Outubro de 2007 - Nº 07    ISSN 1982-7733
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Esporte e Cidadania
Convidados da Hora
Histórias do PAN
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 
O exercício do esporte em busca de um mundo mais civilizado - Introdução

Bruna Leite, Carolina Antoniazzi, Eloise Martins, Gabriel Rodrigues, Rafaella Kreimer e Vinícius Silva

2º ano EM Colégio Bandeirantes

São Paulo - capital

O esporte geralmente é visto superficialmente como um simples meio de entretenimento que traz satisfação aos que praticam ou somente apreciam. Porém, este vai além disso. Dessa maneira, o trabalho proposto pelo Programa Cidadania do Colégio Bandeirantes visa mostrar a ambigüidade do esporte, através de alguns aspectos escolhidos pelo grupo.

 

O esporte, como um todo, pode trazer uma série de benefícios além da satisfação pessoal. Através dele, existe um trabalho muito positivo a respeito da inclusão social. Mas, como o esporte traz consigo a questão da competição, ele pode gerar aspectos negativos quando isso perde seu limite, gerando problemas como o de doping entre os atletas e a violência dentro e fora dos jogos.

Tanto os pontos positivos quanto os negativos podem ter sua origem no período escolar. Em relação à inclusão social, os jogos propostos nas aulas de Educação Física podem causar intrigas entre os estudantes devido ao preconceito à falta de habilidade ou intimidade ente os alunos. Com isso, os colégios propõem atividades que visam a integração, misturando muitas vezes meninos e meninas, escolhendo times equilibrados, a fim de ensiná-los a trabalhar em equipe com a participação igual de todos os integrantes. Ao que diz respeito à saúde, o departamento de Educação Física de algumas escolas dispõe aulas de orientação alimentar com o intuito de prevenir possíveis casos de distúrbios, além de oferecerem uma análise biométrica (peso x altura).

Por outro lado, a competitividade nas escolas pode chegar a extremos, levando os jogadores a quererem se destacar a qualquer custo. Isso faz com que estes esportistas, ao chegarem a vida adulta sem aprender os limites da competição, usem métodos alternativos, como o doping, para atingirem seus objetivos de maneira rápida e com o menor esforço possível. Essa competitividade não se resume só entre os jogadores, mas também entre seus torcedores que se tornam rivais, gerando desde invasões em quadras até agressões físicas.

Assim, é importante que haja nos colégios aulas de Educação Física bem orientadas e estruturadas para assim originarem cidadãos mais civilizados, já que, quem sabe trabalhar em um time, sabe respeitar ao próximo.

veja também>>>

O exercício do esporte em busca de um mundo mais civilizado

 

Envie esta notícia para um amigo

 

   

ESPORTE e CIDADANIA

O exercício do esporte em busca de um mundo mais civilizado

Bruna Leite, Carolina Antoniazzi, Eloise Martins, Gabriel Rodrigues, Rafaella Kreimer e Vinícius Silva 2°ano EM Colégio Bandeirantes

Educação: meio eficaz de atingir a cidadania

Estela Suganuma

3°ano EM Colégio Bandeirantes

Ayrton Senna: Um ídolo para a eternidade

Rafaella Kreimer

2°ano EM Colégio Bandeirantes

Alunos criam blog para cobrir campeonato inter-escolar

Caio Dib

2°ano EM Colégio Bandeirantes

 
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.