Outubro de 2007 - Nº 07    ISSN 1982-7733
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Educação: meio mais eficaz de atingir a cidadania

Estela Suganuma
3º ano E.M. Colégio Bandeirantes
São Paulo - capital

“A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”, artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

É inegável que o ensino é fundamental para que cada indivíduo ganhe consciência de que é preciso ter respeito ao próximo, responsabilidade, confiança, solidariedade, capacidade de comunicar, de fazer amigos para saber conviver em sociedade e ser um jovem cidadão. E é na escola e nas atividades educacionais que se tem oportunidade de desenvolver essas qualidades.

 “Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar, por meio da educação”, pensava Ayrton Senna. A família, sabendo do inconformismo do piloto de Fórmula 1 com a realidade do país, criou em 1994 o Instituto Ayrton Senna. A instituição não-governamental sem fins lucrativos visa estimular as crianças de todo o país a desenvolver potenciais por meio de projetos educacionais.

Entre os programas se destacam: Acelera Brasil, Se liga, Circuito Campeão, Gestão Nota 10, Sua escola a 2000 por hora, Comunidade conectada, SuperAção jovem, Educação pelo esporte, Educação pela arte, Brinquedoteca. Os projetos são baseados no princípio Quatro Pilares da Educação para o século XXI feito pela UNESCO: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer. Estima-se que 7.896.149 crianças tenham sido beneficiadas.

Os jovens ao descobrirem habilidades, tornam-se conscientes de que podem contribuir para a formação do mundo. Tornando-se o agente social, praticam automaticamente o exercício da cidadania. As crianças também, conseqüentemente, ganham experiências preparatórias para o mundo uma vez que adquirem autonomia, confiança, respeito ao próximo, senso crítico, vontade de resolver problemas de cunho social.

Os reflexos podem ser observados até no rendimento escolar. O INEP constatou em 2005 que a cada 100 pessoas que fizeram parte do projeto Educação pelo Esporte, 94 passaram de ano, sendo que a média nacional é 78 entre os alunos que estão cursando o ensino fundamental da rede estadual. Além disso, nenhum aluno do programa desistiu de estudar.

Os resultados positivos frutos dos projetos fez com que a UNESCO concedesse, pela primeira vez, a Cátedra em Educação e Desenvolvimento Humano a uma instituição sem ser uma universidade.

Iniciativas como a do Instituto Ayrton Senna merecem todo reconhecimento e repercussão internacional. É mais que plausível que o número de crianças que tenham sido beneficiadas pelos projetos é maior até que a população absoluta da Suíça. Que o instituto seja exemplo para outras organizações e que aqueles que têm a oportunidade de estudar, nunca desistam da instrução formal nem deixem de dar valor para a escola.

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