Outubro de 2007 - Nº 07    ISSN 1982-7733
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Esporte e Cidadania
Convidados da Hora
Histórias do PAN
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

O exercício do esporte em busca de um mundo mais civilizado - Conclusão

Bruna Leite, Carolina Antoniazzi, Eloise Martins, Gabriel Rodrigues, Rafaella Kreimer e Vinícius Silva

2º ano EM Colégio Bandeirantes

São Paulo - capital

Muito do que somos hoje se deve aos professores que estiveram presentes em nossas vidas desde a infância. Os professores de Educação Física, apesar de muitas vezes serem menosprezados pelos alunos, têm importante papel na formação destes como cidadãos. Ao entrar na vida acadêmica, são pospostas aulas de Ed. Física com diversos jogos e brincadeiras, como pega-pega, esconde-esconde, estátua, dentre outros, além de uma leve noção de atividades com bola, sempre procurando desenvolver o respeito ao colega e ao professor e de começar, mesmo que de leve, a trabalhar o corpo.

Poucos anos depois, exercícios que utilizam a agilidade, desenvolvem a coordenação e apresentam um uso maior da bola, começam a ser aplicados aos alunos, porém, desta vez, já com times divididos, tendo assim um primeiro contato com a competitividade. Desta maneira, os professores de Ed. Física iniciam um importante trabalho que é mantido durante todo o período escolar que é o do trabalho em grupo. As famosas “panelinhas” são quebradas pela primeira vez neste período.

Já na adolescência, os jogos são mais complexos, como handebol, basquetebol, vôlei, dentre outros. Assim, o foco passou a ser o de treinar a competitividade para que os alunos saibam dosá-la desde cedo. As regras começaram a ter grande importância e o equilíbrio dos times foi sendo mais apreciado, para assim, dar chances aos que não tem habilidade, mas querem aprender.

Portanto, as aulas de Educação Física, desde a base do ensino, procuram desenvolver características que no futuro serão necessárias em qualquer área que a pessoa deseje seguir. Todo mundo, dentro do seu meio de trabalho, terá que saber como trabalhar em grupo, respeitar ao próximo e às regras estipuladas, assim como as dificuldades que cada um apresenta e não deixar que a competitividade entre membros de uma mesma equipe chegue a extremos, prejudicando o grupo e a qualidade do trabalho. Dessa maneira, o esporte é, sem dúvida, um instrumento fundamental para a formação de bons cidadãos.

veja também>>>

O exercício do esporte em busca de um mundo mais civilizado

 

Envie esta notícia para um amigo

 

ESPORTE e CIDADANIA

O exercício do esporte em busca de um mundo mais civilizado

Bruna Leite, Carolina Antoniazzi, Eloise Martins, Gabriel Rodrigues, Rafaella Kreimer e Vinícius Silva 2°ano EM Colégio Bandeirantes

Educação: meio eficaz de atingir a cidadania

Estela Suganuma

3°ano EM Colégio Bandeirantes

Ayrton Senna: Um ídolo para a eternidade

Rafaella Kreimer

2°ano EM Colégio Bandeirantes

Alunos criam blog para cobrir campeonato inter-escolar

Caio Dib

2°ano EM Colégio Bandeirantes

 
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.