Outubro de 2007 - Nº 07    ISSN 1982-7733
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Esporte e Cidadania
Convidados da Hora
Histórias do PAN
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 
O exercício do esporte em busca de um mundo mais civilizado - Doping

Bruna Leite, Carolina Antoniazzi, Eloise Martins, Gabriel Rodrigues, Rafaella Kreimer e Vinícius Silva

2º ano EM Colégio Bandeirantes

São Paulo - capital

As célebres frases “o importante é competir” e “esporte é saúde” nunca estiveram tão fora de moda como hoje em dia. O doping no esporte vem se tornando cada vez mais freqüente e causando uma série de conseqüências drásticas. Os atletas fazem uso de certas substâncias ilícitas - estimulantes analgésicos e agentes anabólicos - para obterem benefícios no desempenho físico. A competitividade, como por exemplo, nos jogos olímpicos ou jogos de futebol, muitas vezes fazem com que os atletas se sacrifiquem e utilizem formas ilícitas para terem um desempenho melhor. E, mesmo havendo um Código Mundial antidoping, mesmo sendo feito exames para detectar o uso deste antes de competições, isso não tem sido suficiente, pois os fabricantes das substâncias usadas em doping (hoje em dia existem milhares) estão tecnologicamente passos à frente da tecnologia usada para detectá-las. Os atletas têm que se conscientizar que a utilização dessas substâncias pode gerar sérias conseqüências, como por exemplo, câncer hepático, esterilidade, alteração no colesterol, atrofiamento de músculos, hemorragia, AVC (Acidente Vascular Cerebral), lesões, cardiomegalia (aumento do coração), entre muitos outros.

http://www.educacional.com.br/noticiacomentada/030409_not01.asp

http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Doping

 

Estudos dizem que os esteróides anabolizantes produzem uma ação de rendimento no ganho de massa muscular, força e velocidade. Com isso atletas melhoram o desempenho na modalidade em busca de recordes e títulos, mas é bom lembrar que os esteróides anabolizantes são substâncias proibidas no conceito de jogar limpo no esporte de acordo com as normas do Comitê Olímpico Internacional e Agência Mundial de Antidoping. Caso o atleta seja pego no doping, ele é punido e até mesmo banido do esporte, pelo descumprimento das normas.

Exemplo: Se um atleta é pego usando doping em alguma competição, cabe o afastamento imediato do atleta e a perda da medalha até que seja julgado o processo. Se a competição está sendo regida pela federação internacional ou federação nacional “confederação”, cabe a federação aplicar a suspensão até que seja julgado pelo tribunal da modalidade. Em caso de jogos sul-americanos, pan-americanos e olimpíadas, o atleta além de perder a medalha será julgado pelo ato do doping, cabendo recursos em casos extremamente duvidosos sobre a ingestão da substância constatada no organismo do atleta, conforme normas do IOC, ocasionando assim sérias conseqüências à carreira do atleta.

veja também>>>

O exercício do esporte em busca de um mundo mais civilizado

 

Envie esta notícia para um amigo

 

ESPORTE e CIDADANIA

O exercício do esporte em busca de um mundo mais civilizado

Bruna Leite, Carolina Antoniazzi, Eloise Martins, Gabriel Rodrigues, Rafaella Kreimer e Vinícius Silva 2°ano EM Colégio Bandeirantes

Educação: meio eficaz de atingir a cidadania

Estela Suganuma

3°ano EM Colégio Bandeirantes

Ayrton Senna: Um ídolo para a eternidade

Rafaella Kreimer

2°ano EM Colégio Bandeirantes

Alunos criam blog para cobrir campeonato inter-escolar

Caio Dib

2°ano EM Colégio Bandeirantes

 
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.