Outubro de 2008 - Nº 12     ISSN 1982-7733
convidado16.php
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
Tema da Hora
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Som na caixa
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme: Politic
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
O que o município deve fazer?

Tema da Hora

Vote nessa idéia: Sua cidade e as eleições

Que pergunta quer fazer para nossos convidados?

Clique abaixo e envie sua questão.

Rosa Costa Cantal - advogada, 27 anos, formada em Direito pelo Mackenzie/2005, especialista em política.

Eleições 2008

A eleição do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Vereadores, ocorre de quatro em quatro anos, em todo país, no primeiro domingo de outubro do ano anterior ao término do mandato dos que devam suceder.

 

Se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta de votos para prefeito, ocorre uma segunda eleição no último domingo de outubro, 20 dias após o primeiro turno, sendo eleito o candidato que, obtiver a maioria dos votos, tomando posse no primeiro dia de janeiro do ano subseqüente ao da eleição.

Em São Paulo, o segundo turno ocorrerá dia 26 de outubro de 2008, concorrendo o candidato Gilberto Kassab, pela Coligação PR / PMDB / PRP / DEM / PV / PSC e Marta Suplicy, pela coligação PT / PC do B / PDT / PTN / PRB / PSB.

O que o município deve fazer?

 

A Constituição Federal ao consagrar o sistema federativo deu autonomia aos seus entes, União, Estados e Municípios. Nesse sistema, segue-se uma hierarquia de normas, pelo qual a Constituição Federal consagra as normas gerais para o país, mas cada Estado possui sua Constituição Estadual, bem como os Municípios tem suas próprias constituições locais, denominadas Leis Orgânicas do Município.

Importante ressaltar que a autonomia do município confere-lhe capacidade de auto-organizar-se, por meio de sua lei orgânica e leis municipais; capacidade para autogovernar-se, pela eleição do Prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores, e capacidade para auto-administrar-se.

Dessa forma, respeitando os princípios e diretrizes da Constituição Federal e da respectiva Constituição Estadual, é elaborada a Lei Orgânica para cada Município, votada em dois turnos, com intervalo mínimo de dez dias, mediante aprovação de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

A Lei Orgânica do Município de São Paulo foi elaborada em 1990 e trata da organização do poder legislativo, de suas comissões e sua função fiscalizadora de contas; trata ainda das atribuições do prefeito, da administração, da arrecadação tributária, da elaboração das peças de orçamento e da participação das entidades populares.

O Município deve apresentar um programa de desenvolvimento para a sua região, o que compreende a política urbana, o exercício da atividade econômica, a habitação, o transporte urbano, o meio ambiente, a cultura e a proteção ao patrimônio histórico.

O Município ainda é responsável pelo desenvolvimento de atividades sociais, como a educação, saúde, segurança do trabalho e saúde do trabalhador, promoção e assistência social, esporte, lazer, recreação, defesa dos direitos humanos, e de sua prioridade absoluta no que diz respeito a criança e adolescente.

 

Envie esta notícia para um amigo

CONVIDADOS

Prof. Dr. Luciano Santos

Trechos da cartilha elaborada pelo MCCE

Lei 9840

O que é?

Como funciona?

Corrupção Eleitoral: Como Denunciar

Passo 1

Passo 1 (cont.)

Passo 2

Passo 3

Prof. Dr. Marco Peixoto Mello Gonçalves

Sonia Barboza

Rosa Costa Cantal

Eleições 2008

 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.