879 e afirmada posteriormente ao fundar a Confederação Abolicionista.

 

Mas deste encontro, do sincero relato de José do Patrocínio sobre Bordalo, ou dos escritos deste outro acerca de parte da sua criação, atentou-se também à necessidade de não sufocar estas trajetórias, particularmente fundidas depois que os dois se conheceram, apenas na cristalização de seus trabalhos políticos. O próprio caricaturista, em suas múltiplas artes, ressaltava o papel da incerteza para ultrapassar alguns conhecimentos estabelecidos na criação artística: “a ignorância mascarou-me o arrojo da tentativa; assim ela se fez com êxito”; afirma, referindo-se à Jarra Beethoven, extraordinário vaso de cerâmica, criado por ele que, desafiando o estabelecido, renovou a produção da Fábrica de Faianças de Caldas da Rainha.

 

“Partilhando das inquietações e dos ideais dos compatriotas desta outra terra, Bordalo não tarda a entrar, usando a arma da sátira, nos combates do período”, afirma Emanoel Araujo. O caricaturista apressa-se, por exemplo, a vestir um jaquetão de trinta botões ao ler a crítica indireta aos estrangeiros que assim trajavam-se e vinham “fazer fortuna e, depois, não hesitavam em violar o respeito devido aos representantes da nação que os hospedava”, segundo acusação do Barão do Lavradio.

 

“Convertíamos as contrariedades em bom humor, ridicularizávamos as carrancas ameaçadoras do destino, pouco se nos dava que o mundo desabasse, contanto que não perdêssemos a pilhéria do dia...” escreve José do Patrocínio, em trecho em homenagem a Bordalo Pinheiro.

 

 

Exposição: Dois em Um – José do Patrocínio e Bordalo Pinheiro

Até 22 de julho de 2007, de terça a domingo, das 10h às 17h – entrada franca

Patrocínio: Petrobras 

Museu Afrobrasil

Pav. Pe. Manoel da Nóbrega, Portão 10 (em frente à Assembléia Legislativa) Parque Ibirapuera.

Fone:11.5579-0593

www.museuafrobrasil.com.br

EXPOSIÇÕES
Conheça o portfólio