Outubro de 2007 - Nº 07    ISSN 1982-7733
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Esporte e Cidadania
Convidados da Hora
Histórias do PAN
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

Alunos criam blog para cobrir campeonato inter-escolar

Caio Dib
2º ano EM Colégio Bandeirantes
São Paulo- capital

Alunos do Colégio Bandeirantes criaram um blog para cobrir o campeonato inter-escolar ali realizado, o Interband. A idéia foi do jornalista Alexandre Sayad e do departamento cultural e esportivo do colégio, que reuniu nove alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio para escreverem e administrarem o blog do campeonato.

Alexandre Sayad realiza há mais de dez anos projetos que unem educação e comunicação – “dois campos que costumam trabalhar bem separados “, diz ele. O curso Idade Mídia, que tem como objetivo apresentar os estudantes ao universo das grandes mídias e permitir que eles exerçam seu direito à comunicação, com a produção de uma revista é um desses projetos. Agora, uniu educação, comunicação e esporte criando o Blog do Interband (www.blogdointerband.blogspot.com), que pode ser considerado “fruto do Idade Mídia”, diz Sayad. Um projeto produzido por jovens para jovens, em que os “jornalistas” e “editores” têm maior liberdade para tomar decisões, como decidir o design do site e escolher os temas das matérias.

“É uma oportunidade de viver a carreira de jornalista”, comenta Estela Suganuma, uma das editoras do site, que pretende ser jornalista esportiva. Os “jornalistas” aprenderam a cumprir prazos de entrega e serem éticos em suas matérias. O projeto também deu oportunidade aos alunos de conhecerem várias pessoas – entre técnicos, professores, atletas e integrantes da torcida – melhorando o desempenho comunicacional.

O blog publica matérias sobre o antes, durante e depois dos jogos. Existem colunas, como o “Bolão do Interband”, que os técnicos palpitam os vencedores dos jogos que acontecerão no dia. Também são publicadas matérias que contam como foi o jogo. E existem reportagens que falam dos “bastidores” do campeonato – como daquele atleta que se machucou e não poderá jogar, ou como o time que se preparou para o jogo, como ele lidou com a vitória e até mesmo com a derrota, bate-papo com os técnicos e muito mais – que é o que o site mais publica.

Por Caio Dib

Agradecimentos: Maju Pinheiro

 

Envie esta notícia para um amigo

ESPORTE e CIDADANIA

O exercício do esporte em busca de um mundo mais civilizado

Bruna Leite, Carolina Antoniazzi, Eloise Martins, Gabriel Rodrigues, Rafaella Kreimer e Vinícius Silva 2°ano EM Colégio Bandeirantes

Educação: meio eficaz de atingir a cidadania

Estela Suganuma

3°ano EM Colégio Bandeirantes

Ayrton Senna: Um ídolo para a eternidade

Rafaella Kreimer

2°ano EM Colégio Bandeirantes

Alunos criam blog para cobrir campeonato inter-escolar

Caio Dib

2°ano EM Colégio Bandeirantes

 
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.